Resumo (PT):
Na sociedade pós-industrial, mais precisamente na revolução 4.0, a informação
emerge como elemento imprescindível para o desenvolvimento econômico global, por meio da
informação torna-se viável a interação entre nações e organizações dinamizando a inclusão
social. A informação passou a ser considerada um insumo fundamental no sistema produtivo
equiparando-se aos fatores, capital e humano, tornou-se imperativo em qualquer setor de
atividade. Fato é que na contemporaneidade as organizações apresentam uma nova realidade a
qual a informação/conhecimento se mostra como elementos determinantes de sucesso, meio
pelo qual garante sua produtividade, capacidade de inovar e consequentemente a
competitividade. Objetivo: O trabalho propõe entender o valor da informação na sociedade do
conhecimento, na medida em que a relevância da informação é fator de precisão para tomada
de decisão corporativa. E os objetivos específicos: identificar as contribuições da teoria dos
jogos mediante a análise de informações perfeitas e imperfeitas na tomada de decisão; entender
como ocorre processos cognitivos na apropriação da informação e geração de conhecimento,
que contribuem para os resultados da organização.Metodologia: Uma pesquisa bibliográfica, a
partir de levantamento realizado no google acadêmico e na Base de Dados Referenciais de
Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Anais do ENANCIB com uma
abordagem qualitativa e quantitativa .Resultados: Infere-se que com a Teoria dos Jogos é
possível compreender as influencias cognitivas no contexto do processo decisório, visto que
focaliza o raciocínio dos sujeitos organizacionais e dos agentes que intervêm na organização,
ponderando as variáveis que influem nos resultados. Ao considerar as dimensões da informação
cria-se valor para o subsídio as decisões, sobretudo, a escolha das estratégias adotadas em
relação a informação. Conclusão: A partir da análise de conceitos e definições, entende-se que
os players devem ser capazes de identificar, analisar, interpretar e fazer a escolha das
informações necessárias, avaliando as incertezas e as oportunidades compreendidas ao tomar
decisões em um mercado dinâmico. A informação e o conhecimento apresentam uma função
essencial no âmbito de um jogo, uma vez que ,com esses insumos a organização procura
entender o contexto e construir um panorama favorável, projetando uma melhor performance
em um ambiente caracterizado por incertezas As informações e conhecimentos sustentam a
organização para garantir a sua sobrevivência, aumentando a produtividade e gerando
diferenciais inovadores e competitivos.
Abstract (EN):
In post-industrial society, more precisely in revolution 4.0, information emerges as an indispensable element for global economic development, through information becomes viable the interaction between nations and organizations boosting social inclusion. Information is now considered a fundamental input in the production system and, as capital and human factors, it has become imperative in any sector of activity. Fact is that in contemporary times organizations present a new reality which information / knowledge proves to be key determinants of success, a means by which ensures their productivity, ability to innovate and consequently competitiveness. Objective: The paper proposes to understand the value of information in the knowledge society, as the relevance of information is a precision factor for corporate decision making. And the specific objectives: to identify the contributions of game theory by analyzing perfect and imperfect information in decision making; Understand how cognitive processes occur in the appropriation of information and knowledge generation, which contribute to the results of the organization. Methodology: A bibliographical research, based on a survey conducted in google academic and in the Referential Database of Journals on Information Science (BRAPCI) and ENANCIB Annals with a qualitative and quantitative approach. Results: It is inferred that with the Game theory is possible to understand the cognitive influences in the context of the decision making process, as it focuses on the reasoning of the organizational subjects and the agents that intervene in the organization, weighing the variables that influence the results. When considering the dimensions of information, value is created for subsidy decisions, especially the choice of strategies adopted in relation to information. Conclusion: From the analysis of concepts and definitions, it is understood that players should be able to identify, analyze, interpret and make the choice
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica