Resumo (PT):
Esta comunicação pretende dar a conhecer os resultados da investigação desenvolvida no âmbito de uma tese de doutoramento sobre o espaço doméstico da habitação unifamiliar. A investigação teve por base o estudo do caso da CHE "O Lar do Trabalhador" em Matosinhos, projectada pelo arquitecto Rogério Cavaca em várias fases desde os anos 80 até aos nossos dias que combinam a habitação colectiva em edifícios de apartamentos duplex e triplex e a habitação unifamiliar em banda.
O questionamento de base prende-se com a capacidade do espaço doméstico integrar a diversidade dos modos de vida e dos usos ao longo do tempo. Procura-se compreender o modo como um mesmo espaço pode tornar-se um instrumento para a construção de diversos projectos familiares, considerando a inevitabilidade da estandardização dos espaços em contexto urbano, e a inevitabilidade da diversidade das práticas sociais no contexto de uma sociedade individualizada (Singly, 2005) e plural (Lahire, 1998).
Esta questão foi aprofundada simultaneamente do ponto de vista da forma arquitectónica e do ponto de vista da organização do espaço doméstico, procurando reconhecer na arquitectura da casa em estudo as qualidades espaciais que favorecem, por um lado, a permanência da família nas suas diferentes fases do ciclo de vida familiar, e por outro, a construção de uma relação identitária de diferentes tipos de família com um mesmo espaço de habitação.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Tipo de Licença: