Resumo (PT):
A unidade curricular Oficina de Gramática da Língua Portuguesa (OGLP) prepara futuros professores para o ensino da gramática nos níveis de escolaridade obrigatória. Rompendo com as limitações naturais de práticas pedagógicas cristalizadas, o trabalho pedagógico da OGLP tem procurado operacionalizar uma «conceção isomórfica de formação como projeto» (Formosinho & Niza, 2009: 123), tendo em vista a preparação de professores para um paradigma de ensino-aprendizagem baseado em competências, com autonomia para responder aos desafios pedagógico-didáticos atuais e futuros. A especificidade do seu objeto de trabalho e das suas finalidades legitimam a implementação de dinâmicas de trabalho associadas ao problem-based learning. Neste artigo, descreve-se o modelo pedagógico na base do funcionamento desta unidade curricular da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, focando os tópicos seguintes: a descrição, justificação e fases de operacionalização da estratégia pedagógica, a coordenação dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, o esforço requerido aos estudantes em relação ao número de ECT, as componentes de inovação pedagógica, os resultados obtidos e o desenvolvimento científico realizado até ao momento.
Abstract (EN):
The course unit Oficina de Gramática da Língua Portuguesa (OGLP) prepares future teachers for teaching grammar in the levels of compulsory schooling. Breaking with the natural limitations of crystallized pedagogical practices, OGLP’s pedagogical work has sought to operationalize an «isomorphic conception of training as a project» (Formosinho & Niza, 2009: 123), in order to train teachers for a teaching-learning paradigm based on competencies, with autonomy to respond to current and future pedagogical-didactic challenges. The specificity of its work object and its purposes legitimize the implementation of work dynamics associated with problem-based learning. This article describes the pedagogical model which is the basis for this course unit of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, focusing on the following topics: description, justification and phases of implementation of the pedagogical strategy, coordination of teaching, learning and evaluation processes, the effort required from students regarding the number of ECT, the components of pedagogical innovation, obtained results and the scientific development carried out up to now.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/08.So%CC%81niaRodrigues%26Purificac%CC%A7a%CC%83oSilvano.pdf