Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: uma experiênia de flexibilidade curricular no ensino superior

Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: uma experiênia de flexibilidade curricular no ensino superior

Título
Aprender a ensinar gramática com abordagens inovadoras: uma experiênia de flexibilidade curricular no ensino superior
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2020
Autores
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Silvano, Maria da Purificação
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
CAPES - Portal de Periódicos
ERIH Plus
AERES (Agence d'évaluation de la recherche et de l'enseignement supérieur)
Fonte académica
Latindex
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática
Outras Informações
Resumo (PT): A unidade curricular Oficina de Gramática da Língua Portuguesa (OGLP) prepara futuros professores para o ensino da gramática nos níveis de escolaridade obrigatória. Rompendo com as limitações naturais de práticas pedagógicas cristalizadas, o trabalho pedagógico da OGLP tem procurado operacionalizar uma «conceção isomórfica de formação como projeto» (Formosinho & Niza, 2009: 123), tendo em vista a preparação de professores para um paradigma de ensino-aprendizagem baseado em competências, com autonomia para responder aos desafios pedagógico-didáticos atuais e futuros. A especificidade do seu objeto de trabalho e das suas finalidades legitimam a implementação de dinâmicas de trabalho associadas ao problem-based learning. Neste artigo, descreve-se o modelo pedagógico na base do funcionamento desta unidade curricular da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, focando os tópicos seguintes: a descrição, justificação e fases de operacionalização da estratégia pedagógica, a coordenação dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, o esforço requerido aos estudantes em relação ao número de ECT, as componentes de inovação pedagógica, os resultados obtidos e o desenvolvimento científico realizado até ao momento.
Abstract (EN): The course unit Oficina de Gramática da Língua Portuguesa (OGLP) prepares future teachers for teaching grammar in the levels of compulsory schooling. Breaking with the natural limitations of crystallized pedagogical practices, OGLP’s pedagogical work has sought to operationalize an «isomorphic conception of training as a project» (Formosinho & Niza, 2009: 123), in order to train teachers for a teaching-learning paradigm based on competencies, with autonomy to respond to current and future pedagogical-didactic challenges. The specificity of its work object and its purposes legitimize the implementation of work dynamics associated with problem-based learning. This article describes the pedagogical model which is the basis for this course unit of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, focusing on the following topics: description, justification and phases of implementation of the pedagogical strategy, coordination of teaching, learning and evaluation processes, the effort required from students regarding the number of ECT, the components of pedagogical innovation, obtained results and the scientific development carried out up to now.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/08.So%CC%81niaRodrigues%26Purificac%CC%A7a%CC%83oSilvano.pdf
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
SoniaRodrigues&PurificacaoSilvano 2613.40 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Português + 12 - Livro Apontamentos gramaticais (2012)
Publicação Didática
Maria Silvano; Sónia Valente Rodrigues; Idalina Ferreira; Maria Fátima Oliveira
Português + 12 - Livro do Professor, Português, Ensino Secundário, 12.º ano (2012)
Publicação Didática
Maria Silvano; Sónia Valente Rodrigues; Idalina Ferreira; Maria Fátima Oliveira
A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (2019)
Livro
Leal, António; Oliveira, Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Duarte, Isabel Margarida ; Veloso, João ; Silvano, Maria da Purificação; Rodrigues, Sónia Valente
O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Silvano, Maria da Purificação
Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma de 9.º ano (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Maria da Purificação; Almeida, Sofia

Ver todas (10)

Das mesmas áreas científicas

Gramática Prática. Língua Portuguesa. 2º Ciclo do Ensino Básico (2011)
Publicação Didática
Helena Couto Lopes; António Moreno; João Veloso
Gramática da Língua Portuguesa (1983)
Livro
Mateus, Maria Helena Mira ; Brito, Ana Maria ; Duarte, Inês ; Faria, Isabel Hub
Gramática da Língua Portuguesa (1987)
Livro
Mateus, Maria Helena Mira ; Brito, Ana Maria; Duarte, Inês ; Faria, Isabel Hub; Villalva, Alina
Gramática comparativa Houaiss: quatro línguas românicas: do português ao espanhol, ao italiano e ao francês (2010)
Livro
Brito, Ana Maria; Lohse, Birger ; Neto, Godofredo de Oliveira ; Azeredo, José Carlos de

Ver todas (18)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-07 às 07:28:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias