Resumo (PT):
Neste texto, discute-se várias dimensões da refl exão
gramatical na aula de língua materna, procurando responder ao porquê,
ao quando e ao como ensinar gramática, perguntas que estão intimamente
relacionadas. Depois de se analisar a situação atual nos ensinos básico e
secundário em Portugal, propõe-se que uma prática pedagógica sistemática,
capaz de relacionar a gramática com o discurso, literário ou não, e dotada
de uma componente técnica, laboratorial, permitirá a consciência informada
da gramática e, tendencialmente, proporcionará uma mestria linguística
superior.
Abstract (EN):
This text discusses several dimensions of grammatical
refl ection in L1 learning, trying to answer why, when and how to teach
grammar, questions that are closely related. After analyzing the current
situation in Basic and Secondary Education in Portugal, it is proposed that
a systematic pedagogical practice, able to relate grammar to discourse,
literary or not, and endowed with a technical and a laboratory component,
will allow the awareness of grammar by students and will tend to increase
their linguistic competence.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica