Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Transa: Arquitectura brasileira entre o Modernismo e o Tropicalismo

Transa: Arquitectura brasileira entre o Modernismo e o Tropicalismo

Título
Transa: Arquitectura brasileira entre o Modernismo e o Tropicalismo
Tipo
Tese
Ano
2015-11-09
Autores
Maria João Trigo Moutinho Rito
(Autor)
FAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
Instituições Associadas
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): Brasil do “terceiro mundo”, déspota, paternalista mas tropical. Assim seria o Brasil, dos anos 60, percepcionado por aqueles que, conscientes da realidade politica e social do país, não aceitavam a sua desvalorização, condenando os estereótipos e criando uma posição anti-colonialista. Por entre as palavras imagéticas de Oswald de Andrade, fixavam-se registos referenciais geradores de um caminho ao encontro da felicidade do Brasil anterior à chegada dos portugueses. A necessidade de fugir ao provincialismo nordestino motivara um grupo baiano a deslocar-se para o Rio de Janeiro. Do choque cultural provocado por essa mudança, surge um universo criativo difundido pelas diversas componentes artísticas motivado por uma crescente necessidade de ruptura. O subdesenvolvimento, como ferramenta recursiva, surgia como forma de atingir progresso. O objectivo residiria na criação de uma identidade independente que projectasse o país nas rotas artísticas internacionais, fazendo frente ao regime militar imposto no país desde 1964. Entre os percursos domésticos da destrutiva obra Tropicália, a hipocrisia personificada na “transa” quotidiana da peça d’O Rei da Vela, a violência política do efusivo filme Terra em Transe e a sonoridade exótica das novas canções-manifesto - surge o Tropicalismo. Este momento, produto da intencional experimentação, deixa marcas incontestáveis nos percursos das artes brasileiras. Assim sendo, qual o papel da arquitectura neste contexto artístico? Estariam arte e arquitectura em confronto ou seriam aliadas? Na arquitectura era visível o entusiasmo motivado pelo apoteótico reconhecimento internacional a partir de Brazil Builds (1943), e com a posterior construção da expectante “cidade dos homens livres” - Brasília (inaugurada em 1960). No entanto, esta arquitectura não mostrava preocupação pelo persistente problema social que se verificava no país. Estando no auge da sua actividade, influenciada pelos ensinamentos corbusianos, atingia um patamar que, de certa forma, se distanciava das demais artes e seus propósitos. O Modernismo mostrava ser a presente alternativa ao passado colonial, que, no entanto, não parecia preocupado com os flagelos sociais. No entanto, por trás da cortina do palco planáltico de Niemeyer e Lucio Costa, brutalizado por músicos e cineastas, parece surgir um activismo arquitectónico menos divulgado mas não menos sereno, que, a par com as vanguardas artísticas, considerava o momento histórico como de ruptura. Neste sentido, revela-se um oculto objectivo de complementar o sucesso modernista, actividades experimentais que ideologicamente fariam parte de um dos mais ricos períodos da história da cultura brasileira até então. Curto mas marcante, o Tropicalismo dominou parcialmente a percepção do mundo sobre o Brasil. No entanto, estaria o Tropicalismo presente na prática arquitectónica?
Abstract (EN): Brazil from the “third world”, opressor, paternalista but tropical. That is how it would be, Brazil from the sixties, perceived by those who, aware of the political reality of the country, didn’t accepted it’s devaluation, condemning the stereotypes and creating an anti-colonialist position. In between the words of Oswald de Andrade, there were referred registrations which generated a path to the happiness of Brazil from before the Portuguese arrival. In the needing of getting away from the northeast provincialism, a group of people from Bahia was motivated to move to Rio de Janeiro. From the cultural impact caused by that change, a new creative universe arises, spread by several artistic fields and motivated by the crescent need of rupture. Underdevelopment emerges as a way to reach progress. The aim would be the creation of an independent identity which was able to launch the country in the international art scene, going against the military regime imposed in the country since 1964. Between the domestic routes from the destructive Tropicália, the hypocrisy personified in the play O Rei da Vela, the political violence from the effusive film Terra em Transe and the exotic sonority of the new manifesto songs arises Tropicalismo. This moment, outcome of the intentional experimentation, leaves incontestable marks in the Brazilian arts development. Therefore, which is the architecture role in this artistic context? Would art and architecture be in confrontation or would be allied? In architecture it was noticeable the enthusiasm motivated by the apotheotic international recognition after Brazil Builds (1943) and the subsequent construction of the expecting “cidade dos homens livres” – Brasília (inaugurated in 1960). However, this architecture didn’t show concern with the persisting social issues of the country. At the peak of its activity, influenced by Le Corbusier lessons, reached a condition which, in a certain way, was away from the other arts and their proposals. Modernism proved to be the present alternative to the colonial past, but, otherwise didn’t seem worried with the social situation. Nevertheless, behind the curtain of the Planalto stage of Niemeyer and Lucio Costa, brutalized by musicians and cinematographers, an architectonic activism, less spread but not less serene, emerges, considering, as the other arts, the moment as a rupture. In that way, an hidden goal to complement the modernism success is revealed, experimental activities which, ideologically, would be a part in one of the richest periods of the cultural history of Brazil, till the moment. Short but remarkable, Tropicalismo dominated in a certain way the world perception of Brazil. However, would Tropicalismo be a part in the architectonic practice?
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação Maria Joao Trigo Transa: Arquitectura brasileira entre o Modernismo e o Tropicalismo 90824.05 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-22 às 05:09:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias