Resumo (PT):
Introdução: A população prisional portuguesa é constituída por jovens e adultos com poucas habilitações literárias. Impõe-se criar condições que permitam dotar esta população de oportunidades educacionais apropriadas às suas necessidades, tais como, ler e escrever. Esta formação pode ditar a sua adaptação ao mundo exterior, mas também, fornecer elementos que possibilitem o pensamento crítico, a responsabilidade pelos seus atos, a construção de um projeto de vida e o reconhecimento e respeito pela diversidade humana. Objectivos: Perante esta realidade, estabelecemos como objetivo geral desenvolver a competência leitora a par do desenvolvimento da consciência em cidadania. Métodos: É um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido em 9 sessões, com 8 reclusos, do sexo masculino, a frequentarem o curso de língua e cultura portuguesas num estabelecimento prisional no Porto, no ano de 2017. Foram abordadas temáticas transversais aos direitos humanos e planeadas diferentes atividades linguísticas de modo a desenvolver a competência leitora. Resultados: O estudo revelou que existiu uma evolução, na maioria dos casos, na forma como pensam e interpretam o mundo.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Vol. 1 Nº 1 Supplement. Book of Proceedings .
4º congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses: Psicologia na Prevenção e Promoção do Desenvolvimento das Pessoas, Coesão Social e Crescimento Económico. "Muitos dos trabalhos apresentados no congresso são, também, reveladores da inovação e da modernização das respostas aos desafios que os profissionais de psicologia atualmente confrontam. A publicação de alguns desses trabalhos, sob a forma de um artigo científico na Revista Psychologist: Practice & Research, é uma importante forma de divulgação e partilha do conhecimento desenvolvido."