Resumo (PT):
A prática quotidiana na aula mostra ser preciso refletir sobre abordagens didáticas
que articulem variáveis cognitivas e emocionais, “para além da tarefa”. Urge conhecer
interesses e necessidades dos aprendentes, envolvê-los nas suas aprendizagens,
enquadradas em propostas amplas, tornando-as significativas. Estas propostas devem
fomentar o saber trabalhar com o Outro, em dinâmicas equilibradas e motivadoras,
interpeladoras das identidades culturais e afetivas dos estudantes, a partir das suas
representações sobre a(s) língua(s)/cultura(s)-alvo e a comunidade onde estão a
aprendê-la. Relataremos uma experiência efetuada no seio de uma turma de nível A2
de Português Língua Estrangeira, em que partimos da reflexão dos aprendentes sobre
as suas necessidades comunicativas, para propostas de atividades em grupo que
visavam o contacto com falantes nativos em diferentes serviços, a construção de
material didático pelos estudantes, decorrente da atividade anterior, assim como a
simulação de situações nos cenários em foco.
Abstract (EN):
Our daily practice in the classroom shows that it is necessary to reflect on didactic
approaches that articulate cognitive and emotional variables, "beyond the task". We
urgently need to know the interests and needs of the learners, to involve them in their
learning, framed in broad proposals, making them meaningful to them. These proposals
should foster the ability to work with the Other in balanced and motivating dynamics that
challenge students' cultural and affective identities, based on their representations about
the target language (s) / culture (s) and community where they are learning it. We will
report on an experiment carried out in a group of A2 level of Portuguese as a Foreign
Language, in which we start from the reflection of the learners about their communicative
needs, for proposals of group activities that aimed at contact with native speakers in
different services, the construction of educational material by the students, resulting from
the previous activity, as well as the simulation of situations in the scenarios in focus.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica