Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Interação oral em Português Língua Estrangeira: preparação significativa a partir de necessidades comunicativas

Interação oral em Português Língua Estrangeira: preparação significativa a partir de necessidades comunicativas

Título
Interação oral em Português Língua Estrangeira: preparação significativa a partir de necessidades comunicativas
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2019
Autores
Carvalho, Ângela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
Crossref
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas
Outras Informações
Resumo (PT): A prática quotidiana na aula mostra ser preciso refletir sobre abordagens didáticas que articulem variáveis cognitivas e emocionais, “para além da tarefa”. Urge conhecer interesses e necessidades dos aprendentes, envolvê-los nas suas aprendizagens, enquadradas em propostas amplas, tornando-as significativas. Estas propostas devem fomentar o saber trabalhar com o Outro, em dinâmicas equilibradas e motivadoras, interpeladoras das identidades culturais e afetivas dos estudantes, a partir das suas representações sobre a(s) língua(s)/cultura(s)-alvo e a comunidade onde estão a aprendê-la. Relataremos uma experiência efetuada no seio de uma turma de nível A2 de Português Língua Estrangeira, em que partimos da reflexão dos aprendentes sobre as suas necessidades comunicativas, para propostas de atividades em grupo que visavam o contacto com falantes nativos em diferentes serviços, a construção de material didático pelos estudantes, decorrente da atividade anterior, assim como a simulação de situações nos cenários em foco.
Abstract (EN): Our daily practice in the classroom shows that it is necessary to reflect on didactic approaches that articulate cognitive and emotional variables, "beyond the task". We urgently need to know the interests and needs of the learners, to involve them in their learning, framed in broad proposals, making them meaningful to them. These proposals should foster the ability to work with the Other in balanced and motivating dynamics that challenge students' cultural and affective identities, based on their representations about the target language (s) / culture (s) and community where they are learning it. We will report on an experiment carried out in a group of A2 level of Portuguese as a Foreign Language, in which we start from the reflection of the learners about their communicative needs, for proposals of group activities that aimed at contact with native speakers in different services, the construction of educational material by the students, resulting from the previous activity, as well as the simulation of situations in the scenarios in focus.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
06Ângela Carvalho 1061.35 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Developing pragmatic skills in Portuguese as Foreign Language A level groups: A case study in Porto (Portugal) (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Girard, Salomé
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira (2017)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Santos, Paulo; Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Tomé, Simone
Ensino de PLE, conversa oral informal e vagueza: algumas sugestões (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela

Ver todas (14)

Das mesmas áreas científicas

Feliz Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2020! (2020)
Outras Publicações
Veloso, João
Timão de Atenas (2016)
Livro
Shakespeare, William ; Ribeiro, Nuno Pinto
Sister, can you hear the deep blue of the sea? (2018)
Livro
Barata, Gilda Nunes ; Vasconcelos, Filomena
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente

Ver todas (87)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-05 às 16:44:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias