Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores

Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores

Título
Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2019
Autores
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Silvano, Maria da Purificação
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 149-154
CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Braga, 12 e 13 de julho de 2018
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): A preparação para o exercício da atividade docente nos cursos de mestrado em ensino implica uma formação pedagógico-didática articulada com conhecimento científico da matéria a ensinar. A unidade curricular Oficina de Gramática de Língua Portuguesa (OGLP), integrada nos cursos de Mestrados em Ensino do Português da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem por finalidade levar os estudantes a aprender a ensinar gramática, esperando-se que venham a ser capazes de: (i) explicar o âmbito da Gramática; (ii) explicitar com rigor conteúdos gramaticais; (iii) avaliar a eficácia da oficina de gramática como método de ensino-aprendizagem da gramática. A estratégia baseia-se em princípios de abordagens pedagógicas como colaboração, cooperação e problem-based learning, num percurso com cinco passos: aprofundamento de saberes; planificação de aulas; realização das aulas; análise de dados recolhidos e reformulação; comunicação científica dos resultados. Como resultados, verifica-se um aumento consistente das classificações de níveis mais elevados e a iniciação destes estudantes na produção e comunicação científica em congressos de formação de professores. Esta prática pedagógica possibilita estreitar a relação entre a formação e o contexto profissional em que os estudantes vão aplicar as competências desenvolvidas e explorar em contexto real a robustez dos saberes aprendidos no mestrado.
Abstract (EN):
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Português + 12 - Livro Apontamentos gramaticais (2012)
Publicação Didática
Maria Silvano; Sónia Valente Rodrigues; Idalina Ferreira; Maria Fátima Oliveira
Português + 12 - Livro do Professor, Português, Ensino Secundário, 12.º ano (2012)
Publicação Didática
Maria Silvano; Sónia Valente Rodrigues; Idalina Ferreira; Maria Fátima Oliveira
A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (2019)
Livro
Leal, António; Oliveira, Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Duarte, Isabel Margarida ; Veloso, João ; Silvano, Maria da Purificação; Rodrigues, Sónia Valente
O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Silvano, Maria da Purificação
Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma de 9.º ano (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Maria da Purificação; Almeida, Sofia

Ver todas (10)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-29 às 13:15:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias