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“Ele tomou a pastilha?”: considerações àcerca da medicalização da educação

Título
“Ele tomou a pastilha?”: considerações àcerca da medicalização da educação
Tipo
Tese
Ano
2019-11-15
Autores
Anna Maria Dalmonico Moser
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): A medicalização da educação da educação é uma realidade no dia de hoje. Mais do que isso, é uma realidade que se estende a outros setores da vida humana, elementos e manifestações antes tomados como algo natural e, até, esperados, hoje são encarados como patologias e medicados. Desta forma, este trabalho apresenta-se com os objetivos de compreender historicamente a problemática envolvida na medicalização da educação: procurar esclarecer os efeitos da lógica medicalizante nos dias de hoje; identificar como se vem lidando com essa questão e de que forma ela vem afetando as crianças em processo de escolarização. Para tanto, buscamos fazer uma retrospectiva do lugar social do corpo e da emergência do saber médico na educação, elevado ao status que tem hoje, além de identificar e compreender os critérios e intencionalidades dos encaminhamentos, no sentido de contribuir para a desocultação do fenômeno da medicalização da educação, e aproveitar o contacto direto com os professores para os envolver na discussão quanto a alternativas ao modelo indutor de práticas medicalizantes. Enquanto escolha epistemológica, tentamos uma constelação paradigmática, uma vez que apenas um paradigma, pela sua incompletude, compromete o abarcar a complexidade desta temática, dessa forma aproveitando-se os contributos do paradigma fenomenológico-interpretativo e também do sócio crítico. Enquanto instrumentos de coleta de dados, utilizou-se as entrevistas semi estruturadas, a observação participante e o registo de conversas em pequeno grupo mais informais. Deste processo sublinha-se uma lógica biomédica bastante presente nos manejos referente às demandas da infância, com uma influência significativa da escola no processo de tomada de decisão dos encarregados em buscar soluções médicas, mesmo que alguns elementos da comunidade escolar demonstre uma postura mais crítica. Os responsáveis pela educação das crianças trazem a questão do estigma à discussão, enquanto professores apontam as dificuldades em manter padrões educativos bem consolidados como uma possível origem dos comportamentos que desencadeiam essa busca pela solução medicamentosa
Idioma: Português
Nº de páginas: 107
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Anna Maria Moser Dissertação “Ele tomou a pastilha?”: considerações àcerca da medicalização da educação 789.02 KB
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