Resumo (PT):
É hoje relativamente consensual considerar que os cursos de formação inicial de
professores devem ambicionar a criação de um novo perfil de profissionalidade docente que
acentue as dimensões de trabalho colaborativo entre docentes e de investigação sobre o
ensino. Foi com base neste ponto de partida que estruturámos a unidade curricular (UC)
de Investigação Educacional, disciplina da componente de formação geral dos Mestrados
em Ensino da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em funcionamento desde o
ano letivo 2008-2009. No âmbito desta UC os alunos, organizados em grupos de trabalho,
desenvolvem um projeto de investigação sobre um tema relacionado com a educação e o
ensino que é realizado ao longo do semestre. O trabalho de grupo é organizado de acordo
com a aprendizagem baseada na investigação e com os princípios do Learning Together, um
modelo específico de aprendizagem cooperativa. Os resultados obtidos até à data permitem
concluir que, de uma forma geral, os estudantes avaliam positivamente o funcionamento
da UC. A taxa de aprovação aproxima-se dos 100% e as classificações médias finais atingem
valores expressivos.
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica