Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Análise da Exploração de Redes Urbanas de Transporte Ferroviário: O Caso do Metro do Porto

Análise da Exploração de Redes Urbanas de Transporte Ferroviário: O Caso do Metro do Porto

Título
Análise da Exploração de Redes Urbanas de Transporte Ferroviário: O Caso do Metro do Porto
Tipo
Tese
Ano
2008
Autores
António Manuel Cabral Vieira Lobo
(Autor)
FEUP
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil ; Ciências Sociais > Economia > Economia dos transportes
Outras Informações
Resumo (PT): O objectivo primordial deste trabalho consiste na análise da exploração de redes de transporte ferroviário urbano do tipo metropolitano, a nível da União Europeia. Esta análise é efectuada do ponto de vista da produção, não estando incluída neste estudo uma análise de custos. A metodologia desenvolvida consiste, em primeiro lugar, na recolha de dados que caracterizem o capital, a mão-de-obra e a produção das empresas de metro, bem como dados sobre o contexto sócio-económico das áreas urbanas onde as redes estão inseridas. Em seguida, relacionam-se os dados recolhidos, de modo a obter indicadores que traduzam o panorama geral dos diferentes sistemas. Estes indicadores servem, simultaneamente, para permitir comparações directas entre empresas e para estabelecer tendências entre diferentes tipos (metropolitanos pesados ou ligeiros) e formas (redes radiais, intermédias ou alongadas) de sistemas. A análise da produção incide sobre a determinação das elasticidades dos inputs, assim como da eficiência ou eficácia alcançadas no processo produtivo dos diversos outputs. Para tal, recorre-se a um modelo de determinação da fronteira estocástica de produção, com a ajuda do programa informático Limdep. Sendo a eficácia de produção muito condicionada pelo contexto sócio-económico das áreas urbanas, avalia-se ainda a influência na eficácia da oscilação de variáveis externas ao sistema, com recurso a uma regressão linear, também efectuada no Limdep. Por fim, dedica-se um capítulo ao Metro do Porto, no qual se relaciona a evolução da produção, eficiência e eficácia com o desenvolvimento infra-estrutural da rede e se compara esses resultados com outras redes de metropolitano ligeiro na Europa.
Abstract (EN): The major objective of this work consists on the analysis of the operational performance of european urban rail transport networks, mainly those known as metro system. This analysis was performed using a production function, not being enclosed in this study a costs analysis. Firstly, to establish this metro production function, data on diverse capital and labour variables was collected, as well as variables characterising the social-economic context of the urban areas where these metro systems operate. After that, in order to get indicators which accurately describe the general environment of the different systems, relationship among cross-section data observations was made. These parameters serve, simultaneously, to allow to direct comparisons among companies and to establish trends among different rail urban transport types (heavy vs. light metros) and systems forms (radial, mixed or extended networks). The analysis of the production was focused on the estimate of the inputs elasticities of the optimal production function, as well as on the efficiency and effectiveness levels of each company used in the analysis. For such, the stochastic production frontier model was carried out through the use of Limdep software. Being the production effectiveness very influenced by the urban areas social-economic environment on which metro operates, regressing the effectiveness results on external and internal company variables, the influence of these external effects on effectiveness was evaluated. Finally, a chapter is dedicated to the Porto metro system. In this chapter, using previous Porto metro efficiency and effectiveness results, two analyses were made, the first establishing the relationship between these perform results and the network infrastructure time development and a second one comparison of Porto metro results and those of some european metro light systems.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 143
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Operating Speed Modeling in Two-Lane Highways (2017)
Trabalho Académico
António Lobo
Proposta de expansão da rede de cinemómetros da rede Ascendi (2022)
Relatório Técnico
Sara Ferreira; António Lobo; António Couto; Sérgio Duarte; Joana Cabral
Douro's Inland Waterway 2020 - New Markets and Services in Douro's Inland Waterway - Relatório Final (2016)
Relatório Técnico
Carlos Rodrigues; António Couto; António Lobo; Marco Amorim; Eduarda Mano

Ver todas (148)

Das mesmas áreas científicas

Benchmarking European metro systems: a production function approach (2022)
Poster em Conferência Internacional
Luigi Castagna; António Lobo; Pierluigi Coppola; António Couto
Tolling motorways in the time of economic downturn: The case of Portugal (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Marco Amorim; António Lobo; António Couto
Rail freight production in Brazil: Projecting scenarios in times of global uncertainty (2023)
Artigo em Revista Científica Internacional
Alam Gonçalves Guimarães; António Couto; António Lobo

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 07:03:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias