Resumo (PT):
O processo de especialização – que caracteriza a sociedade ocidental desde a revolução industrial e que se acentuou nas últimas décadas ao ritmo da democratização do ensino superior – gerou, salvo raras exceções, um desfasamento crescente entre a Ciência e outras atividades culturais. A iniciativa “Músico-Química”, inserida no Projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação (Câmara Municipal do Porto), tem como objetivo geral promover a imagem da Química entre os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do Conservatório de Música do Porto, envolvendo-os na construção e avaliação de recursos de divulgação de Química através do estabelecimento de analogias entre a Química e a Música. O projeto pressupõe a realização de várias atividades de complexidade e envolvimento crescentes. Até ao momento, as atividades desenvolvidas foram: i) “Química musicada”, musicar poemas com ressonâncias ou de inspiração Química, com apresentação em eventos abertos à comunidade; ii) “Histórias de Química e Música”, investigação histórica de
personalidades que desenvolveram atividade nos dois domínios, a Química e a Música, suportada por uma webquest (enquanto atividade de pesquisa orientada na web). As atividades que estão em curso são: iii) “Homenagem aos Músico-Químicos”, execução pelos alunos de obras musicais compostas por personalidades com trabalho realizado nos domínios da Química e da Música, complementado pela apresentação dos seus feitos importantes nas duas áreas do conhecimento; iv) “O som da Química”, gravação de sons associados a reações químicas quotidianas, e.g., reação entre o ácido cítrico, presente no limão e o bicarbonato de sódio, presente no fermento para bolos; bem como o estudo de reações químicas sonoras, tais como a reação “barking dog”. A atividade é apoiada por uma página web, agregadora dos desafios apresentados aos alunos e receptáculo dos trabalhos por eles realizados. Para além dos recursos mencionados
estão a ser desenvolvidos vídeos, posters e outros recursos de divulgação. O conjunto de atividades até ao momento realizadas permitiu, com efeito, envolver e promover eficazmente a participação alargada da comunidade educativa, com especial protagonismo dos alunos. A Música, enquanto contexto familiar e afetivo, possibilitou a ativação de processos motivacionais intrínsecos, sustentando a identificação e construção de estratégias eficientes de aproximação à Química, enriquecendo-se por seu intermédio a cultura científica de toda uma comunidade.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica