Resumo: |
Objetivos/Atividades: O sistema de transporte viário é bastante dinâmico e complexo, destacando-se a crescente integração da interação humano-tecnologia. Ao contrário dos outros meios de transportes tais como marítimo, aviação e ferroviário em que o nível de formação e treino dos condutores/pilotos é altamente exigente, o sistema viário é completamente aberto acomodando diferentes tipos de utilizadores e em diferentes ambientes viários. A introdução das tecnologias no veículo tem potencial para aumentar a segurança. Contudo, até à completa introdução no sistema viário do veículo autónomo e com total autonomia, muito há ainda para investigar nomeadamente no que à interação humano-veículo diz respeito.
O projeto AUTODRIVING tem como objetivos (1) estudar o comportamento e atividade do condutor durante a condução autónoma, incluindo (2) o estudo da tarefa de controlo da condução em determinadas situações de risco, (3) e a análise da perceção do condutor sobre o funcionamento do sistema. Para tal, será desenvolvido e implementado um questionário a nível nacional, precedido da realização de grupos focais. Será ainda implementado um conjunto de testes experimentais com base no simulador de condução para estudar o comportamento do condutor em cenários específicos e em condução autónoma.
Resultados/Impacto: O projeto AUTODRIVING propõe-se a: (i) analisar a representatividade existente (nível de conhecimento) sobre o veículo autónomo, as expectativas e preocupações de diferentes grupos populacionais; e (ii) descrever o comportamento do condutor perante eventos críticos através da modelação comportamental. Como tal, o projeto irá contribuir fortemente para a identificação de recomendações que irão orientar ações políticas a diversos níveis societais, bem como permitirá suportar o desenvolvimento de tecnologia ADAS ajustada às características do condutor para assistir o condutor, pela indústria de software e automóvel bem como qualquer agente I&D. A estrutura organiza |
Resumo Objetivos/Atividades: O sistema de transporte viário é bastante dinâmico e complexo, destacando-se a crescente integração da interação humano-tecnologia. Ao contrário dos outros meios de transportes tais como marítimo, aviação e ferroviário em que o nível de formação e treino dos condutores/pilotos é altamente exigente, o sistema viário é completamente aberto acomodando diferentes tipos de utilizadores e em diferentes ambientes viários. A introdução das tecnologias no veículo tem potencial para aumentar a segurança. Contudo, até à completa introdução no sistema viário do veículo autónomo e com total autonomia, muito há ainda para investigar nomeadamente no que à interação humano-veículo diz respeito.
O projeto AUTODRIVING tem como objetivos (1) estudar o comportamento e atividade do condutor durante a condução autónoma, incluindo (2) o estudo da tarefa de controlo da condução em determinadas situações de risco, (3) e a análise da perceção do condutor sobre o funcionamento do sistema. Para tal, será desenvolvido e implementado um questionário a nível nacional, precedido da realização de grupos focais. Será ainda implementado um conjunto de testes experimentais com base no simulador de condução para estudar o comportamento do condutor em cenários específicos e em condução autónoma.
Resultados/Impacto: O projeto AUTODRIVING propõe-se a: (i) analisar a representatividade existente (nível de conhecimento) sobre o veículo autónomo, as expectativas e preocupações de diferentes grupos populacionais; e (ii) descrever o comportamento do condutor perante eventos críticos através da modelação comportamental. Como tal, o projeto irá contribuir fortemente para a identificação de recomendações que irão orientar ações políticas a diversos níveis societais, bem como permitirá suportar o desenvolvimento de tecnologia ADAS ajustada às características do condutor para assistir o condutor, pela indústria de software e automóvel bem como qualquer agente I&D. A estrutura organizacional da equipa do projeto AUTODRIVING assenta numa estratégia multidisciplinar, cobrindo diversas áreas científicas tais como engenharia de transportes e segurança, engenharia de TICs, psicologia e ergonomia. |