Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Notícias > Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

Notícias

Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes

Fevereiro a Abril de 2018, Auditório Fernando Távora - FAUP

A forte atenção ao contexto físico e cultural, a relação próxima à vida e às pessoas, e a simultânea vocação universalista na referência aos temas centrais da própria disciplina da Arquitectura definem algumas das mais relevantes características da Arquitectura Portuguesa.

Esse traço identitário serve de ponto de partida para a organização de um ciclo internacional de conferências, intitulado Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes. O objectivo deste ciclo de conferências é o de aprofundar o conhecimento em torno de temas com pertinência contemporânea e internacional. Com o propósito de confrontar o pensamento contemporâneo nacional com a actualidade internacional, pretende-se debater a produção e ideias arquitectónicas segundo uma perspectiva alargada aos 5 continentes, como o próprio título sugere.

Considerando um debate cultural que se funde entre o local e o universal, a reflexão a realizar tem por base uma ideia de Arquitetura que mantém a ambição de ser universalista no que respeita aos temas-chave disciplinares, sem que deixe de vincular-se ao contexto que lhe dá origem, expressando-o direta ou subtilmente. Ou seja, a ideia de Arquitetura que se deseja debater atribui um papel central à dimensão sensorial e fenomenológica como um dos seus "materiais" centrais, dimensão essa fundada num local e cultura concretos, e sempre centrada tanto no Homem, como na vida.

A reflexão a que se dará voz tem relevância para lá da Arquitectura e alarga-se à cultura portuguesa latu senso, tendo em consideração o modo como esta se posiciona e confronta internacionalmente. Considerando essas premissas, trata-se de um debate cuja pertinência transcende as fronteiras nacionais e se alarga a todas as geografias que partilham o mesmo tipo de interesses. Uma reflexão comum em torno de um leque de preocupações convergentes é, em suma, o propósito desta iniciativa da FAUP.

Com o objectivo de reunir diversas abordagens aos mesmos assuntos em diferentes culturas e geografias, territorialmente dispersas, este ciclo contará com a participação de um arquitecto/conferencista de cada um dos cinco continentes. Através dos seus testemunhos, baseados na prática projectual e na exploração de ideias teóricas, espera-se que cada um dos oradores contribua para debater e aprofundar o pensamento sobre uma ideia de Arquitectura culturalmente contextualizada e produzida no quadro de um mundo cada vez mais globalizado e dominado pela tecnologia.    

Ao expressar uma pertinência atual e internacional, este ciclo permitirá também promover o estreitamento de relações entre países, povos e culturas diversos.

Serão oradores os arquitectos Issa Diabaté, de África (28 de Fevereiro); Paul Owen, da Oceânia (22 de Março); Rick Joy, da América (11 de Abril); Li Xiaodong, da Ásia (18 de Abril); e David Chipperfield, da Europa, em data a anunciar. Procurando um maior entendimento dos temas de trabalho e ideias do conferencista.

Prevê-se a edição de um livro com o propósito de possibilitar o registo e uma divulgação mais alargada deste ciclo.

Esta iniciativa é uma organização da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), através do seu centro de investigação, CEAU, e é uma acção conjunta dos grupos de investigação Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Atlas da Casa. São coordenadores os docentes Ana Neiva e José Cabral Dias

As cinco sessões terão lugar na FAUP, entre Fevereiro e Abril de 2018.

Programa:

Issa Diabaté (África)
28 de Fevereiro (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

Paul Owen (Oceânia)
22 de Março (Quinta-feira), 18h30, Auditório Fernando Távora - FAUP

Rick Joy (América)
11 de Abril (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

Li Xiaodong (Ásia)
18 de Abril (Quarta-feira), 17h00, Auditório Fernando Távora - FAUP

David Chipperfield (Europa)
Data a anunciar

As conferências serão proferidas em inglês, sem tradução.

Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Ciclo Internacional de Conferências Contexto(s) na Arquitectura Contemporânea: 5 Continentes
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-02-22 às 09:02:18