Objetivos
A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) vai realizar a 7.ª edição do Curso de Formação Contínua ‘Formação em ArchiCAD’ (2 créditos ECTS), entre 5 e 9 de maio de 2025. As 5 aulas terão lugar na FAUP, de segunda a sexta-feira, com duração total de 18.5 horas de contacto. O período de candidaturas decorrerá entre 17 de março a 3 de abril de 2025.
Os suportes e ferramentas de desenho são fatores decisivos para a conceção, desenvolvimento e comunicação do projeto de arquitetura. Com a introdução do computador no processo de projeto, surgem novos desafios e oportunidades relacionados não só com as suas potencialidades específicas, mas também com a sua relação e distinção face aos processos analógicos tradicionais, como o desenho manual.
Sendo uma introdução à condição digital para o desenvolvimento do processo de projeto em arquitetura, este curso tem como objetivos gerais:
- Estudar os fundamentos do desenho e da modelação digital 2D e 3D utilizando uma aplicação informática BIM;
- Adquirir técnicas introdutórias para um desenvolvimento integral do projeto de arquitetura em ArchiCAD;
- Explorar processos de comunicação associados, através da produção de imagens de síntese e da preparação e impressão de folhas/painéis;
- Potenciar a relação complementar entre os processos de desenho digital e manual.
Com coordenação dos arquitetos e docentes João Pedro Xavier e José Pedro Sousa, o Curso de Formação Contínua “Formação em ArchiCAD” decorre do interesse da relação entre o computador e os processos de projeto em arquitetura, abordada em cursos como o Curso de Estudos Avançados em Arquitetura Digital organizado entre a FAUP e ISCTE-IUL, ou como as disciplinas Geometria Construtiva e Desenho Assistido por Computador, no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP.
Para esta edição o corpo docente deste Curso será constituído pelo arquiteto e docente Pedro de Azambuja Varela.
Programa:
0.1 Apresentação do curso
0.2 Introdução ao BIM
0.3 Interface do software
1.1 Desenho 2D
1.2 Paredes e vãos
1.3 Anotações e impressão
2.1 Alturas, lajes, escadas e rampas
2.2 Portas, janelas, coberturas e outros objectos
2.4 Modelação de geometrias complexas, paredes compósitas, pilares e vigas
3.1 Manipulação de vistas 2D e 3D
3.2 Composição de folha: técnicas de apresentação e impressão
Modo de trabalho:
Presencial e trabalho em horas sem contacto.
Avaliação:
Distribuída sem exame final:
- participação presencial: 20%;
- trabalho laboratorial: 80%;
Horário:
Segunda a Sexta - 9:00 - 12:45
Competências Profissionais
Com este Curso de Formação Contínua pretende-se transmitir os conhecimentos necessários para a elaboração de modelos e desenhos de arquitetura através da utilização de software ArchiCAD. Este tipo de software será utilizado na sua potencialidade BIM em que a partir de um modelo tridimensional do edifício se geram plantas, cortes e alçados, assim como outros elementos relacionados com um projeto de arquitetura.
Com a frequência do Curso de Formação em ArchiCAD pretende-se que o aluno seja capaz de:
-
Desenvolver um pensamento tridimensional do projeto arquitetónico em relação estreita com as suas ferramentas de comunicação bi e tridimensionais;
-
Desenvolver competências de projeto e representação arquitetónica através das ferramentas digitais;
-
Utilizar o computador para projetar e representar projeto a nível do edifício virtual;
-
Compreender e utilizar os princípios elementares de funcionamento de uma aplicação BIM na modelação paramétrica do edifício virtual;
-
Produzir um conjunto articulado, coordenado e expressivo de desenhos de projeto de arquitetura.
Informações
O Curso destina-se a estudantes da Universidade do Porto interessados na temática, estudantes de Arquitetura, aos demais arquitetos e profissionais da construção, e ao público em geral. A frequência do curso tem um custo de 100¤ para estudantes, docentes e não docentes da U. Porto; 150¤ para estudantes extra U. Porto; e 180¤ para as restantes situações.
Datas relevantes:
Candidaturas de: 17 de março até 03 de abril 07 de abril
Análise de candidaturas: 04 de abril 08 de abril
Publicação resultados provisórios: 07 de abril 09 de abril
Audiência de interessados (10 dias úteis): 08 a 22 de abril 10 a 24 de abril
Publicação de resultados definitivos: 23 de abril 28 de abril
Matrículas: 24 a 30 de abril 29 de abril a 2 de maio
Critérios de seleção:
Os candidatos serão seriados em escala de 0 a 20, e de acordo com os seguintes critérios:
- Média ponderada (à data da candidatura), expresso em unidades (90%);
- Carta de motivação (10%);
A esta seriação acresce o factor de bonificação:
- Aluno da Universidade do Porto - 10 pontos;
- Aluno de outras instituições de ensino superior - 7 pontos;
- Alumni UP - 4 pontos;
- Profissionais - 1 ponto.
Factor de desempate: avaliação da carta de motivação (escala de 0 a 20).
Taxa de candidatura: 20¤
Propinas:
100¤ para estudantes, docentes e não docentes da U. Porto;
150¤ para estudantes extra U. Porto;
180¤ para as restantes situações.
O curso funcionará com um mínimo de 10 alunos, sendo o máximo admitido de 20 alunos
Comentários
Requisitos obrigatórios:
- Computador portátil e rato com scroll
- Windows ou MacOS
- Software instalado e funcional desde o início do curso
- ARCHICAD 28 International (English) - versão e língua obrigatórias.
- Software aprendizagem disponível em http://myarchicad.com. Processo de registo de licença anual pode demorar até 14 dias, pelo que se recomenda o registo atempado. Em alternativa, a licença de 30 dias é imediata, pelo que esta opção deve ser somente activada na semana anterior ao curso.
Língua de trabalho:
Português - adequado a estudantes de língua inglesa.
Contactos
Informações:
Serviços Académicos e Internacionais
Unidade de Formação Contínua
Drª Marta Lourenço/ Drª Catarina Martins
E-mail: faup.continua@arq.up.pt
T: 220425417