Código: | 50136C5 | Sigla: | 50136C5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitectura e construção |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 0 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
Docente | Responsabilidade |
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Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva | 1,50 |
A presente unidade curricular tem como objectivo criar um campo de reflexão teórica em torno das questões relacionadas com a Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, abordando metodologias de análise e instrumentos de intervenção, bem como experiências de projecto realizadas por equipas transdisciplinares.
Nesse sentido, contamos com a participação de arquitectos com vasta experiência de intervenção em contexto de ruína, para explicarem, eles próprios, os seus projectos. São convidados desta unidade curricular: Alexandre Alves Costa (Atelier 15), Miguel Ángel de la Iglesia (LABPAP), Luís Miguel Correia (COMOCO), João Mendes Ribeiro e Luigi Franciosini.
É igualmente objectivo da disciplina potenciar a formação de grupos de reflexão teórica e/ou elaboração de projectos de intervenção na área referida, em articulação com outras instituições de ensino e com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP); reforçando a colaboração com parceiros internacionais, ao nível das vertentes da investigação e da transferência de conhecimento. Refira-se, a título de exemplo, o desenvolvimento de Dissertações de Mestrado Integrado na FAUP.
Com esta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes de ferramentas de leitura e problematização em contexto patrimonial arquitectónico, identificando a intervenção em património arqueológico como um campo de actuação específico, que o distingue do património monumental ou corrente.
Em termos de interpretação dos vestígios arqueológicos, testemunhas de uma arquitectura incompleta e fragmentada, pretende-se consciencializar os estudantes para a importância do desenho como instrumento de análise e concepção, princípio que tanto se aplica no acto do projecto, como pode também ser aplicado em sentido contrário, da ruína ao construído.
Pretende-se deste modo contribuir para a construção de uma posição crítica e esclarecida sobre a temática abordada, assim como para o desenvolvimento de competências profissionais em situações análogas.
O conteúdo programático da unidade curricular proposta refere-se às temáticas relacionadas com a Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, apresentadas da seguinte forma:
Propõe-se como método de ensino a apresentação, em formato de aulas teóricas, através de várias abordagens complementares sobre a intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, quer em termos teóricos, expondo os princípios e métodos a considerar, quer em termos práticos e projectuais, através da amostragem de casos, apresentados por convidados de reconhecido mérito académico e/ou profissional.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 33,00 |
Trabalho escrito | 16,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 8,00 |
Estudo autónomo | 8,00 |
Trabalho de investigação | 16,00 |
Total: | 81,00 |
75% presenças / horas de contacto
CF – Classificação Final
PD – Participação nos Debates
AI – Avaliação Trabalho Individual
CF = (20% x PD) + (80% x AI)
Unidade curricular com funcionamento condicionado a um número máximo de 25 alunos e a um número mínimo de 5 alunos, sendo o Critério de Selecção a ordem de inscrição.