Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50136C5

Intervenção Arquitectónica em Contexto Arqueológico

Código: 50136C5     Sigla: 50136C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 0 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Pedro Duarte Santos de Alarcão e Silva 1,50

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objectivo criar um campo de reflexão teórica em torno das questões relacionadas com a Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, abordando metodologias de análise e instrumentos de intervenção, bem como experiências de projecto realizadas por equipas transdisciplinares.

 

Nesse sentido, contamos com a participação de arquitectos com vasta experiência de intervenção em contexto de ruína, para explicarem, eles próprios, os seus projectos. São convidados desta unidade curricular: Alexandre Alves Costa (Atelier 15), Miguel Ángel de la Iglesia (LABPAP), Luís Miguel Correia (COMOCO), João Mendes Ribeiro e Luigi Franciosini.

 

É igualmente objectivo da disciplina potenciar a formação de grupos de reflexão teórica e/ou elaboração de projectos de intervenção na área referida, em articulação com outras instituições de ensino e com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP); reforçando a colaboração com parceiros internacionais, ao nível das vertentes da investigação e da transferência de conhecimento. Refira-se, a título de exemplo, o desenvolvimento de Dissertações de Mestrado Integrado na FAUP.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes de ferramentas de leitura e problematização em contexto patrimonial arquitectónico, identificando a intervenção em património arqueológico como um campo de actuação específico, que o distingue do património monumental ou corrente.

Em termos de interpretação dos vestígios arqueológicos, testemunhas de uma arquitectura incompleta e fragmentada, pretende-se consciencializar os estudantes para a importância do desenho como instrumento de análise e concepção, princípio que tanto se aplica no acto do projecto, como pode também ser aplicado em sentido contrário, da ruína ao construído.

Pretende-se deste modo contribuir para a construção de uma posição crítica e esclarecida sobre a temática abordada, assim como para o desenvolvimento de competências profissionais em situações análogas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

.

Programa

O conteúdo programático da unidade curricular proposta refere-se às temáticas relacionadas com a Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, apresentadas da seguinte forma: 

  1. Enquadramento temático
  2. Escavação - metodologias 
  3. Vestígios arqueológicos - análise e interpretação
  4. Gestão patrimonial – o valor da ruína
  5. Intervenção arquitectónica - conservação e fruição pública 
  6. Intervenção arquitectónica - reconstituição e reabilitação
  7. Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico – apresentação de casos de estudo

Bibliografia Obrigatória

Alarcão , Pedro; Construir na ruína : entre a reconstituição e a reabilitação. ISBN: 978-972-36-1694-1
Grassi , Giorgio; Leon Battista Alberti e a arquitectura romana. ISBN: 978-989-97966-4-5
Ustárroz, Alberto; La Lección de las Ruinas: Presencia del pensamiento griego y romano en la arquitectura, Fundación Caja de Arquitectos, 1997
Lowenthal, David; The past is a foreign country, Cambridge University Presss, 1985

Bibliografia Complementar

Choay , Françoise; A alegoria do património. ISBN: 972-44-1037-4
Grassi , Giorgio; La arquitectura como oficio y otros escritos
Jones , Mark Wilson; Principles of roman architecture. ISBN: 978-0-300-10202-4
Jokilehto , Jukka; A history of architectural conservation. ISBN: 07506 3793 5
Riegl , Aloïs; El Culto moderno a los monumentos : caracteres y origen. ISBN: 84-7774-001-1
Ruskin , John; The seven lamps of architecture
Viollet-le-Duc , Eugène-Emmanuel; Dictionnaire raisonné de l.architecture française du XI=11 au XVI=16 siècle
Alarcão , Pedro de; Conimbriga : para além da ruína. ISBN: 978-972-36-1711-5
Vitrúvio; Vitrúvio : tratado de arquitectura. ISBN: 978-972-8469-43-6
Alberti , Leon Battista; Da arte edificatória. ISBN: 978-972-31-1374-7
Adam , Jean-Pierre; La construction romaine : materiaux et techniques. ISBN: 2-7084-0381-8
Boito , Camillo; Conserver ou restaurer : les dilemmes du patrimoine. ISBN: 2-910735-45-1
Brandi , Cesare; Teoria del Restauro
Capitel , Antón; Metamorfosis de monumentos y teorías de la restauración. ISBN: 978-84-206-5360-0
Alarcão, Jorge; “Para Quê Conservar e Como apresentar os Vestígios do Passado”, Al-Madan, 1998
De la Iglesia, Miguel; “La arquitectura sobre la arqueologia: tres casos en Castilla”, Archaeologia urbana e Progetto di architettura, Gangemi Editore, 2022
Golvin, Jean-Claude; L’Antiquité Retrouvée, Editions Errance, 2005
Gros, Pierre; L’Architecture Romaine du début du IIIe siècle av. J.C. à la fin du Haute-Empire - Les Monuments Publics, Picard Éditeur, 1996
Lopes, Flávio; Correia, Miguel Brito; Património Arqueológico. Cartas, Recomendações e Convenções, Livros Horizonte, 2004
Lowenthal, David; The Past is a Foreign Country, Cambridge University Presss, 1985
Mansilla, Luis Moreno; Apuntes de viaje al interior del tiempo,, Fundación Caja de Arquitectos, , 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Propõe-se como método de ensino a apresentação, em formato de aulas teóricas, através de várias abordagens complementares sobre a intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, quer em termos teóricos, expondo os princípios e métodos a considerar, quer em termos práticos e projectuais, através da amostragem de casos, apresentados por convidados de reconhecido mérito académico e/ou profissional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 33,00
Trabalho escrito 16,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 8,00
Trabalho de investigação 16,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% presenças / horas de contacto

 

Fórmula de cálculo da classificação final

CF – Classificação Final

PD – Participação nos Debates

AI – Avaliação Trabalho Individual

 

CF = (20% x PD) + (80% x AI)

Provas e trabalhos especiais

.

Observações

Unidade curricular com funcionamento condicionado a um número máximo de 25 alunos e a um número mínimo de 5 alunos, sendo o Critério de Selecção a ordem de inscrição.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-25 às 18:49:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias