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Construção Circular, Certificação e Design Consciente

Código: 50149C5     Sigla: CCCDC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e construção sem definição precisa

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Tecnologia da Construção (TC)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 28 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara de Carvalho Pimenta do Vale Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria Clara de Carvalho Pimenta do Vale 1,00
Diego Beja Inglez de Souza 1,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC tem como objectivo sensibilizar os alunos para o impacto dos edifícios nos ecossistemas ambientais e sociais, estudando e discutindo, ao longo das sessões, alguns temas que podem informar a construção de uma posição individual.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se, com a estrutura e organização das sessões e com o os conteúdos abordados, que os alunos desenvolvam capacidade de análise, sentido critico e uma compreensão geral dos temas tratados. Pretende-se garantir um domínio de conhecimentos básicos que informem a sua prática futura como arquitetos. Paralelamente promove-se a elaboração de ensaios/relatórios onde se desenvolvam capacidades de análise critica, fundamentação argumentativa e enquadramento abrangente dos temas abordados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa da UC assentará sobre os seguintes temas, a que se podem juntar outros sempre que a análise de casos o determine, discutindo os conceitos, os impactos e as diversas formas de atuação.

  • Economia Circular e Construção Circular;
  • Biomimética, ou as lições da Natureza;
  • As lições da arquitectura vernacular;
  • Salubridade, saúde, conforto e economia;
  • Materiais naturais, a terra, a madeira e outros materiais vegetais;
  • Análise de Ciclo de Vida;
  • Projetar para a desconstrução;
  • Manutenção e conservação;
  • Reabilitação e reuso;
  • Certificação energética e ambiental;
  • O Papel da tecnologia e da inovação;
  • Equidade social e ambiente construído.

Bibliografia Obrigatória

Thomas Herzog; Timber construction manual. ISBN: 3-7643-7025-4
Benyus, Janine M. ; Biomimicry : innovation inspired by nature, Morrow, 1997
McDonough, William A. & Michael Braungart; Cradle to cradle: remaking the way we make things, North Point Press, 2002
Francisco Moita; Energia solar passiva
OPEN ACCESS Creative Commons, CC BY-NC-ND Book The Pedagogies of Re-Use The International School of Re-Construction Edited By Duncan Baker-Brown, Graeme Brooker; The Pedagogies of Re-Use. The International School of Re-Construction, Routledge, 2024. ISBN: 9781032665559 (https://doi.org/10.4324/9781032665559)
Edited ByHanna Lehtimäki, Leena Aarikka-Stenroos, Ari Jokinen, Pekka Jokinen; The Routledge Handbook of Catalysts for a Sustainable Circular Economy (https://doi.org/10.4324/9781003267492)
Annette Hillebrandt, Petra Riegler-Floors, Anja Rosen, Johanna-Katharina Seggewies; MANUAL OF RECYCLING. Buildings as sources of materials

Bibliografia Complementar

Helder Goncalves, João Mariz Graça; Conceitos bioclimáticos para os edifícios em Portugal, DGGE/IP-3E, 2004 (https://api.core.ac.uk/oai/oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/1323)
Humberto Salazar Amorim Varum; Built heritage sustainable reuse. ISBN: 9783031267499
Paul Oliver; Encyclopedia of Vernacular Architecture of the World. ISBN: 0521564220
Maria Fernandes; Arquitectura de terra em Portugal. ISBN: 972-8479-36-0
Lindsay Asquith; Vernacular architecture in the twenty-first century. ISBN: 0-415-35795-0
Mariana Correia; Versus. ISBN: 978-2-906901-78-0
Octávio Lixa Filgueiras; Da função social do arquitecto
Bernard Rudofsky; Architecture without architects. ISBN: 0-8263-1004-4
Sindicato nacional dos arquitectos; Arquitectura popular em Portugal
Edited ByAntje Klitkou, Arne Martin Fevolden, Marco Capasso; From Waste to Value. Valorisation Pathways for Organic Waste Streams in Circular Bioeconomies (https://doi.org/10.4324/9780429460289)
Edited BySimon Bell, Lora E. Fleming, James Grellier, Friedrich Kuhlmann, Mark J. Nieuwenhuijsen, Mathew P. White; Urban Blue Spaces. Planning and Design for Water, Health and Well-Being (https://doi.org/10.4324/9780429056161)
Edited By Amin Rastandeh, Meghann Jarchow; Creating Resilient Landscapes in an Era of Climate Change. Global Case Studies and Real-World Solutions, 2022 (https://doi.org/10.4324/9781003266440)

Observações Bibliográficas

Complementarmente serão fornecidos textos para leitura crítica e discussão durante as sessões.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino assenta numa articulação entre pequenos módulos de apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, com sessões de discussão critica que avalia a oportunidade e pertinência das atuações, os casos de estudo apresentados, e os impactos dos temas na condição contemporânea da pratica da arquitectura e no ambiente construído.

Procurar-se-á sempre estabelecer ligações com conteúdos ministrados por outras unidades curriculares, complementando-se as aulas com convites a diversos ‘actores’ e, se possível, com visitas externas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Prova oral 15,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 8,00
Frequência das aulas 33,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho de investigação 16,00
Trabalho escrito 16,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obtém frequência todo o aluno regularmente inscrito que não ultrapasse o máximo permitido de faltas – 25% das semanas lectivas (RGACMIAF - Art 9º, Nº 6).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará da soma ponderada da avaliação do trabalho, da sua apresentação e discussão e da avaliação efectuada ao longo das aulas incluindo-se os critérios de assiduidade.
A aprovação implica uma nota igual ou superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho a realizar será elaborado em pares/pequenos grupos por forma a promover a discussão crítica, que se pode incentivar em momentos chave.
O trabalho final será apresentado documentalmente e defendido oralmente. 

Observações

As classificações de todos os elementos de avaliação serão expressas numa escala de 0 a 20. 
Todo e qualquer trabalho entregue para avaliação deverá ser obra exclusiva do(s) seu(s) legítimo(s) autor(es).

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos. O que está previsto, nesta fase, é um regime exclusivamente não presencial. 

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