Código: | OPT1-PDA2020 | Sigla: | OPT1-PDA2020 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arquitetura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Programa de Doutoramento em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CEAPA | 0 | CEAPA - Plano Oficial do ano letivo 2023 | 1 | - | 3 | 12 | 81 |
PDA | 7 | PDA 2020 Oficial | 1 | - | 3 | 12 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Vítor Manuel Oliveira da Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 0,71 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,71 |
Vítor Manuel Oliveira da Silva | 0,71 |
Domínio das imagens: compreender a natureza, os tipos, os métodos, os modos, as funções e os valores das imagens. Conhecer distintas orientações de ordem teórica, crítica e interpretativa. Compreender concepções metodológicas oriundas da filosofia, da história da arte, da antropologia, da hermenêutica e da fenomenologia. Considerar o estudo da imagem como interpretação sobre-determinada e aberta.(Freud)
Competências instrumentais e metodológicas: pesquisar os nomes, as noções, os conceitos, os discursos e narrativas (arquivo documental e dispositivos teoréticos); descrever, caracterizar, identificar; interpretar imagens e sistemas de imagens (a montagem e o atlas - Warburg)
A aprendizagem resulta do âmbito da experiência, da autonomia e da consciência crítica relativamente ao uso de procedimentos teórico-práticos, bem como das competências de montagem de saberes e de imagens, tal como da exposição e da explicação do mapeamento das relações implicadas no estudo da(s) imagem(ns).
Programa
Conteúdos e problemas:
1. Investigar sob a condição dos nomes: Imagem, imaginação, imitação, real, virtual, ideia, simulacro, etc. Contexto e enquadramento de investigação: filologia, filosofia e história das artes e das imagens. Ver, ler e interpretar/imaginar. Um mundo dentro de um mundo: as imagens e a arte; as imagens e o pensamento. Desda a metafísica de Platão até à fenomenologia de Merlau-Ponty e à Psicanálise de Freud. Mimésis: cópia e simulacro. Real e virtual. O fundamento do visível e do invisível. A 'Verdade' e o poder do falso.
Regimes ontológicos das imagens. Analogismo, Naturalismo, animismo e totemismo. A antropologia: morte e imagem. Dupla face; contradição simultânea entre presença e ausência, entre passado e presente; entre forma e emoção. Os tempos e a ‘migração’ das imagens.
2. Questões de método. O Atlas das imagens. A relação, o movimento e a montagem das imagens. o papel da memória; a tensão psíquica. Determinação e sobre-determinação. Permanência e dinâmicas de transformação. As formas e os conteúdos. Metamorfose e emoção. Aby Warburg e a metodologia warburgiana. O formalismo, a empatia, a antropologia, o arquivo e o atlas. As noções de Nachleben, de Polaritat e pathosformeln. Iconologia de intensidades. Anacronismo e heterogeneidade dos tempos.
Apresentação de conteúdos e comentário de imagens. Leitura e interpretação de textos. Exposição de montagens e de maquetes de trabalho. Debate sobre as questões colocadas. Apresentação de um caso de estudo. Discussão sobre o(s) método(s). Debate final. A pesquisa e o trabalho individual serão acompanhados pelo docente.
Aulas teórico-práticas organizadas em seminário.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 71,00 |
Frequência das aulas | 12,00 |
Total: | 83,00 |
Um único trabalho indivídual. Caracterização formal previamente definida através de enunciado discutido entre todos.
A classificação final será o resultado da avaliação do trabalho individual desenvolvido. Considera-se ainda a apresentação oral e as respostas às questões e comentários.