Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > OPT1-PDA2020

Optativa PDA 1

Código: OPT1-PDA2020     Sigla: OPT1-PDA2020

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Programa de Doutoramento em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CEAPA 0 CEAPA - Plano Oficial do ano letivo 2023 1 - 3 12 81
PDA 7 PDA 2020 Oficial 1 - 3 12 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vítor Manuel Oliveira da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,71
Vítor Manuel Oliveira da Silva 0,71

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Domínio das imagens: compreender a natureza, os tipos, os métodos, os modos, as funções e os valores das imagens. Conhecer distintas orientações de ordem teórica, crítica e interpretativa. Compreender concepções metodológicas oriundas da filosofia, da história da arte, da antropologia, da hermenêutica e da fenomenologia. Considerar o estudo da imagem como interpretação sobre-determinada e aberta.(Freud)
Competências instrumentais e metodológicas: pesquisar os nomes, as noções, os conceitos, os discursos e narrativas (arquivo documental e dispositivos teoréticos); descrever, caracterizar, identificar; interpretar imagens e sistemas de imagens (a montagem e o atlas - Warburg)

Resultados de aprendizagem e competências

A aprendizagem resulta do âmbito da experiência, da autonomia e da consciência crítica relativamente ao uso de procedimentos teórico-práticos, bem como das competências de montagem de saberes e de imagens, tal como da exposição e da explicação do mapeamento das relações implicadas no estudo da(s) imagem(ns).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa

Conteúdos e problemas: 
1. Investigar sob a condição dos nomes: Imagem, imaginação, imitação, real, virtual, ideia, simulacro, etc. Contexto e enquadramento de investigação: filologia, filosofia e história das artes e das imagens. Ver, ler e interpretar/imaginar. Um mundo dentro de um mundo: as imagens e a arte; as imagens e o pensamento. Desda a metafísica de Platão até à fenomenologia de Merlau-Ponty e à Psicanálise de Freud. Mimésis: cópia e simulacro. Real e virtual. O fundamento do visível e do invisível. A 'Verdade' e o poder do falso.
Regimes ontológicos das imagens. Analogismo, Naturalismo, animismo e totemismo. A antropologia: morte e imagem. Dupla face; contradição simultânea entre presença e ausência, entre passado e presente; entre forma e emoção. Os tempos e a ‘migração’ das imagens. 


2. Questões de método. O Atlas das imagens. A relação, o movimento e a montagem das imagens. o papel da memória; a tensão psíquica. Determinação e sobre-determinação. Permanência e dinâmicas de transformação. As formas e os conteúdos. Metamorfose e emoção. Aby Warburg e a metodologia warburgiana. O formalismo, a empatia, a antropologia, o arquivo e o atlas. As noções de Nachleben, de Polaritat e pathosformeln. Iconologia de intensidades. Anacronismo e heterogeneidade dos tempos.

Bibliografia Obrigatória

AUMONT, Jacques; L’image., Paris, Nathan, 2001. ISBN: ISBN 2091908843.
BELTING, Hans; A imagem verdadeira, Porto: Dafne, 2011. ISBN: ISBN 9789898217134
BELTING, Hans; Antropologia das imagens, Lisboa, KKYM,, 2014. ISBN: ISBN 9789899768451
BREDEKAMP, Horst; Teoria do acto icónico, Lisboa, KKYM, 2015. ISBN: ISBN 9789899939370
DIDI-HUBERMAN, George; Diante do tempo, Lisboa, Orfeu negro, 2017. ISBN: ISBN 9789898327819
DIDI-HUBERMAN, G.; L’image survivante. Histoire de l’Art et Temps de Fantômes selon Aby Warburg, Paris: Éditions de Minuit, 2002. ISBN: ISBN 2707317721.
DIDI-HUBERMAN, G; Altas ou a gaia ciência inquieta, Lisboa, KKYM, 2013. ISBN: ISBN 97889899768444.
ELKINS, James; he Domain of images, Ithaca London: Cornel l university Press, 1999. ISBN: ISBN 0801487242
GIL, José; A imagem-nua e as pequenas percepções. Estética e Metafenomenologia, Lisboa: Relógio d’Água, 1996. ISBN: ISBN 9727082998
RANCIÈRE, Jacques ; Estética e política. A distribução do sensível, Porto: Dafne, 2011. ISBN: ISBN 9789898217127 (A distribução do sensível. Porto: Dafne, 2011. ISBN 9789898217127 )

Bibliografia Complementar

DELEUZE, Gilles ; A lógica da sensação, Lisboa, Orfeu negro, 2011. ISBN: ISBN: 9789898327109
DELEUZE, Gilles; Imagem-Movimento Cinema I, Lisboa,Sistema Solar / Documenta, 2016. ISBN: ISBN 9789898566980
DIDI-HUBERMAN, G.; O nós que vemos, o que nos olha, Porto: Dafne, 2011, 2011. ISBN: ISBN 9789898217127 (DIDI-HUBERMAN, G. – O nós que vemos, o que nos olha, Porto: Dafne, 2011. ISBN 9789898217127 )
DIDI-HUBERMAN, G; Imagens apesar de tudo, Lisboa, KKYM, 2012. ISBN: SBN 9789899768413.
MERLEAU-PONTY, Maurice ; L’Oeil et l’Esprit, ISBN 2070322904 , 1985. ISBN: Paris: Gallimard (MERLEAU-PONTY, Maurice – L’Oeil et l’Esprit, Paris: Gallimard, 1985. ISBN 2070322904 )
MITCHELL, W.J.T. ; Picture Theory: Essays on Verbal and Visual Representation, University of Chicago Press, 1995, 1995. ISBN: ISBN 0226532321 ( University of Chicago Press, 1995. ISBN 0226532321 )
WARBURG, Aby ; The Renewal of Pagan Antiquity, Los Angeles: Paul Getty Research Institute for History of Art and Humanities, 1999. ISBN: ISBN9780892365371

Observações Bibliográficas

Referências bibliográficas suplementares serão fornecidas no decurso das aulas aos estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de conteúdos e comentário de imagens. Leitura e interpretação de textos. Exposição de montagens e de maquetes de trabalho. Debate sobre as questões colocadas. Apresentação de um caso de estudo. Discussão sobre o(s) método(s). Debate final. A pesquisa e o trabalho individual serão acompanhados pelo docente.


Aulas teórico-práticas organizadas em seminário.

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 12,00
Total: 83,00

Obtenção de frequência

Um único trabalho indivídual. Caracterização formal previamente definida através de enunciado discutido entre todos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será o resultado da avaliação do trabalho individual desenvolvido. Considera-se ainda a apresentação oral e as respostas às questões e comentários.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-17 às 08:55:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias