Código: | 460520 | Sigla: | TDR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arquitectura e Urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Curso de Estudos Avançados em Território |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CEAT | 14 | CEAT | 1 | - | 6 | 30 | 162 |
A banalização do uso da palavra “território” dá erradamente a entender que o seu sentido é claro e auto-explicativo. De facto, a situação é muito diferente: os sentidos do território enquanto conceito perdem-se (como na linguagem comum) na falta de rigor e na diversidade e contradição daquilo que é dito a esse respeito.
Território é um dispositivo político de alta sensibilidade; uma permanente construção social interpretada e problematizada de modo instável. Mais do que facto ou conjunto de factos, o território é um assunto, uma matéria em discussão que inclui as posições dos actores em presença e os enfoques científicos/disciplinares postos em evidência.
Nesta UC procurar-se-á reflectir sobre o que se fala quando se fala de território, bem como sobre os seus modos de produção e representação, explorando modos operativos de olhar os fenómenos da urbanização contemporânea. Para tal, parte-se do reconhecimento da antropização extensiva da Terra na qual as dicotomias cidade-campo; centro-periferia; rural-urbano; natural-artificial deixam de fazer sentido. Esta condição obriga a aceitar e perceber a complexidade dos processos, agentes e fenómenos (in)visíveis, a qual atravessa infinitas escalas, tempos e campos disciplinares.
Agir neste contexto é “um acto de ‘desdobramento’ que tece de um ponto a outro, outras tantas relações (...). É isso, actualizar a potência, ou devir activo: disso depende a vida e o seu prolongamento.” (Deleuze,1988). Por isto, contraria-se a visão limitada do projecto-que-cria o ‘novo’, e assim congela o território numa ideia ‘finita’, para um projecto-que-transcria e catalisa infinitas relações e possibilidades. Como agir assim? Como pensar assim? Quais as ferramentas? Como representar este desdobramento relacional? são as questões às quais nos tentamos aproximar.
A UC Territórios: Desafios e Representações visa oferecer a base teórica que possa sustentar a exploração e debate a desenvolver nas restantes UC do curso. Nesse sentido, pretende-se:
Ascher, F. (1995) - Metapolis ou l'avenir des villes. Paris: Odile Jacob.
Brenner, N. (ed) (2014) - Implosions/Explosions: Towards a Study of Planetary Urbanization. Berlin: Jovis.
Brenner, N., Schmid, C. (2015) - “Towards a new epistemology of the urban?” City: Analysis of Urban Trends, Culture, Theory, Policy, Action 19(2–3): 151–182.
Corajoud, M. (2010) - Le Paysage, c’est l’endroit où le ciel et la terre se touchent. Arles/Versailles: Actes Sud et et École Nationale Supérieure du paysage.
Corboz, A. (2001) - Le Territoire comme palimpseste et autres essais. Paris: Les Editions de L’Imprimeur.
Corner, J. (ed.) (1999) - Recovering Landscape: Essays in Contemporary Landscape Architecture. Princeton, NJ: Princeton Architectural Press.
Elden, S. (2013) - The Birth of Territory. Chicago: University of Chicago Press.
Graham, S.; Marvin, S. (2001) - Splintering Urbanism: Networked Infrastructures, Technological Mobilities, and the Urban Condition. London: Routledge.
Habraken, John (1998) - The Structure of the Ordinary: Form and Control in the Built Environment, (Jonathan Teicher, ed.). Cambridge, Mass.: MIT Press.
Lefebvre, H. (1991) - The Production of Space (Nicolson-Smith, D, Trans.). Oxford: Blackwell.
Lynch, K. (1990) - Wasting Away, (Michael Southworth, ed.). San Francisco: Sierra Club Books.
Roy, A. (2016) - “What is urban about critical urban theory?” Urban Geography 37(6): 810–823.
Solà-Morales, Ignasi (2002) - Territorios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
Serres, M.; Latour, B. (1995) - Conversations on Science, Culture, and Time. Ann Arbor: University of Michigan Press.
Zygmunt, B. (2000) - Liquid Modernity. Cambridge Polity Press.
Exposição de matérias teóricas e conceptuais, e promoção de discussão crítica.
Apresentação e discussão de casos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | |
Trabalho de campo | |
Trabalho de investigação | |
Trabalho escrito | |
Total: | 0,00 |