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Territórios: Desafios e Representações

Código: 460520     Sigla: TDR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitectura e Urbanismo

Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 18-11-2022 a 24-02-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Curso de Estudos Avançados em Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CEAT 14 CEAT 1 - 6 30 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A banalização do uso da palavra “território” dá erradamente a entender que o seu sentido é claro e auto-explicativo. De facto, a situação é muito diferente: os sentidos do território enquanto conceito perdem-se (como na linguagem comum) na falta de rigor e na diversidade e contradição daquilo que é dito a esse respeito.

Território é um dispositivo político de alta sensibilidade; uma permanente construção social interpretada e problematizada de modo instável. Mais do que facto ou conjunto de factos, o território é um assunto, uma matéria em discussão que inclui as posições dos actores em presença e os enfoques científicos/disciplinares postos em evidência.

Nesta UC procurar-se-á reflectir sobre o que se fala quando se fala de território, bem como sobre os seus modos de produção e representação, explorando modos operativos de olhar os fenómenos da urbanização contemporânea. Para tal, parte-se do reconhecimento da antropização extensiva da Terra na qual as dicotomias cidade-campo; centro-periferia; rural-urbano; natural-artificial deixam de fazer sentido. Esta condição obriga a aceitar e perceber a complexidade dos processos, agentes e fenómenos (in)visíveis, a qual atravessa infinitas escalas, tempos e campos disciplinares.

Agir neste contexto é “um acto de ‘desdobramento’ que tece de um ponto a outro, outras tantas relações (...). É isso, actualizar a potência, ou devir activo: disso depende a vida e o seu prolongamento.” (Deleuze,1988). Por isto, contraria-se a visão limitada do projecto-que-cria o ‘novo’, e assim congela o território numa ideia ‘finita’, para um projecto-que-transcria e catalisa infinitas relações e possibilidades. Como agir assim? Como pensar assim? Quais as ferramentas? Como representar este desdobramento relacional? são as questões às quais nos tentamos aproximar.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC Territórios: Desafios e Representações visa oferecer a base teórica que possa sustentar a exploração e debate a desenvolver nas restantes UC do curso. Nesse sentido, pretende-se:

  • Clarificar conceitos centrais no discurso e na actuação sobre o território como cidade, urbano, rural, natural, território, organização do território, sustentabilidade, entre outros.
  • Distinguir e relacionar análise e regulação/intervenção
  • Identificar os principais processos e actores de transformação do território
  • Reconhecer as especificidades dos territórios concretos
  • Apreender ferramentas de representação dos lugares na sua transversalidade de escalas e de tempo(s)

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Território - análise crítica do conceito nos campos disciplinares da Geografia, Urbanística e Ciências Políticas

2. Os usos frequentes da palavra na esfera mediática

3. Território e urbanização - análise crítica de temas/contextos recorrentes em Portugal

4. Para uma epistemologia do território

Bibliografia

Ascher, F. (1995) - Metapolis ou l'avenir des villes. Paris: Odile Jacob.


Brenner, N. (ed) (2014) - Implosions/Explosions: Towards a Study of Planetary Urbanization. Berlin: Jovis. 


Brenner, N., Schmid, C. (2015) - “Towards a new epistemology of the urban?” City: Analysis of Urban Trends, Culture, Theory, Policy, Action 19(2–3): 151–182. 


Corajoud, M. (2010) - Le Paysage, c’est l’endroit où le ciel et la terre se touchent. Arles/Versailles: Actes Sud et et École Nationale Supérieure du paysage.


Corboz, A. (2001) - Le Territoire comme palimpseste et autres essais. Paris: Les Editions de L’Imprimeur.


Corner, J. (ed.) (1999) - Recovering Landscape: Essays in Contemporary Landscape Architecture. Princeton, NJ: Princeton Architectural Press.


Elden, S. (2013) - The Birth of Territory. Chicago: University of Chicago Press.


Graham, S.; Marvin, S. (2001) - Splintering Urbanism: Networked Infrastructures, Technological Mobilities, and the Urban Condition. London: Routledge.


Habraken, John (1998) - The Structure of the Ordinary: Form and Control in the Built Environment, (Jonathan Teicher, ed.). Cambridge, Mass.: MIT Press.


Lefebvre, H. (1991) - The Production of Space (Nicolson-Smith, D, Trans.). Oxford: Blackwell.


Lynch, K. (1990) - Wasting Away, (Michael Southworth, ed.). San Francisco: Sierra Club Books.


Roy, A. (2016) - “What is urban about critical urban theory?” Urban Geography 37(6): 810–823.


Solà-Morales, Ignasi (2002) - Territorios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.


Serres, M.; Latour, B. (1995) - Conversations on Science, Culture, and Time. Ann Arbor: University of Michigan Press.


Zygmunt, B. (2000) - Liquid Modernity. Cambridge Polity Press.  

Bibliografia Obrigatória

Graham, S.; Marvin, S. (2001) ; Splintering Urbanism: Networked Infrastructures, Technological Mobilities, and the Urban Condition
Brenner, N. (ed) (2014) ; Implosions/Explosions: Towards a Study of Planetary Urbanization, Bovis, 2014
Roy, Ananya; What is urban about critical urban theory, Urban Geography 37(6): 810–823, 2016
Lefebvre, Henri; The Production of Space , 1974
Ascher, François; Metapolis ou l'avenir des villes, Odile Jacob, 1995
Sgard, Anne; Fortin, Marie-José; Peyrache-Gadeau, V.; Le paysage en politique, Développement durable et territoires Économie, géographie, politique, droit, sociologie Vol. 1, n° 2 | 2010 Paysage et développement durable, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de matérias teóricas e conceptuais, e promoção de discussão crítica.

Apresentação e discussão de casos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas
Trabalho de campo
Trabalho de investigação
Trabalho escrito
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Pelos menos de 2/3 de presença nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Numa escala de 0 a 20, a classificação do trabalho escrito, desde que cumprido o requesito de presença em pelo menos 2/3 das aulas.
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