Código: | 50148C5 | Sigla: | FACT |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://scopionetwork.com |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIARQ | 23 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
O objectivo de FACT do 1º semestre é, por um lado, aprofundar o estudo e prática adquiridos em CAAD I e II sobre a utilizacção da fotografia e do seu potencial para questionar e problematizar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Por outro lado, levar os alunos a desenvolver uma narrativa visual fotográfica com maior maturidade, capaz de comunicar novas perspectivas sobre o espaço e a realidade urbana e que possa constituir uma base para a sua dissertacção final do MIARQ.
O intuito é dar a conhecer aos alunos trabalhos de diversos autores que utilizam a fotografia documental para questionar e problematizar o espaço urbano e seus modos de apropriacção e despertar neles a consciência para a existência de diversas correntes e estratégias artísticas aquando da utilizacção da fotografia documental como um instrumento de investigacção e comunicacção crítica no universo da Arquitectura, Cidade e Território.
A unidade curricular desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um teóricoprático e outro prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários (técnicos / conceptuais / teóricos / práticos) para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial da Fotografia para a análise crítica e poética do espaço no universo da Arquitectura, Cidade e Território. As aulas práticas têm como objectivo acompanhar os alunos ao longo do desenvolvimento das narrativas visuais – ajudar a relacionar os trabalhos dos alunos com os diversos autores, correntes artísticas e projectos no universo da fotografia referidos nas teórico-práticas -, sendo crítico das mesmas e da forma como os alunos utilizam as referências e adoptam diversas estratégias artísticas aquando da construção das suas narrativas.
Do trabalho desenvolvido devem resultar diversas narrativas visuais num formato de foto-livro em suporte físico - livro de artista ou foto-livro de FACT para a Anuária - e digital - projectos digitais na plataforma scopio network. Esta plataforma é o suporte activo de comunicacção e acervo didático sobre o universo de fotografia Documental relacionado com Arquitectura, Cidade e Território.
Ao longo do 1º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores /artistas ligados à representacção do espaço público e arquitectura, e em especial à fotografia de autor, para comentarem os trabalhos dos alunos e realizarem sessões abertas de discussão e debate, tendo como base temas ou trabalhos práticos ou teóricos à sua escolha relacionados com estas temáticas. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Conferencias scopio Debates integrado na Unidade Curricular de FACT.
Adquirir os conhecimentos e competências necessários para aplicação da fotografia como instrumento de investigação e suporte para a comunicação e representação da Arquitectura, Cidade e Território
Adquirir os conhecimentos e competências necessários para explorar o potencial da fotografia e da acessibilidade e interactividade da platforma scopio network para a comunicação e percepção dos espaços de cidade e suas vivencias.
Adquirir os conhecimentos e competências necessários para criar um portfolio na scopio network e um fotolivro, constituído por imagens e texto, que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço de cidade.
O intuito da unidade curricular é o de levar os alunos, numa primeira fase, a explorar, questionar e problematizar o potencial da fotografia como forma de representar e questionar a realidade urbana. Do trabalho proposto devem resultar diversas narrativas visuais – fotolivro ou livro de autor e portfolios digitais. Estes portfolios digitais e os fotolivros descrevem simultaneamente (i) determinadas problemáticas e características dos espaços e (ii) dão a conhecer novasperspectivas sobre o espaço público e a forma como as pessoas o percepcionam e vivem nele.
Os princípios metodológicos que orientam esta disciplina têm como pilares fundamentais: fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre discentes e docentes e tornar possível aos discentes ter um papel activo no próprio processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos programáticos, incentivar a cooperação e o trabalho em grupo e promover uma maior auto-responsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução dos trabalhos a realizar. Pretende-se, assim, adoptar uma estratégia de trabalho que leve os alunos a desenvolver simultaneamente projectos de autoria colectiva e individual e, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo de debate de ideias e auto-avaliação dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
A disciplina desenvolve-se em dois vectores paralelos, um teórico e outro teóricoprático.
Pretende-se dar as bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de representação e
comunicação propostos. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial da fotografia para a
comunicação e percepção do espaço público e, em seguida, despertar neles a consciência de como podem utilizar métodos quantitativos e qualitativos na investigaçao sobre esses espaços.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 25,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 50,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e do trabalho individual a realizar.
MÉTODOS DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Parâmetros e percentagem de avaliação dos exercícios de comunicação:
PA1: – 25%
PA2: – 25%
PA3: – 25%
PA4:– 25%
Cálculo da nota final:
Nota final = [PA1 + PA2 + PA3 + PA4]
A nota final está cotada com o máximo de 20 valores.
(a) PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação fotográfica e edição dos programas;
(b) PA2: Exploração e coerência dos métodos e narrativas visuais adoptados para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço público foram expressas através das narrativas visuais apresentadas);
(c) PA3: Estrutura e desenvolvimento do texto que acompanha o trabalho final;
(d) PA4: Assiduidade e interesse do aluno.
Refinar o projecto de comunicação (trabalho de narrativa visual crítica teórico-prático) que será novamente avaliado de acordo com os critérios definidos.
Unidade curricular opcional, sem precedências.