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Construção da Arquitetura em Madeira

Código: 50140C5     Sigla: CAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Construção

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://sigarra.up.pt/faup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=472371
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 9 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A partir da compreensão do material, da sua proveniência e da sua capacidade de transformação, a unidade curricular construção da arquitetura de madeira procura que os estudantes entendam a potencialidade do material na construção da arquitetura. Nesse sentido, são introduzidos princípios fundamentais sobre a utilização da madeira enquanto material de construção, tendo em conta as suas propriedades e os processos industriais associados à sua transformação.

Resultados de aprendizagem e competências

Perspetiva-se que o estudante, ao refletir sobre os temas abordados na unidade curricular, adquira ferramentas que lhe permitam, durante a sua futura prática arquitetónica, estabelecer uma relação cada vez mais ajustada entre forma e construção, no sentido de uma produção arquitectónica sensível ao lugar, circunstância e contexto.

Nesse sentido, partindo da leitura de um conjunto de obras, serão analisadas as estratégias de desenho e as técnicas construtivas utilizadas em diferentes circunstâncias, no sentido de compreender a relação entre a lógica global da obra e o conjunto dos detalhes que a formam. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução

1.1. Global/Local
1.2. Antropoceno

2. A gestão das florestas, a produção de madeira e a construção de madeira: um ciclo integrado para o desenvolvimento da economia de baixo carbono.

3. A madeira como material de construção. As propriedades e características técnicas das diferentes espécies e a evolução da sua transformação, no tempo e no espaço.

4. Entre a arquitectura vernacular e a arquitectura urbana: perspetivas de adequação à circunstância local.

5. A importância do desenho do detalhe na construção da arquitetura de madeira. Estratégias utilizadas para aumentar a sua durabilidade.

Bibliografia Obrigatória

Ignacio Paricio; La construcción de la arquitectura
Andrea Deplazes; Constructing architecture. ISBN: 3-7643-7189-7
Josef Kolb; Systems in timber engineering. ISBN: 978-3-7643-8689-4
Dominique Gauzin-Muller; Le bois dans la construction. ISBN: 2-281-11117-2
Anton Steurer; Developments in timber engineering. ISBN: 3-7643-7163-3
Klaus Pracht; Les systèmes constructifs en bois
Konrad Wachsmann; Building the wooden house. ISBN: 3-7643-5134-9

Bibliografia Complementar

Ernesto Veiga de Oliveira; Arquitectura tradicional portuguesa. ISBN: 972-20-0959-1
Ernesto Veiga de Oliveira; Casas esguias do Porto e Sobrados do Recife
Ernesto Veiga de Oliveira; Construções primitivas em Portugal
Jorge Dias; Espigueiros portugueses. ISBN: 972-20-1138-3
Benjamim Pereira; Sistemas de serração de madeiras. ISBN: 972-667-145-0
Albino de Carvalho; Madeiras portuguesas. ISBN: 972-8097-23-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Partindo da interligação de temas constantes do programa, o tempo das aulas será dividido entre:

a) A exposição de matéria científica sobre o material, onde predomina a leitura de um conjunto de obras de referência no âmbito da arquitetura, procurando sistematizar as soluções construtivas na sua relação com a forma arquitetónica;
b) A madeira e os materiais derivados;
C) A carpintaria: as samblagens ou entalhes e os processos de transformação da madeira em elementos como portas, caixilharias, mobiliário;
d) O arquiteto apresenta a obra;
e) A visita à obra;
f) Em simultâneo, durante o semestre, será concedido tempo para o desenvolvimento de uma ideia em torno da utilização da madeira, cuja construção se prevê realizar até ao final do ano letivo. 





Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 18,00
Trabalho de campo 8,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


De acordo com a legislação aplicável, 75% frequência registada, participação nas aulas e classificação positiva na avaliação do trabalho realizado.


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estudante resulta da soma ponderada de classificação de três componentes:

Avaliação individual do trabalho final (50%);
Assiduidade e participação nas aulas (30%);
Avaliação do trabalho de campo (20%).

Observações

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.
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