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Teoria 3

Código: 400403     Sigla: 400403

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2021/2022 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 151 MIARQ 4 - 6 - 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-04-06.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  1. Apresentar a Teoria da Arquitectura como o saber transmissível e partilhável, relativo às várias escalas da organização do espaço, desde a paisagem às formas urbanas que constroem a Casa Comum. Difere da história porque visa projeto, transformação do espaço e empoderamento dos cidadãos, para a produção e inovação responsável da arquitectura, integrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável universais.

  2. Relacionar obra e pensamento de autores de referência na atualidade, através da seleção e verificação da informação cada vez mais mediada pela internet, no sentido da apreensão do confronto sempre em aberto aberto entre valores universais e fatores circunstanciais, que mostra a incansável vontade de expressão em Formas Espaciais, das necessidades, aspirações e possibilidades da sociedade humana.

  3. Promover a elaboração própria de teoria, a partir de informação recebida e pesquisa experimental (nesta se situando evidência e originalidade), através de (1) escolha e identificação de objeto (2) delimitação e adequação das escalas para a sua abordagem (3) recolha e sistematização da informação pertinente no campo da arquitetura (4) raciocínio crítico (5) argumentação referenciada e pessoal.

  4. Situar, especificamente e através do estudo de casos reais – a teoria do espaço público no campo da arquitetura e do urbanismo, como conjunto de estruturas formais (desenho e construção) com significado próprio distintivo do carácter das cidades dependente de factores que as determinaram.

Resultados de aprendizagem e competências

1) Autonomia relativa: a) à escolha do caso de estudo; b) à seleção, amplitude e atualidade de referencias c) apresentação em aula de resultados provisórios.

2) Articulação de referências e experiência pessoal de casos com domínio da escrita, desenho e imagem (contexto, implantação, escala, volumetria, distribuição, sistemas construtivos).

3) Rigor de informação, originalidade e economia na comunicação de resultados da investigação individual e de grupo sobre casos estudados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

FORMAS DO ESPAÇO PÚBLICO E DOS EQUIPAMENTOS COLETIVOS

  1. O espaço das instituições humanas, as formas significantes. Existência, valores e as categorias do espaço segundo Cristian Norberg-Schulz,. A arquitectura como fenómeno social representado pela arte, a técnica, a monumentalidade.
  2. A história da teoria da arquitectura. Actualização de “princípios”, “constantes”,  ideais, programas e manifestos. Distinção entre teoria, crítica, opinião e estratégia de projecto. Escritos e entrevistas de autores de referência. A obra, a publicação, o prémio e o evento no desenvolvimento da arquitectura contemporânea.
  3. A história das cidades e da urbanística perante os desafios políticos e técnicos contemporâneos, da concentração humana, da expansão e da regeneração urbana, da identificação do património recebido e daquele que há a criar.
  4. A cidade como projeto. A regra e a utopia na construção das cidades. Identificação dos elementos naturais e arquitectónicos que integram a forma urbana. O espaço público como construção tridimensional integradora de intenções, estruturas e infraestruturas, uma categoria arquitectónica com traçado, proporção e construção.
  5. O programa, a escala, a implantação, proporção, beleza e carácter da arquitectura – compromissos da obra com o espaço público . Razão formal, coerência construtiva e gestionária, economia dos meios de expressão, desenho e perfeita execução como contributos para a resistência da obra.

Alvar AALTO, Peter COLLINS, Ulrich CONRADS, Kenneth FRAMPTON, Jacques HERZOG, Louis KAHN, Rem KOOLHAAS, Rafael MONEO , Vitruvio por Claude PERRAULT, Álvaro SIZA, Fernando TÁVORA, Frank Lloyd WRIGHT, Bruno ZEVI, Peter ZUMTHOR.

https://www.herzogdemeuron.com/index/projects/writings.html

https://www.pritzkerprize.com/

https://www.ods.pt/

Bibliografia Obrigatória

Kenneth Frampton; Studies in tectonic culture. ISBN: 0-262-06173-2
Álvaro Siza Vieira; Imaginar a evidência. ISBN: 972-44-1033-1
Peter Zumthor; Atmosferas. ISBN: 978-84-252-2169-9

Bibliografia Complementar

BROWNLEE David B., DE LONG David G., SCULLY Vincent. ; Louis I. Kahn: In the realm of Architecture, M.O.C.A. Los Angeles: Rizzoli N.Y, 1991
Goran Schildt; Alvar Aalto in his own words. ISBN: 0-8478-2080-7
Christian Norberg-Schulz; Arquitectura Occidental
Christian Norberg-Schulz; Existencia,Espacio y Arquitectura. ISBN: 84-7031-233-2
Peter Collins; Los ideales de la arquitectura moderna, su evolución. ISBN: 84-252-1757-1
Josep Quetglas; Artículos de ocasión. ISBN: 84-252-1525-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino servem a natureza teórica da unidade curricular, através de casos de estudo experimental desenvolvidos em casos livremente escolhidos pelo estudante e obrigatoriamente visitados, nos mais amplos contextos geográficos, determinados apenas pelos seus interesses pessoais de investigação no âmbito da cultura arquitetónica e pela ponderação dos recursos para a eles aceder.

Os tempos de contacto distribuem-se por um mínimo de 24 sessões para proposta de temas de trabalho, estímulo à constituição de grupos, apresentação de trabalho em curso e resultados provisórios favoráveis ao debate sobre métodos de trabalho e instrumentos da arquitetura, fontes (bibliografia, webgrafia), validação e produção de documentos ajustados ao objeto de estudo e à comunicação.

O estudante desenvolverá ao longo do ano um estudo de caso individual, desenvolvido experimentalmente e de preferência integrado em trabalho de grupo, do qual se espera uma apresentação de resultados intermédios em contexto da aula, sujeita ao tempo letivo disponível.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação da disciplina será constituída pelas informações (1) de um teste correspondente ao primeiro semestre, (2) Frequência de aulas (3) Um relatório de estudo de caso experimental (individual) de preferência integrado em trabalho de grupo. 

Os trabalhos serão submetidos na plataforma Moodle da UP. Os estudos de caso, que integrem um trabalho de grupo devem identificar o autor das partes individuais.  A classificação do estudo de caso individual será realizada na escala de 0 a 16 acrescida de 0 a 4 valores atribuídos á produção de grupo que será referida a métodos, argumentos ou resultados para além dos que respeitam a cada caso individualmente estudado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência  (10%) + Teste 40%) + Trabalho de campo(Estudo de caso)+Trabalho escrito (50%)

Critérios de avaliação dos conhecimentos e competências:

  • Programa: Compreensão do Espaço Público e dos Equipamentos Coletivos como factos arquitectónicos expressivos dos valores colectivos da sociedade.
  • Método: Pertinência de escolha e eficácia da delimitação de um caso de estudo, diversidade e rigor da sua documentação, análise e interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.
  • Frequência: Participação ativa em aula (apresentação de temas e propostas de trabalho individual e de grupo), apreensão e desenvolvimento dos temas, autores e exemplos da aula.

Melhoria de classificação

Têm acesso a recurso e melhoria de nota os alunos com  aproveitamento mínimo de 8 valores no teste, e estudo de caso na pauta de resultados provisórios afixada até 30 de Junho, sendo esse recurso constituído por revisão do estudo de caso individual, com a antecedência mínima de três dias úteis relativamente à data fixada no calendário escolar para publicação das pautas finais.

Observações

Serão aceites testes e trabalhos escritos em espanhol, francês, inglês e italiano, mas é obrigatória a inclusão de abstract em português nos estudos de caso.

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais
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