Código: | 100102 | Sigla: | 100102 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/enrol/index.php?id=274 |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 178 | MIARQ | 1 | - | 9 | - | 243 |
Familiarizar os alunos com o maior número de especificidades espaciais bem como com os diversos conceitos concorrentes para a sua caracterização: do "espaço natural" ao "espaço humanizado", do espaço urbano ao espaço arquitectónico.
Clarificação dos domínios do vocabulário corrente (de rua a estrada, de tecto a telhado, de telhado a cobertura, de pátio a quintal ou a terraço). Apelo à memória espacial "escondida" de cada um (experimentação directa e indirecta), incentivo às "descobertas pessoais" sobretudo no que respeita à descoberta da arquitectura e da cidade.
I SEMESTRE
1. Espaço natural/espaço construído
2. Sítio e Lugar
3. A apropriação do território
4. A construção do espaço arquitectónico
5. A trilogia vitruviana
6. A construção do espaço urbano
7. Le Corbusier - 5 pontos para uma nova arquitectura
8. A “escala” e as dimensões do espaço
II SEMESTRE
9. Binómios interior/exterior e público/privado
10. O tempo como a quarta dimensão do espaço
11. A luz, modeladora do espaço
12. A arquitectura e outras artes
13. Movimentos arquitécnicos
14. Arquitectura e sexualidade
15. A viagem em arquitectura
16. A qualidade do espaço / Um mundo plural
SESSÕES DE ENSINO DE NATUREZA COLECTIVA (uma aula por semana)
Aulas de exposição teórica ilustradas por materiais visuais comentados através de dezasseis temas principais (oito em cada semestre).
SESSÕES DE ORIENTAÇÃO PESSOAL DE TIPO TUTORIAL (uma aula por semana)
Aulas "práticas" de consolidação dos conceitos divulgados nas sessões de ensino de natureza colectiva: conversas circulares de "levantamento" das memórias pessoais; visionamento de filmes com apelo à reflexão espacial; exercícios simples (alguns de carácter lúdico), individuais ou de grupo, motivadores da discussão, do diálogo, da correcção científica vocabular e/ou de conceitos, da interrogação e da pesquisa em arquitectura.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 35,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 15,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Trabalho de investigação | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Serão propostos dois trabalhos para avaliação de conhecimentos, um no final de cada semestre.
Os trabalhos realizados nas aulas práticas ou fora dos tempos escolares (individuais e de grupo) serão objecto de avaliação contínua (nas suas diversas componentes de expressão, originalidade, rigor e adequação), assim como a assiduidade e a participação do(s) aluno(s).
Tratando-se TGOE de uma disciplina de carácter anual, a classificação final será a média obtida a partir da soma dos resultados dos dois trabalhos de avaliação de conhecimentos, com a nota proposta pelas "práticas" (nota essa que, por sua vez, resultará da média das notas atribuídas aos vários trabalhos, individuais e de grupo, desenvolvidos ao longo do ano, ponderada ainda a penalização prevista no caso de falta de assiduidade do discente).
A assiduidade, quer às aulas teóricas quer às aulas práticas, entrará na ponderação da nota final, com o seguinte critério:
Até 10% de faltas: o aluno não será penalizado.
Entre 15% e 25% de faltas: menos um (1) valor na classificação final.
Entre 25% e 35% de faltas: menos dois (2) valores na classificação final.
Entre 35% e 50% de faltas: menos três (3) valores na classificação final.
Mais de 50% de faltas: o aluno não será avaliado.
Existirá a possibilidade de reformulação dos trabalhos individuais para os alunos cuja classificação final seja negativa ou para aqueles que pretendam fazer melhoria de nota. A classificação final da unidade curricular será a média resultante da soma do novo resultado dos trabalhos com a nota previamente proposta pelas “práticas”.