Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50136C5

Intervenção Arquitectónica em Contexto Arqueológico

Código: 50136C5     Sigla: 50136C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 7 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objectivo criar um campo de discussão teórica em torno das questões relacionadas com a intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, abordando metodologias de análise e instrumentos de intervenção, bem como experiências de trabalho realizadas por equipas transdisciplinares.

É igualmente objectivo da disciplina potenciar a formação de grupos de reflexão teórica e/ou elaboração de projectos de intervenção na área referida, nomeadamente para desenvolvimento de Teses de Mestrado Integrado na FAUP, em articulação com outras instituições de ensino e com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP); reforçando a colaboração com parceiros internacionais, ao nível das vertentes da investigação e da transferência de conhecimento.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta disciplina pretende-se dotar os alunos de ferramentas de leitura e problematização em contexto patrimonial arquitectónico, identificando a intervenção em património arqueológico como um campo de actuação específico, que o distingue do património monumental ou corrente.

Em termos de interpretação dos vestígios arqueológicos, testemunhas de uma arquitectura incompleta e fragmentada, pretende-se consciencializar os alunos para a importância do desenho como instrumento de análise e concepção, principio que tanto se aplica no acto do projecto, como pode também ser aplicado em sentido contrário, da ruína ao construído; sendo que ninguém dispõe de melhores ferramentas e método para empreender a tarefa da dedução da ausência do que o arquitecto.

Pretende-se deste modo contribuir para a construção de uma posição crítica e esclarecida sobre a temática abordada, assim como para o desenvolvimento de competências profissionais em situações análogas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático da Unidade Curricular proposta refere-se às temáticas relacionadas com a Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, apresentadas da seguinte forma: 

  1. Enquadramento temático
  2. Escavação - metodologias 
  3. Vestígios arqueológicos - análise e interpretação
  4. Gestão patrimonial – o valor da ruína
  5. Intervenção arquitectónica - conservação e fruição pública 
  6. Intervenção arquitectónica - reconstituição e reabilitação
  7. Intervenção arquitectónica em contexto arqueológico – apresentação de casos de estudo

Bibliografia Obrigatória

ALARCÃO, Pedro; Construir na ruína. A propósito da cidade romanizada de Conimbriga, Policopiada, 2009
GRASSI, Giorgio; Leon Battista Alberti e a Arquitectura Romana, Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva – Edições Afrontamento, 2015
USTÁRROZ, Alberto; La Lécción de las Ruinas: Presencia del pensamiento grego y romano en la arquitectura, Fundación Caja de Arquitectos , 1866

Bibliografia Complementar

ALARCÃO, Jorge; “Para Quê Conservar e Como apresentar os Vestígios do Passado”, Al-Madan, 1998
ALBERTI, Leon Battista; Da arte edificatória [De Re Aedificatoria], Fundação Calouste Gulbenkian, 2011
ADAM, Jean-Pierre; La constrution Romaine: matériaux et techniques, Grands Manuels Picard, 1989
BOITO, Camilo; Conserver ou restaurer: les dilemmes du patrimoine, L’ Imprimeur, 2000
BRANDI, Cesare; Teoria del restauro, Edizioni di Storia e Letteratura, 1963
CAPITEL, Antón; Metamorfosis de monumentos y teorias de la restauración, Alianza Editorial, 1992
CHOAY, Françoise; L’Alegorie du Patrimoine, Seuil, 1992
DE LA IGLESIA, Miguel; “La arquitectura sobre la arqueologia: tres casos en Castilla”, Archaeologia urbana e Progetto di architettura, Gangemi Editore, 2002
GOLVIN, Jean-Claude; L’Antiquité Retrouvée, Editions Errance, 2005
GROS, Pierre; L’Architecture Romaine du début du IIIe siècle av. J.C. à la fin du Haute-Empire - Les Monuments Publics, Picard Éditeur, 1996
GRASSI, Giorgio; La arquitectura como oficio y otros escritos, Ed. Cast, 1979
JONES, Mark Wilson; Principles of Roman Architecture, Yale University Press, 2003
JOKILEHTO, Jukka; A History of Architectural Conservation, Butterworth-Heinemann, 1999
LOPES, Flávio; CORREIA, Miguel Brito; Património Arqueológico. Cartas, Recomendações e Convenções, Livros Horizonte, 2004
LOWENTHAL, David; El pasado es un país extraño, Ediciones Akal, 1998
MANSILLA, Luis Moreno; Apuntes de viaje al interior del tiempo, Fundación Caja de Arquitectos, 2002
PEREIRA, António Nunes; “Para uma terminologia da disciplina de protecção do património construído”, À la recherche du temps perdu, Jornal dos Arquitectos
RIEGL, Alois; Le culte moderne des monuments, son essence, sa genèse, Le Seuil, 1903
RUSKIN, John; The seven lamps of architecture, Ed. J.M. Dent and Sons, 1956
VIOLLET-LE-DUC, Eugéne; “Restauration”, Dictionnaire raisonné de l’architecture française du XIe au XVIe siècle, A. Morel, Éditeur, 1866
VITRUVIO, Marco; Tratado de arquitectura, IST-Press, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Propõe-se como método de ensino a apresentação, em formato de aulas teóricas, através de várias abordagens complementares sobre a intervenção arquitectónica em contexto arqueológico, quer em termos teóricos, expondo os princípios e métodos a considerar, quer em termos práticos e projectuais, através da amostragem de casos, apresentados por convidados de reconhecido mérito académico e/ou profissional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

75% presenças / horas de contacto

Fórmula de cálculo da classificação final

CF – Classificação Final

PD – Participação nos Debates

AI – Avaliação Trabalho Individual

 

CF = (20% x PD) + (80% x AI)

Observações

Unidade Curricular com funcionamento condicionado a um número máximo de 15 alunos e a um número mínimo de 8 alunos, sendo o Critério de Selecção a ordem de inscrição.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-28 às 18:17:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias