Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50146C5

Laboratório de Investigação. Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura

Código: 50146C5     Sigla: LIDPDA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 12 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Enquadrar e orientar uma iniciação às práticas de investigação em Arquitetura, através de um processo crítico e de consciencialização no auxílio e aprofundamento das perspetivas, temáticas e interesses dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Apoiar na construção da autonomia do estudante na aquisição de competências na organização do conhecimento, experimentando e melhorando, sucessivamente, as capacidades organizativas do saber próprio e disciplinar, perspetivando a ação comunicativa, particularmente na relação entre o domínio da imagem, a força da palavra e a consistência da argumentação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para os conteúdos programáticos da Lab.I.DiPDArq reconhece-se o campo multidimensional operativo da Arquitetura, valorizam-se os processos de consciencialização e perspetiva-se a reflexão e atualização próprias, potenciadas pelas ‘circularidades’ ou antinomias experiência-consciência, competências-conhecimento, implicáveis.

São dois os domínios de orientação temática das abordagens:

  1. O EDUcir, como território epistemológico transdisciplinar, visa reforçar o campo teórico da Arquitetura, através do diálogo com outros saberes - olhares, panorâmicas e enfoques -, suas imanências, composições e referências, potenciando a reflexão e o discernimento sobre as dimensões fundacionais, constitutivas e comunicacionais do Conhecimento, hoje, na era da informação e numa sociedade em rede.
  2. O MDArC configura um domínio laboratorial disciplinar no qual se inscrevem diversas abordagens, entre a produção o ensino e a investigação, que potenciam o aprofundamento das relações Prática-Didática, Teoria-Prática e autoral/interdisciplinar.

Bibliografia Obrigatória

Michel Foucault; O que é um autor?. ISBN: 978-972-699-303-2
Rafael Moneo; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Álvaro Siza Vieira; Immaginare l.evidenza. ISBN: 88-420-5616-2
Alexandre Alves Costa; Textos datados. ISBN: 972-99821-4-9
Manuel de Solà-Morales; De cosas urbanas. ISBN: 978-84-252-2260-3
Manuel Castells; The information age. ISBN: 1-55786-874-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para o aprofundamento das temáticas expostas ou despoletadas, cada aula será composta de três partes: i) exposição de matéria –sessões temáticas- pelos docentes; ii) apresentação de 3/4 trabalhos individuais em curso; e iii) diálogo aberto a propósito.

A frequência da uc pressupõe a realização de três exercícios:

  1. Composição - perspetivando a ação comunicativa, deve constituir-se como uma síntese: uma página A4, composta por imagem, uma palavra e um texto (até 250 palavras).
  2. Ação comunicativa através de duas sessões de apresentação (com suporte tipo ppoint), valorizando a relação texto-imagem.
  3. Ensaio - perspetivando a ação reflexiva, deve constituir-se como um enunciado temático: predominantemente escrito (até 15.000 caracteres em formato A4 e potenciando a relação texto-imagem; deve incluir: capa, título (subtítulo), resumo (250 palavras), palavras-chave (três), introdução, desenvolvimento e conclusão, fontes bibliográficas e fontes iconográficas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 14,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de investigação 14,00
Trabalho escrito 12,00
Trabalho laboratorial 12,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Participação em pelo menos 75% das aulas e entrega dos respetivos trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação decorrerá da Avaliação conjunta do nível de participação nas aulas (25%) das acções comunicativas / sessões de apresentação (25%) e dos trabalhos escritos / Composição + Ensaio (50%)

Observações

A Unidade Curricular Lab.I.DiPDArq disponibiliza 20 vagas. A selecção dos candidatos para preenchimento das vagas é efectuada por avaliação do percurso académico do estudante e por apreciação de Carta de Motivação que os candidatos queiram enviar (via e-mail institucional) aos regentes da UC até ao final do período de inscrição.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-28 às 08:22:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias