Figura Humana e Representação do Espaço 2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
13 |
MIARQ |
3 |
- |
3 |
- |
81 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Adquirir competências técnicas e expressivas nos domínios do desenho da figura humana e da representação do espaço. Desenvolver a prática do desenho de figura humana na sua relação com o espaço. Aprofundar, através das imagens do desenho, o entendimento das relações existentes entre corpo e espaço
Em suma, trata-se de promover percursos de pesquisa pessoais que assegurem a prática do desenho enquanto relação dialógica e estruturante da imaginação e do pensamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Só se aprende a desenhar desenhando. O tema da figura humana é indissociável da prática continuada. Os temas e os exercícios são o fio condutor do modelo progressivo de ensino. A proximidade do docente permite promover a cada passo os momentos de crítica e de reflexão sobre todo o processo de trabalho produzido.
Competências no registo da forma, proporção, expressão, invenção e representação da figura humana.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos temáticos e faseamento
O programa da unidade curricular processa-se em três fases. As duas primeiras fases incidem sobre a observação, a produção e a análise do desenho de figura humana e das representações do espaço. A 3ª fase propõe-se estudar processos de invenção incidindo sobre modos de concepção, de ilustração e de composição.
Temas e matérias de estudo:
1. Figura humana. Teorias das proporções do Corpo Humano. Os Cânones. Anatomia, Medida e valor simbólico. Desenhos de cópia. Desenhos de estátua, de estampas e de fotografias. Os modelos clássicos. O modelo vivo.
2. Modos de representação e de expressão. A figura e o espaço. Postura, gesto e Movimento. Escala e encenação. Modos de expressão e de composição. Técnicas gráficas: meios riscadores, as aguadas, os pastéis e a cor. A colagem. Sequência de experiências gráficas com a presença de modelo vivo.
3. Corpo e Espaço. Figura humana e arquitectura. Memória e cultura do desenho arquitectónico. Articulações simbólicas, expressivas e ilustrativas.
Desenho de imaginação: a figura humana e o espaço. Modelos de interacção figural e representativa. Processos de ilustração, composição e montagem.
Bibliografia Obrigatória
ADLER, Kathleen; POINTON, Marcia; The Body Imaged: The Human Form and Visual Culture Since the Renaissance, Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1993. ISBN: 0521447682
ANDERSON, Alex T.; On the Human Figure in Architectural Representation, Journal of Architectural Education, Association of Collegiate Schools of Architecture, 55/4, 2002, 2002
Bibliografia Complementar
CAZORT, Mimi; KORNELL, Monique, ROBERT, K. B.; The Ingenious Machine of Nature: Four Centuries of Art and Anatomy ,, The National Gallery of Canada, 1996. ISBN: 0888846576
GOLDSTEIN, Nathan;; Figure Drawing: The Structure, Anatomy, and Expressive Design of the Human Form ,, London: Prentice Hall International, 1999
HALE, Robert Beverly ; Drawing Lessons from Great Masters: 100 Great Drawings Analized, Figure Drawing Fundamental Defined , New York: Watson-Guptill. ISBN: 0823014010.
Sainz Jorge;
El Dibujo de arquitectura. ISBN: 84-291-2106-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa será desenvolvido de acordo com o tipo de aula teórico-prática. Sessões teóricas destinam-se a enquadrar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como o regime dos exercícios e os parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo processo.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
3,00 |
Total: |
3,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
No final de cada fase, a avaliação será o resultado dos desenvolvimentos comparados das respostas dos estudantes, tendo como referência os parâmetros definidos nas fichas de trabalho.
É obrigatório a apresentação de um caderno de desenho (diário gráfico) no qual se dará cumprimento ao desenvolvimento de exercícios livres e específicos. O caderno de desenho perfaz 25% do total da classificação em cada fase.
O cálculo da classificação pressupõe a progressão dos níveis de exigência dos exercícios, bem como a perspectiva temporal e a síntese das aprendizagens. A classificação final, considerada a assiduidade e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das três classificações previstas para o ano lectivo, (25% +25%+ 50%).
Observações
Palavras Chave
Desenho> Figura Humana> Expressão> Representação> Espaço> Escala> Imagem> Ilustração> Composição>Montagem.