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Teoria 3

Código: 400403     Sigla: 400403

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2019/2020 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 166 MIARQ 4 - 6 - 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-05-01.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Apresentar a Teoria da Arquitectura como conhecimento transmissível e partilhável, relativo à organização geral do espaço, quer nas formas construídas quer nos processos de projecto, contribuindo para o desenvolvimento crítico e a inovação responsável nos métodos e nas formas da Arquitectura. A partir da exposição articulada de obra e escritos de autores de referência, explicitar-se-á a natureza histórica, artística e técnica da Arquitectura, assim como o confronto sempre aberto entre valores universais e circunstanciais, incansável busca de expressão em Formas Espaciais, das necessidades, aspirações e possibilidades da sociedade humana.

2. Capacitar o estudante para a elaboração própria da Teoria da Arquitectura, como articulação da investigação bibliográfica e experimental inerente à actividade do arquitecto, dependente de (1) identificação de objeto (2) delimitação de campo e das escalas para a sua abordagem (3) recolha e sistematização da informação pertinente (4) desenvolvimento do raciocínio crítico (5) argumentação referenciada e pessoal (6) através dos instrumentos, métodos e critérios disciplinares da Arquitectura.

3. Tratar, especificamente – através do levantamento e análise de casos reais - o reconhecimento dos Espaços Públicos e dos Equipamentos Colectivos, como formas arquitectónicas funcional e simbolicamente distintivas do carácter das cidades, cuja aplicação integra as unidades curriculares de Projecto IV (4º Ano) e Projecto V (5º Ano). Estimular a elaboração teórica da experiência do espaço compreendendo o contexto, a definição conceptual, tipológica e construtiva das suas formas, assim como a identificação de factores que as determinaram.

Resultados de aprendizagem e competências

1) Elaboração sobre literatura proposta e formulação fundamentada (escrita e gráfica) de argumentos próprios.

2) Elaboração própria sobre casos reais visitados com domínio da escrita e do desenho arquitectónico (contexto, implantação, escala, volumetria, distribuição, proporção, sistemas construtivos).

3) Objectividade, originalidade e economia de comunicação de resultados da investigação individual e de grupo sobre casos estudados (Desenho arquitectónico/Texto /Imagem).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

ESPAÇOS PÚBLICOS E EQUIPAMENTOS COLETIVOS - A RUA e O MUSEU

  1. O espaço das instituições humanas (Louis KAHN). Hierarquia das formas arquitectónicas (Mies van der ROHE). Existência, valores e espaço (Norberg-SCHULZ). A arquitectura como fenómeno social - arte, ciência e técnica (SIZA).
  2. A história da teoria da Arquitectura. Da evolução e actualização de “Princípios da Arquitectura” (VITRUVIO/C. PERRAULT, J. RUSKN, Le CORBUSIER, ZUMTHOR), a “Ideais da Arquitectura Moderna” (COLLINS), ou “Programas e Manifestos da Arquitectura do século XX” (CONRADS) até à hegemonia da crítica autoral contemporânea (FRAMPTON, MONEO).
  3. A obra, a publicação e o evento no desenvolvimento da arquitectura contemporânea. Modalidades da escrita e entrevistas de autores de referência. A escrita do arquitecto na memória descritiva do projecto: objectividade, simplicidade e economia das palavras.
  4. A análise urbana do arquitecto como processo crítico e transformador. Identificação dos elementos naturais e arquitectónicos que intervêm na forma urbana - da Geografia, Morfologia e Tipologia, à coexistência da regra e da utopia na construção das cidades. O espaço público como construção tridimensional integradora de intenções, estruturas e infraestruturas, uma categoria arquitectónica com traçado, proporção e construção.
  5. Métodos de investigação sobre um facto urbano ou arquitectónico. Instrumentos práticos e teóricos da crítica de arquitectura. A objectividade crítica em arquitectura. Teoria e estratégia de projecto. Revisão e construção de novos conceitos. Pensamento novo e identidades – o sujeito e o seu caso. O corpo como primeira proposta instrumental de leitura do Espaço Público
  6. Da história das cidades e da urbanística ao projecto urbano contemporâneo. Regeneração, requalificação, concentração e expansão como conceitos técnicos e políticos. Coerência figurativa, construtiva e gestionária das ideias urbanísticas e sua materialização arquitectónica. (FONSECA,1996)
  7. A forma arquitectónica significante (Norberg-SCHULZ) : Integridade, unicidade e historicidade.
  8. Estado da arte sobre o conceito de "monumento".
  9. Planeamento, programa e projecto dos Equipamentos Coletivos. O programa dos Equipamentos como argumento evolutivo no projecto, ou seja, como objecto de concepção arquitectónica (Louis KAHN). O cliente do arquitecto – métodos e efeitos da interacção. A narrativa e a abstração no debate contemporâneo.
  10. Da escala e da implantação – compromissos da obra com o espaço público (FONSECA). Dependência do desenho do edifício público e seus espaços exteriores. A teoria de figura e fundo em urbanismo e arquitectura.
  11. Desenvolvimento dos conceitos de proporção, beleza e carácter da arquitectura nas práticas e critica de actualidade.
  12. Coerência formal, cordenação e economia dos meios de expressão (MOURA), desenho e perfeita execução como contributos para a resistência da obra (FONSECA).

Bibliografia Obrigatória

BROWNLEE, David B. / DE LONG, David G. ; Louis I. Kahn: In the realm of Architecture, M. O. C.A. Los Angeles: Rizzoli N.Y. , 1991
Kenneth Frampton; Le Corbusier. ISBN: 0-8109-3494-9
Rafael Moneo; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Álvaro Siza Vieira; 01 textos. ISBN: 978-972-26-2923-2
Robert Venturi; Iconography and electronics upon a generic architecture. ISBN: 0-262-22051-2
Bruno Zevi; Architectura in nuce
Bruno Zevi; Erich Mendelsohn. ISBN: 84-252-1201-4
Bruno Zevi; Frank Lloyd Wright. ISBN: 84-252-1211-1

Bibliografia Complementar

Peter Collins; Los ideales de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-0342-2
Ulrich Conrads; Programs and manifestoes on 20th century architecture. ISBN: 0-262-53030-9
André Malraux; O museu imaginário. ISBN: 972-44-1034-X
Le Corbusier; Le modulor. ISBN: 2-904-833-01-3
Christian Norberg-Schulz; La signification dans lc2b4architecture occidentale. ISBN: 2-87009-077-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino servem a natureza teórico da unidade curricular e a forma de seminário, serve a apresentação matéria, a criação dos métodos de investigação, a coesão do trabalho em equipa, a discussão de resultados provisórios de trabalhos.

Sobre a literatura proposta será exercitado o resumo, a expansão de textos e a articulação de obras, temas e autores; sobre os casos de estudo experimental (neste ano lectivo dedicados a “RUA” e “MUSEU”) será exercitado o vocabulário disciplinar da arquitecura, estruturada e apurada a descrição escrita e gráfica arquitectónica; sobre a frequência será exercitada a comunicação de resultados provisórios do trabalho experimental com recurso à comunicação por meios multimédia.

Na sequência da ocorrência de pandemia COVID-19 o exercício experimental de casos de studo, entre 17 e 20 de Abril, foi objecto de novo enunciado, sob o título "A minha rua - um museu imaginário de espaço público", incidente na Rua onde o estudante se encontre durante as medidas de confinamento e isolamento social. Esse exercício é de elaboração individual e avaliado na escala de 0-20. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatório o registo de presença em 75% das aulas.

A avaliação da disciplina será constituída pelas informações (1) de dois testes correspondentes a cada um dos semestres, (2) o mínimo de um trabalho escrito de revisão de literatura (individual) (3) o estudo de caso (individual e, facultativamente, de grupo) (4) apresentação auto-proposta de trabalhos em aula.

Os trabalhos serão submetidos por e-mail. Os estudos de caso, devem integrar um único ficheiro, com cada um dos trabalhos individuais e o de conjunto. Se houver submissão diferenciada de resultados por parte dos elementos de um grupo, será liminarmente excluída a ponderação da avaliação correspondente a trabalho de grupo. A classificação do estudo de caso individual será realizada na escala de 0 a 16 acrescida de 0 a 4 valores quando o trabalho seja realizado em grupo e este produza dados, argumentos ou resultados para além dos que respeitam a cada caso individualmente estudado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência  (20%) + (Testes 40%) + (Trabalhos escritos 20%) + (Estudo de caso 20%)

Critérios de avaliação dos conhecimentos e competências:

  • Programa: Compreensão do Espaço Público e dos Equipamentos Coletivos como factos arquitectónicos expressivos dos valores colectivos da sociedade.
  • Método: Pertinência de escolha e eficácia da delimitação de um caso de estudo, diversidade e rigor da sua documentação e análise, objectividade de interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.
  • Frequência e participação activa: Presença na aula, apreensão e desenvolvimento dos temas das aulas, prossecução dos exemplos utilizados pelo professor, iniciativa e capacidade de trabalho em grupo.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho escrito de revisão de literatura incluirá obrigatoriamente dois dos títulos propostos na bibliografia.

Melhoria de classificação

Têm acesso a recurso e melhoria de nota os alunos com frequência superior a 75% das aulas e aproveitamento mínimo de 8 valores nos testes, texto e estudo de caso na pauta de resultados provisórios afixada até 30 de Junho, sendo esse recurso constituído por revisão de um dos exercícios (revisão de bibliografia ou estudo de caso individual), com a antecedência mínima de três dias úteis relativamente à data fixada no calendário escolar para publicação das pautas finais.

Observações

Serão aceites testes e trabalhos escritos em espanhol, francês, inglês e italiano, mas é obrigatória a inclusão de abstract em português nos estudos de caso (individual e de grupos)
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