Código: | 50143C5 | Sigla: | CEE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologia da Construção |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://structures.arq.up.pt |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 14 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
A unidade curricular pretende aproximar os alunos a três tipos de princípios estruturais - estática, materiais e construção - que estiveram na génese conceptual das obras de referência de engenheiros do passado.
Do ponto de vista da estática, o objectivo consiste em desenvolver uma compreensão intuitiva e holística da relação entre forma e estrutura a partir de métodos gráficos e modelos físicos. A partir do mais simples comportamento estrutural, arco (compressão) e cabo (tracção), os alunos serão capazes de visualizar, qualificar e questionar o comportamento de qualquer estrutura.
Os alunos deverão explorar a especificidade estrutural de cada material - por exemplo, a pedra só funciona à compressão e o aço funciona tanto à compressão como à tracção – mas também o campo comum em que estes podem trabalhar em conjunto. Cada material tem uma origem, um funcionamento estrutural e uma memória que estão profundamente ligadas à evolução tecnológica e ao saber-fazer que importa conservar e reinterpretar.
Os alunos deverão ainda compreender como os processos de produção, assemblagem, transporte e processos de construção influenciaram e estiveram na génese de novas soluções. A resposta a restrições, o como ultrapassar dificuldades impostas pela realidade e o desafio do status quo foram essenciais para definir novas soluções, como pontes e coberturas de grandes vãos.
Pretende-se que os alunos desenvolvam um pensamento de síntese entre forma, estrutura, materiais e construção no decorrer do seu método processual de projecto, procurando esbater os confinamentos disciplinares entre engenharia e arquitectura.
Com estes processos de aprendizagem, baseados no desenho, em referências históricas e na experimentação, os alunos devem ser capazes de desenvolver de uma linguagem comum que promova um diálogo mais informado com os engenheiros e outros profissionais da área da construção.
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de projectar e explicar uma estrutura, a partir dos princípios estruturais, e materializá-la numa forma construída.
1. PRINCÍPIOS ESTÁTICOS
1.2. Os fundamentos: compressão e tracção
1.3. A estática gráfica e a síntese entre forma e estrutura
1.4. A ausência da evidência: flexão
1.5. Sobreposições
1.6. Transgressões
2. PRINCÍPIOS MATERIAIS
2.1. Os materiais naturais – pedra e madeira
2.2. Os materiais da revolução industrial – as ligas metálicas
2.3. O betão armado enquanto pedra líquida
2.4. O pré-esforço e o negar à massa o seu peso próprio
2.5. Os materiais híbridos
3. PRINCÍPIOS CONSTRUTIVOS
3.1. Produção
3.2. Assemblagem
3.3. Transporte
3.4. Processos construtivos
Cada aula semanal é dividida em três partes: teoria, exercícios rápidos (estática gráfica e maquetes) e trabalho de grupo. Convidados (arquitectos, engenheiros e construtores) irão dar aulas cujos conteúdos complementam o tronco principal.
O trabalho de grupo consiste em desenhar e construir um objecto em betão (0.5 a 1.0 m3como referência). Cada equipa de cinco estudantes deve desenhar, planear e construir o objecto, em que deverá questionar pelo menos um dos princípios estruturais.
Como num ambiente de atelier, cada membro da equipa será responsável por tarefas específicas do trabalho de grupo (gestão, desenho, imagens e renders, estaleiro, fotografias, publicações).
Estão previstas de estudo a uma central de betão pronto, a uma empresa de cofragens, a um estaleiro de obra a decorrer e ao Laboratório de Ensaios da FEUP.
No final do semestre cada grupo deverá entregar três painéis descritivos do projeto, processo e obra, para além de uma reflexão sintética sobre a objecto construído.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 6,00 |
Elaboração de projeto | 36,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 81,00 |
75% presenças