Código: | 100106 | Sigla: | 100106 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
CNAEF | Arquitectura e construção |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho (D) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIARQ | 161 | MIARQ | 1 | - | 9 | - | 243 |
Conhecer os diferentes sistemas de representação, as suas propriedades e especificidades, como meio de leitura, construção e representação do espaço, do território ao objecto arquitectónico.
Saber utilizar ferramentas de modelação tridimensional para o mesmo fim.
Desenvolver o raciocínio espacial e geométrico.
Aplicar os processos construtivos da representação.
Representar, em projecção, formas reais ou imaginadas.
Construir digitalmente modelos tridimensionais de formas reais ou imaginadas.
Saber utilizar quaisquer dos modos de representação de forma intencional e expressiva.
Promover a criatividade e capacidade de resolver problemas.
SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO
A projecção como transformação geométrica.
Introdução aos diferentes sistemas de representação.
Representação ortográfica e representação axonométrica de formas tridimensionais compostas e de objectos arquitectónicos.
AXONOMETRIA
A projecção paralela como transformação afim.
Definição e caracterização da axonometria. Métodos de construção.
Cortes e translações.
Utilização da transparência e da cor.
PROJECÇÕES COTADAS
Noções de topografia. Projecções cotadas.
Aplicações e especificidade do sistema de projecções cotadas. Resolução de coberturas. Representação de superfícies topográficas.
PERSPECTIVA
A projecção central como transformação homológica.
Definição e caracterização da perspectiva. Métodos de construção.
A escolha do observador e a percepção do espaço.
Perspectiva acelerada e contraperspectiva. Anamorfoses.
A posição da fonte de luz e o traçado das sombras.
MODELAÇÃO TRIDIMENSIONAL
A simetria dos poliedros. As cúpulas geodésicas e a esfera.
Agregação poliédrica. Tesselações ordenadas do plano e do espaço.
Curvas e superfícies.
O programa será desenvolvido em aulas teóricas e práticas.
As aulas teóricas, de 1,5 horas semanais, destinam-se à exposição das matérias do programa e à divulgação e apoio, no que refere aos fundamentos teóricos e aos exemplos, dos exercícios a desenvolver nas aulas práticas, de 2 horas semanais.
Os exercícios práticos serão orientados para:
a) o desenvolvimento da imaginação das capacidades de percepção e de síntese;
b) a aquisição de uma linguagem simbólica;
c) a utilização do conceito unificador de transformação geométrica como metodologia de trabalho;
d) a valorização do trabalho em grupo.
O modo de leccionar as matérias que constam do programa da disciplina terá como preocupação, o enquadramento dos conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos e a possibilidade da utilização das novas tecnologias no que respeita à concepção e ao desenho.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 243,00 |
Total: | 243,00 |
Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas práticas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores considerando a participação presencial, os testes, os exercícios práticos e trabalho de grupo.
A nota final será a média ponderada da participação presencial (10%), dos testes (40%), dos exercícios executados nas aulas práticas (trabalho escrito, 30%) e dos trabalhos de grupo (trabalho laboratorial, 20%).
Possibilidade de realizar um exame final, se a classificação da UC for igual ou superior a 7,5 valores, para melhorar a componente da avaliação relativa aos testes (40% da nota final). Esse exame é composto por duas partes, correspondentes aos 1º e 2º testes, podendo o estudante optar por realizar apenas a 1ª parte do exame correspondente ao 1º teste (20% da nota final), a 2ª parte do exame correspondente ao 2º teste (20% da nota final), ou ambas.
Tratando-se de uma unidade curricular de 1º ano não tem precedências.