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Geometria Construtiva 1

Código: 30312B3     Sigla: 30312B3

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 40 MIARQ 3 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo das disciplinas de Geometria Construtiva consiste na investigação do papel da geometria nos processos generativos e construtivos em arquitectura, explorando a sua relação com as tecnologias digitais emergentes. Complementando os conhecimentos adquiridos em Geometria do 1º ano, a unidade curricular do primeiro semestre de Geometria Construtiva 1 (GC-1) introduz a investigação de novos temas com forte implicação no desenho e na caracterização do espaço arquitectónico.

O desenvolvimento do programa de GC-1 é realizado através da exploração prática do uso do computador, entendido simultaneamente enquanto meio de:
- representação geométrica (desenho e modelação);
- cálculo e computação geométrica (desenho paramétrico e algorítmico);
- materialização física (fabrico digital).


Resultados de aprendizagem e competências

Com a frequência de GC-1, pretende-se que o estudante seja capaz de:
- desenvolver o pensamento heurístico, visual e analítico, tanto no plano como no espaço;
- conhecer as incidências dos conceitos geométricos e do uso da Geometria no desenho arquitectónico;
- conhecer as técnicas bases das diferentes geometrias para modelar situações de modo a poder vir a usá-las criativamente;
- utilizar o computador para além da representação explícita de geometrias no ecrã, explorando as suas capacidades de cálculo e de materialização;
- desenvolver um pensamento crítico sobre a relação das tecnologias digitais com os processos de representação tradicionais, identificando as limitações e potencialidades de ambos na exploração da Geometria em Arquitectura.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. GEOMETRIA
1.1 Tipos de Geometria:
métrica, afim, projectiva, não-euclidianas, fractais.
1.2 Elementos:
ponto, curvas (arcos, hélices, "splines"), superfícies (regradas, curvatura simples, dupla curvatura, livres) e sólidos.
1.3 Temas de Geometria e Arquitectura:
simetria, proporção, fractais, topologia e grafos

2. COMPUTAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO
2.1 Conceitos:
representação vs. cálculo; desenho, modelação e computação geométrica; parametrização, algoritmos e associatividade; software vs. programação; metodologia bottom-up vs. top-down: 2D vs. 3D.
2.2 Introdução ao desenho e modelação digital:
coordenadas, criação e edição de curvas, superfícies e sólidos, transformações geométricas, visualização.
2.3 Introdução à computação geométrica:
parâmetros e algoritmos; funções matemáticas e lógicas, curvas e superfícies, listas e hierarquia de informação; geração e controlo de variação (métrica, topológica e quantitativa).
2.4 Tecnologias de materialização digital:
fabrico (adição, subtracção, formação); assemblagem; construção.

3. GEOMETRIA CONSTRUTIVA
3.1 Investigação de desenho, modelação e computação digital sobre tema de Geometria e Arquitectura (a seleccionar de 1.3).

Bibliografia Obrigatória

Blackwell William; Geometry in architecture. ISBN: 1-55953-018-9
Burry Jane; The New Mathematics of Architecture, Thames & Hudson, 2010
Burry Mark; Scripting Cultures: Architectural Design and Programming, John Wiley & Sons, 2011
Calter Paul A.; Squaring the circle
Kolarevic Branko 340; Architecture in the digital age. ISBN: 0-415-38141-X
Katz Victor J.; A history of mathematics. ISBN: 0-321-01618-1
Kalay Yehuda E.; Architecturec2b4s new media. ISBN: 0-262-11284-1
Kappraff Jay; Connections. ISBN: 981-02-4585-8
Le Corbusier; Le modulor. ISBN: 2-904-833-01-3
Mandelbrot Benoit B.; The fractal geometry of nature. ISBN: 978-0-7167-1186-5
March Lionel; Architectonics of humanism. ISBN: 0-471-97754-3
Marcolli Attilio; Teoria del campo
Mitchell William J.; Computer-aided architectural design
Mitchell William j.; Digital design media. ISBN: 0-471-28666-4
Mitchell William J.; The logic of architecture. ISBN: 0-262-63116-4
Oliveira Fernando Manuel Cortes Lisboa; Desenho de arquitectura assistido por computador. ISBN: 972-9483-27-2
Pérez-Gómez Alberto; Architectural representation and perpective hinge. ISBN: 0-262-66113-6
Pérez-Gómez Alberto; Architecture and the crisis of modern science. ISBN: 978-0-262-66055-6
Pottmann Helmut 340; Architectural geometry. ISBN: 978-1-934493-04-5
Schodek Daniel 340; Digital design and manufacturing. ISBN: 978-0-471-45636-0
Sousa José Pedro; Artigos da Secção de Tecnologia Digital, Revista Arquitectura e Vida, 2005-2006 (n.62 ao n.72)
Terzidis Kostas; Algorithmic Architecture, Architectural Press, 2006
Veloso Eduardo; Geometria. ISBN: 973-8353-26-X
Williams Kim ; Nexus - Architecture and Mathematics, 1996-2008 (I-VII)
Xavier João Pedro; Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa será desenvolvido através da combinação de processos de ensino teórico e prático em aulas semanais de 3 horas.
Ao longo do semestre são leccionadas 3 aulas teóricas destinadas à exposição e discussão das matérias do programa. A introdução prática ao uso de processos digitais é feita através de aulas teórico/práticas de tipo tutorial. As restantes aulas destinam-se à realização dos trabalhos práticos desenvolvendo-se de forma assistida, pontuada por momentos de apresentação e crítica colectiva.


A componente prática baseia-se na combinação iterativa de processos de representação (digital) com processos de materialização (física).

Software

Grasshopper (software livre)
Rhinoceros (McNeel)

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e da realização dos exercícios práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será a média ponderada da assiduidade e participação nas aulas (20%) e da realização dos trabalhos práticos (80%).

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