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Teoria 3

Código: 400403     Sigla: 400403

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2015/2016 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 201 MIARQ 4 - 6 - 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objeto da UC: ESPAÇO PÚBLICO E EQUIPAMENTOS COLECTIVOS 
1. Desenvolver os métodos de análise crítica sobre o Espaço Público, entendido como uma categoria arquitectónica, isto é, como um conjunto de formas espaciais regidas por princípios universais de ordem, proporção, economia e outros, e por razões circunstanciais dos valores sociais, do estado da arte e da natureza. Averiguação metódica de princípios e circunstâncias.
2. Estado da arte da teoria da arquitetura sobre o espaço público. Pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e âmbito disciplinar da arquitetura e urbanismo. Ciência, Arte e Técnica. Teoria e Crítica, Projeto e Construção. A literatura de Arquitetura, dos Tratados às publicações generalistas e de especialidade contemporâneas. Fazer pensamento novo.
3. Teoria e Estratégia Projetual (ou partido arquitetónico) na organização de espaços públicos significantes. Identificação, caracterização e hierarquia das formas edificadas (de residência, dos equipamentos, de trabalho ou lazer), das infra-estruturas urbanas e também das formas naturais como elementos constituintes da identidade do espaço público
4. Investigação experimental como condição da teoria. Especificidade dos meios de expressão (das ideias e do objeto) da arquitetura (escrita, desenho manual e em computador, medida e cálculo, fotografia, tratamento gráfico de imagem e texto), pesquisa bibliográfica e iconográfica, pesquisa documental (localização de informação original em arquivos, produção de entrevistas).Ampliação do domínio do desenho da arquitetura na formulação, expressão e transmissão das ideias espaciais.
5. Aplicação de competências adquiridas em unidades curriculares precedentes, de distintas áreas científicas, no sentido da autonomia, identificação de campos pessoais de investigação e enunciação de temas de arquitetura.
6. Uso das novas tecnologias para investigação, elaboração, registo, apresentação e arquivo dos resultados, tendo em vista desenvolver as competências de comunicação, debate e trabalho de equipa e estimular a divulgação e prosseguimento futuro dos estudos.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Reconhecimento dos espaços públicos como factos positivos e como Formas Significantes que se exprimem segundo os instrumentos disciplinares da arquitetura (Plantas, Secções, Perspetivas...), e obedecem a medidas ( em sentido físico e metafórico "a justa medida")
2. Discussão dos conceitos de Monumento e Monumentalidade para a sociedade intercultural contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Investigação empírica será dirigida a espaços públicos ou edifícios públicos escolhidos livremente por cada estudante mas necessáriamente visitados. Neles podem comparecer todos os tipos de formas construidas, desde edifícios públicos a habitações, espaços de trabalho ou de lazer.
DESTAQUES para 2015-2016:  Espaços e edifícios  Públicos construídos depois de 2000

1. Definições de Arquitetura, Teoria e Crítica.
2. Espaço das instituições humanas – identificação dos fenómenos sociais e urbanísticos que determinam as formas de residência, de trabalho e dos equipamentos. Hierarquia das formas arquitectónicas. Existência, valores e espaço. A questão do social em arquitectura.
3. Da história das cidades e do desenho urbano. Regeneração, requalificação, expansão e concentração como conceitos técnicos e políticos. Planeamento, Urbanismo e Arquitetura.
4. A objectividade crítica em arquitectura. Revisão e construção de novos conceitos.

5. A escrita da Arquitectura . Escritos e entrevistas de autores de referência - objectividade, simplicidade e economia das palavras.
6. O Espaço Público como categoria da Arquitetura: toda a arquitetura comparece na formação da Identidade das cidades. 
Coerência figurativa, construtiva e gestionária do urbaníismo e sua materialização arquitectónica. Ética. Estética e Técnica.
7. A forma arquitectónica como signo. Integridade, unicidade e historicidade do facto arquitectónico (ROSSI). Desenvolvimento dos conceitos de proporção e beleza nas práticas e critica de actualidade ( SIZA e ZUMTHOR).
8. Evolução e actualização dos “Princípios da Arquitectura”. VITRUVIO,ALBERTI, CLAUDE PERRAULT,RUSKIN, WRIGHT, LE CORBUSIER ,  Fonseca
9. Princípio, Regra e Modelo (CHOAY) Medida ( GREGOTTI, SIZA).
10. O dono da obra, pública e privada – identificação do interlocutor do arquitecto, seus reflexos no desenvolvimento público da arquitectura.
11. Os programas dos edifícios privados, públicos e das infraestruturas urbanas como argumento . Identificação da natureza dos programas com as formas.
12. Da escala e da implantação – compromissos da obra com o espaço público. Aplicação das noções de figura e fundo na análise de formas significantes.
13. Coerência formal e economia dos meios de expressão (Materiais e trabalho humano) – contribuição dos sistemas de construção, da proporção e da beleza, para a resistência da obra.
14. Os monumentos. Valores colectivos da sociedade contemporânea e sua representação em símbolos arquitectónicos.

Bibliografia Obrigatória

Norberg-Schulz Christian; Intentions in architecture
Norberg-Schulz Christian; Genius Loci. ISBN: 0-8478-0287-6
Schildt Gõran 050; Alvar Aalto. ISBN: 84-88386-13-3
Pfeiffer Bruce Brooks; Frank Lloyd Wright. ISBN: 0-85139-354-3
Venturi Robert; Iconography and electronics upon a generic architecture. ISBN: 0-262-22051-2
Ruskin John; Las siete lâmparas de la arquitectura. ISBN: 84-86556-17-1
Le Corbusier; Quand les cathédrales étaient blanches
Koolhaas Rem; Delirious New York. ISBN: 88-435-6230-4

Bibliografia Complementar

Crysler C. Greig 340; The SAGE handbook of architectural theory. ISBN: 978-1-4462-9263-2
Aureli Pier Vittorio 340; The city as a project. ISBN: 978-3-944074-06-1
http://www.bmwguggenheimlab.org/100urbantrends/#!/new-york-city/; Participatory City: 100 Urban Trends (A glossary of ideas from the BMW-Guggenheim Lab NEW YORK, BERLIN, MUMBAI) ), BMW, GUGGENHEIM LAB, 2013. ISBN: 978-0-89207-509-6

Observações Bibliográficas

A revisão de literatura será feita em três exercícios com as seguintes associações:
1. Christian-Norberg-Schulz e John Ruskin. De Genius Loci apenas os capítulos IV-Praga, V-Khartoum e VI - Roma.
2. Escritos de Alvar Aalto, F.L.W. Letters to Apprentices e R.V.( Letters) in Iconography and Electronics 
3. Le Corbusier e Rem Koolhaas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino servem a natureza teórica da disciplina com diversificação da qualidade dos tempos de trabalho do estudante- entre a revisão de literatura, a experiência concreta de um espaço ou edifício público e seu relatório. A forma de aula teórica, além de servir a exposição de matérias e motivação pelo professor poderá adoptar a forma de seminário para desenvolvimento de pensamento crítico sobre leituras, imagens ou argumentos propostos individualmente ou por grupos.

Software

CAD
Power Point

Palavras Chave

Humanidades > Artes
Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades > Filosofia > Fenomenologia
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 0,00
Exame 0,00
Participação presencial 20,00
Teste 50,00
Trabalho de campo 15,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Registo de presença obrigatório .
Realização de pelo menos dois dos exercícios propostos nas aulas.
Realização obrigatória de relatório de visita de estudo a um EP ou Equipamento.
Realização obrigatória de dois testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

20% - Frequência

15% - Somatório de resultados dos exercícios de bibliografia
15% Caso de estudo
50% - Testes – A classificação será a média dos resultados dos dois testes. 

Critérios de avaliação dos conhecimentos: 

• Programa: Compreensão do Espaço Público como facto arquitectónico expressivo dos valores colectivos da sociedade.
• Método: Pertinência dos exemplos, rigor de análise, objectividade de interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.
• Frequência, participação activa e submissão de exercícios facultativos de revisão de literatura programada ou de escolha autónoma. 

Presença na aula, apreensão e desenvolvimento dos temas das aulas, prossecução dos exemplos utilizados pelo professor,

Provas e trabalhos especiais

1. Resumo e revisão crítica de textos ( Bibliografia do Programa e Escritos de autores propostos em aula)

2. O corpo em viagem, uma experiência de reconhecimento de um espaço público concreto e visistado (desenho, fotografia e escrita)

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