Código: | 50123C5 | Sigla: | 50123C5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 32 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
A disciplina de Economia Urbana pretende introduzir uma abordagem teórica de alguns temas recorrentes da análise urbana numa perspectiva que permita enquadrar as condicionantes colocadas pela estrutura económica da sociedade à intervenção na cidade e as questões que derivam da interacção do sistema urbano com o sistema económico.
O desenvolvimento dos temas escolhidos será subordinado à óptica proposta pela teoria económica, utilizando conceitos disciplinares que permitam definir as categorias económicas que se pretendem identificar como elementos de caracterização do processo de transformação urbana na sociedade contemporânea.
Pretende-se estimular no estudante a compreensão dos fenómenos económicos enquanto elementos da política urbana bem como a compreensão dos mecanismos de funcionamento dos processos de transformação urbana e do mercado imobiliário.
1 - Introdução
O pensamento económico como elemento determinante na análise da dinâmica dos sistemas urbanos.
A ciência económica como corpo disciplinar autónomo na análise das variáveis urbanas.
2 - Da cidade à metrópole: a organização do espaço no quadro das dinâmicas sociais.
As relações inter-regionais, a rede urbana e as transformações da cidade.
Os modelos de desenvolvimento económico e a qualificação do espaço urbano.
3 - Do ideal urbano à vida dos limites.
As novas formas e a transformação dos valores urbanos.
A valorização do solo e os grandes projectos urbanos na construção da cidade.
A produção do espaço e a renda do solo urbano.
4 - Quem decide ou a intervenção dos agentes da transformação na busca de modelos e imagens que alimentem o mercado urbano.
A construção dos modelos para a cidade em transformação e os novos elementos de qualificação do espaço.
Políticas urbanas, poder de decisão e intervenção da administração.
A desigualdade do solo e o mercado.
5 - A dinâmica do sistema urbano e a questão das políticas alternativas.
Dinâmicas metropolitanas, planeamento urbanístico e distribuição do rendimento no ciclo de vida das cidades.
Obsolescência das "bacias produtivas" e o papel da "inovação" na reorganização espacial das actividades.
Potencialidades de reconversão das áreas metropolitanas: nova centralidade e novas ideologias urbanas.
Será prosseguida uma didática expositiva, procurando estimular o debate sobre as questões levantadas pela abordagem teórica orientado para o aprofundamento da reflexão sobre as diversas interacções em causa, nomeadamente a interacção território/cidade que é pretendida como objectivo pedagógico do 5º ano na programação geral do curso. Procurar-se-á fomentar tal debate através da crítica à estratégia de ordenamento e de intervenção urbanística proposta no trabalho prático de Projecto V.
Como trabalho de reflexão sobre os temas apresentados, que informará os instrumentos urbanísticos de intervenção, será solicitado um relatório de identificação e análise das variáveis económico-urbanas que determinam o processo de reestruturação das áreas metropolitanas face às transformações ocorridas nos seus "centros", e um estudo de funcionamento das regras pelas quais se orientam os agentes urbanos na sua actividade de criadores de valores urbanos.
Entendendo o processo didáctico como aquele que visa não só a transmissão de conhecimentos mas também o desenvolvimento de aptidões do estudante e o estímulo à capacidade de problematizar e de questionar, segue-se uma metodologia que visa a participação activa do estudante no processo pedagógico, nomeadamente criando condições para o diálogo professor-estudante.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação do aproveitamento fundar-se-á na capacidade crítica demonstrada nos dois trabalhos solicitados e na contribuição para o debate que se for estabelecendo com base na exposição dos temas e na literatura aconselhada, dependendo a avaliação final da articulação do trabalho desenvolvido com a metodologia de análise e intervenção proposta no 5º ano.
A realização dos exercícios deve ter lugar fora do espaço da Aula e o acompanhamento do estudante é levado a cabo no horário de atendimento.
A classificação será obtida pela média das classificações dos exercícios práticos.
A avaliação do aproveitamento fundar-se-á na capacidade crítica demonstrada nos dois trabalhos solicitados e na contribuição para o debate que se for estabelecendo com base na exposição dos temas e na literatura aconselhada, dependendo a avaliação final da articulação do trabalho desenvolvido com a metodologia de análise e intervenção proposta no 5º ano.
A realização dos exercícios deve ter lugar fora do espaço da Aula e o acompanhamento do estudante é levado a cabo no horário de atendimento.