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CAAD 1

Código: 30306B3     Sigla: 30306B3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2014/2015 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://web.ccre.arq.up.pt
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 79 MIARQ 3 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da unidade curricular de Projeto de Arquitetura Assistido por Computador (CAAD I) do 3º ano é o de desenvolver bases teórico-práticas no universo da computação gráfica com especial destaque para os programas informáticos aplicados à concepção, representação e comunicação de projeto de arquitetura numa fase inicial do seu desenvolvimento (comunicação, conceitos, organogramas, representações esquemáticas, implantação e volumetria). O intuito é o de transmitir os conhecimentos necessários para que o universo digital seja utilizado como veículo de projeto complementar ao universo analógico, capaz de promover a comunicação de ideias e aspectos estruturais dos projetos.

A disciplina desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial do universo digital para a concepção, representação e comunicação do espaço e de desenvolver os exercícios de arquitetura que lhes são propostos. A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, projetos de autoria individual e colectiva.

Os exercícios de arquitetura que constituem os trabalhos práticos da unidade curricular têm como programa os espaços físicos de ensino e as dinâmicas de sociabilidade e aprendizagem, a serem traduzidos num equipamento colectivo multi-funcional (“Learning Centre”) e em Células de Estudo individuais articuladas com o primeiro.
A capacidade que a rede interna da Faculdade e a Internet dá aos alunos de comunicar e partilhar informação constitui uma parte integrante da forma como a disciplina é leccionada e de como os trabalhos práticos de projeto são desenvolvidos. Isto é assegurado pela utilização ativa ao longo da unidade curricular de diversas plataformas como o Sigarra, Moodle, o Facebook, o Issuu e o Vimeo.

Resultados de aprendizagem e competências

No decurso da unidade curricular de CAAD I espera-se que os alunos sejam capazes de:

– dominar e explorar as potencialidades técnicas de representação e edição dos programas Autocad e Sketchup;


– explorar de forma coerente os métodos de representação visual para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício;


– desenvolver o projeto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais, painéis de síntese e animações apresentadas) de uma forma estruturada;


– participar activamente nas aulas práticas e teórico-práticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa de CAAD I inicia-se com um workshop exploratório que visa introduzir os alunos ao software de desenho Autocad, fazendo uma primeira articulação entre o universo digital da representação bidimensional de arquitetura e as competências de desenho tradicional já adquiridas pelos alunos nos primeiros dois anos de curso. Findo este workshop será realizado um outro workshop dedicado ao software de modelação Sketchup, onde os alunos aprenderão a modelar e testar de uma forma rápida e intuitiva volumetrias e espaços tridimensionais, numa lógica de esquisso digital.

Propõe-se em seguida um exercício a desenvolver ao longo do primeiro semestre em que os alunos são orientados a concentrarem-se nos princípios de composição geométrica no plano e no espaço para o desenvolvimento de um projeto de autoria colectiva e individual, integrando as tecnologias CAAD e software leccionado no processo do seu desenvolvimento, em articulação com as metodologias projetuais analógicas, de forma a introduzir de forma equilibrada as ferramentas digitais nos processos metodológicos de projeto de arquitetura. Este exercício terá duas componentes: uma primeira componente, a desenvolver em grupo, terá como programa e contexto próprio um espaço de sociabilização e estudo com forte integração de TIC – um Learning Centre – em que serão exploradas determinadas ideias-chave (nomeadamente antecipação, imaginação, polivalência de funções, comunidades de estudo e outras ideias relacionadas) e será integrado um Artefacto Digital Interativo (um aparato tecnológico capaz de promover a interação entre os utilizadores do Learning Centre e/ou destes com o exterior, que os alunos deverão conceber e expressar); uma segunda componente, a desenvolver individualmente por cada membro de cada grupo e a integrar no projeto de grupo, terá como programa o desenvolvimento de uma Célula de Estudo individual – um módulo destinado a ser utilizado pelos utilizadores do Learning Centre para estudo mais reservado. Será valorizada uma adequada articulação entre as duas componentes, designadamente no grau de integração arquitectónica e coerência comunicativa das propostas individuais com a proposta de grupo.

Ambas as componentes serão desenvolvidas sob forma de narrativa visual – uma sequência linear de páginas capaz de comunicar, como se se tratasse de uma história, o processo de desenvolvimento do exercício, da ideia à formalização.

Bibliografia Obrigatória

Bosselman, Peter; Representation of Places: Reality and Realism in City Design
Carneiro Alberto; Campo sujeito e representação no ensino e na prática de desenho-projecto. ISBN: 972-9483-12-4
Pérez-Gómez Alberto; Architectural representation and perpective hinge. ISBN: 0-262-66113-6
Kress, G.; Leeuwen, T; Reading Images: The Grammar of Visual Design
Maas, Winy. ; Five Minutes City: Architecture and [im]mobility
Neto Pedro Leão; Urban design representation an comunication
Bárbara, Maria; Good Looking: Essays on the virtue of Images
Vieira Joaquim Pereira Pinto; O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Engeli, Maia. ; The Poetics of Communication
Holl Steven; Parallax. ISBN: 3-7643-6436-X
Nasar, Jack Ed.; Environment Aesthetics: Theory, Research and Applications
W. Preiser e J. Nasar, Ed.; Directions in Person – Environment Research
Lynch Kevin; The image of the city. ISBN: 262 12004 6
O´Donnell, Caroline.; Synaesthetic City in Manchester Architecture Papers Ed.
AAVV; "Real vs Virtual - Revista de comunicação e linguagens", Organização de José Bragança de Miranda.
Brawne, M.; From idea to Building: Issues in Architecture.
Cook, Peter.; Drawing, the motive force of architecture.
Frampton, Keneth.; Technology, Place and Architecture.
Leyton, Michael.; Shape as Memory: A Geometric Theory of Architecture (The Information Technology Revolution in Architecture).
Terceiro, José B.; Sociedade Digital - do homo sapiens ao homo digitalis
Turke, Sherry.; A vida no ecrã - a identidade na era da internet.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os princípios metodológicos que orientam esta disciplina têm como pilares fundamentais:
(1) fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre discentes e docentes e (2) tornar possível aos discentes ter um papel activo no próprio processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos programáticos, a incentivar a cooperação e trabalho em grupo e a promover uma maior auto-responsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução dos trabalhos a realizar.
Pretende-se adoptar uma estratégia de trabalho que encaminhe os alunos para desenvolver simultaneamente projetos de autoria colectiva e individual e, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo de debate de ideias e auto-avaliação dos trabalhos realizados ao longo do semestre. Deste modo, espera-se que a qualidade dos métodos de trabalho pedagógico e a eficácia da aprendizagem que balizam esta disciplina sejam implementados de uma forma minimamente personalizada.
A disciplina desenvolve-se em dois vectores paralelos, um teórico-prático e outro prático. As aulas teórico-práticas desdobram-se em dois blocos temáticos. Um dos blocos consiste no estudo das funcionalidades e opções de interação dos programas Autocad e Sketchup, com particular incidência na compreensão da estrutura e sintaxe de comandos. Este bloco possui uma forte componente de ensino interativo em suporte digital, possuindo maior expressão no início do semestre.
Um segundo bloco, que se desenvolve ao longo de todo o semestre, pretende fornecer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de concepção, representação e comunicação. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes, por um lado, de explorar determinadas ideias-chave para a concepção e desenvolvimento do projeto de arquitetura, nomeadamente: antecipação, imaginação, polivalência de funções, tecnologia aplicada aos espaços e outras ideias relacionadas. Por outro lado, serem capazes de questionar e problematizar sobre o potencial dos programas de representação e concepção e, por outro, sobre as potencialidades de acessibilidade e interatividade na Internet para a comunicação de um projeto, que no caso particular da unidade curricular será um Learning Centre e uma Célula Individual de Estudo.
As aulas práticas realizam-se na sala do laboratório de computação gráfica. Estas aulas têm como objectivo permitir a rápida assimilação e aplicação dos conteúdos das aulas teórico-práticas e a troca de ideias entre os alunos e professores sobre o desenvolvimento do projeto, bem como o esclarecimento de dúvidas que entretanto possam surgir aos alunos. É através dos exercícios de concepção, representação e comunicação desenvolvidos ao longo do semestre que será avaliado o desempenho e capacidade de adaptação de cada aluno e de cada grupo ao programa proposto. Os conhecimentos técnicos adquiridos pelos alunos fornecem as bases operacionais necessárias para que estes desenvolvam os exercícios de representação e comunicação que lhes são exigidos. A possibilidade de monitorizar o desenvolvimento dos alunos permite problematizar junto dos mesmos a melhor utilização dos instrumentos de fotografia e programas informáticos e assim garantir o necessário domínio técnico de forma a estes serem utilizados como veículos de investigação e descoberta e não cair no paradoxo do mero "operador".
As capacidades oferecidas pelas redes internas da Universidade do Porto e a rede de alcance mundial (WWW) para docente e discentes comunicarem e partilharem informação constitui parte integrante da disciplina (procura-se que seja) repercutindo-se na forma como a comunicação do projeto de arquitetura, a utilização da tecnologia digital e outros programas são ensinados e de como os trabalhos práticos são desenvolvidos e dados a conhecer a outras instituições e pessoas.

Software

Sketchup
Autocad

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 75,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e do trabalho de grupo e individual a realizar.

Fórmula de cálculo da classificação final

A disciplina de CAAD I do 3º ano é uma disciplina onde o método de avaliação é obtido através de uma ponderação entre vários parâmetros e sem exame final.
Não existe nenhum teste ou exame final, porque é todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos e comunicação destes que são avaliados de acordo com os critérios e os parâmetros que se indicam adiante.

A entrega da componente de grupo do exercício de CAAD I (TG) consistirá numa narrativa visual (uma sequência linear de páginas capaz de comunicar, como se se tratasse de uma história, o processo de desenvolvimento do exercício do Learning Centre, da ideia à formalização), entregue em formato digital (PDF) e impressa, que será avaliada nos seguintes parâmetros:

PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas;


PA2: Exploração e coerência dos métodos de representação visual adoptados para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício;


PA3: Estrutura e desenvolvimento do projeto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais, painéis de síntese e animações apresentadas);


PA4: Assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas e teórico-práticas.

A entrega da componente individual do exercício de CAAD I (TI) consistirá numa narrativa visual, nos mesmos moldes da entrega de grupo, mas relativa ao processo de desenvolvimento da Célula de Estudo individual, e será avaliada nos mesmos parâmetros, chamando-se a atenção para a necessidade de articular ambas as componentes de forma coerente.

 

MÉTODO DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CAAD I

 

TG = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TI = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

CF = [0,6TG + 0,4TI]

TG = trabalho de grupo (componente de grupo do exercício de CAAD I: narrativa visual do Learning Centre);

TI = trabalho individual (componente individual do exercício de CAAD I: narrativa visual da Célula de Estudo individual);

CF = classificação final de CAAD I.


A classificação final e as classificações dos trabalhos individual e de grupo estão cotadas com o máximo de 20 valores.

Observações

Unidade curricular opcional, sem precedências.

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