Código: | 400403 | Sigla: | 400403 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 211 | MIARQ | 4 | - | 6 | - | 162 |
Objeto da UC: As formas do ESPAÇO PÚBLICO
1. Desenvolver os métodos de análise crítica sobre o Espaço Público, entendido como uma categoria arquitectónica, isto é, como um conjunto de formas espaciais regidas por princípios universais de ordem, proporção, economia e outros, e por razões circunstanciais dos valores sociais, do estado da arte e da natureza. Averiguação metódica de princípios e circunstâncias.
2. Estado da arte da teoria da arquitetura sobre o espaço público. Pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e âmbito disciplinar da arquitetura e urbanismo. Ciência, Arte e Técnica. Teoria e Crítica, Projeto e Construção. A literatura de Arquitetura, dos Tratados às publicações generalistas e de especialidade contemporâneas. Fazer pensamento novo.
3. Teoria e Estratégia Projetual (ou partido arquitetónico) na organização de espaços públicos significantes. Identificação, caracterização e hierarquia das formas edificadas (de residência, dos equipamentos, de trabalho ou lazer), das infra-estruturas urbanas e também das formas naturais como elementos constituintes da identidade do espaço público
4. Investigação experimental como condição da teoria. Especificidade dos meios de expressão (das ideias e do objeto) da arquitetura (escrita, desenho manual e em computador, medida e cálculo, fotografia, tratamento gráfico de imagem e texto), pesquisa bibliográfica e iconográfica, pesquisa documental (localização de informação original em arquivos, produção de entrevistas).Ampliação do domínio do desenho da arquitetura na formulação, expressão e transmissão das ideias espaciais.
5. Aplicação de competências adquiridas em unidades curriculares precedentes, de distintas áreas científicas, no sentido da autonomia, identificação de campos pessoais de investigação e enunciação de temas de arquitetura.
6. Uso das novas tecnologias para investigação, elaboração, registo, apresentação e arquivo dos resultados, tendo em vista desenvolver as competências de comunicação, debate e trabalho de equipa e estimular a divulgação e prosseguimento futuro dos estudos.
Reconhecimento dos espaços públicos como factos positivos e como Formas Significantes que se exprimem segundo os instrumentos disciplinares da arquitetura.
Desenho I e II, Projeto II, TGOE, Teoria 1, HAM
1. Definições de Arquitetura, história da teoria da arquitetura.
2. Espaço das instituições – identificação dos fenómenos sociais e urbanísticos que determinam as formas de residência, de trabalho e dos equipamentos. Hierarquia das formas arquitectónicas. Existência, valores e espaço. A questão do social em arquitectura.
3. Da história das cidades e do desenho urbano. Regeneração, requalificação, expansão e concentração como conceitos técnicos e políticos. Planeamento, Urbanismo e Arquitetura.
4. A objectividade crítica em arquitectura. Revisão e construção de novos conceitos. 5. Evolução e actualização dos “Princípios da Arquitectura”. (VITRUVIO segundo C. PERRAULT e outros tradutores, ALBERTI, J. RUSKN, LE CORBUSIER, VENTURI)
6. A escrita da Arquitectura - Escritos e entrevistas de autores de referência - objectividade, simplicidade e economia das palavras.
7. O Espaço Público como categoria da Arquitetura: toda a arquitetura comparece na formação da Identidade das cidades, urbanidade e cidadania. (KOOLHAAS, SIZA).
8. Coerência figurativa, construtiva e gestionária do urbaníismo e sua materialização arquitectónica. Ética. Estética e Técnica. (FONSECA)
9. A forma arquitectónica como signo. Integridade, unicidade e historicidade do facto arquitectónico (ROSSI). Desenvolvimento dos conceitos de proporção e beleza nas práticas e critica de actualidade ( SIZA e ZUMTHOR).
10. Princípio, Regra e Medida (CHOAY, SIZA).
11. O dono da obra, pública e privada – identificação do interlocutor do arquitecto, seus reflexos no desenvolvimento público da arquitectura.
12. Os programas dos edifícios privados, públicos e das infraestruturas urbanas como argumento . Identificação da natureza dos programas com as formas.
13. Da escala e da implantação – compromissos da obra com o espaço público. Aplicação das noções de figura e fundo na análise de formas significantes.
15. Coerência formal e economia dos meios de expressão – contribuição dos sistemas de construção, da proporção e da beleza, para a resistência da obra.
16. Os monumentos. Valores da Arquitectura contemporânea e sua representação em símbolos.
Os métodos de ensino servem a natureza teórica da disciplina com diversificação da qualidade dos tempos de contacto do estudante: A forma de aula teórica, além de servir a exposição de matérias e motivação pelo professor poderá adoptar a forma de seminário para desenvolvimento de pensamento crítico sobre leituras, imagens ou argumentos propostos individualmente ou por grupos.
Sobre material escrito e gráfico referido aos temas e casos de estudo o aluno exercitará, ao longo do ano, a estruturação e apuramento do seu discurso com recurso à comunicação por meios multimédia.
A participação de convidados visará a exposição de conteúdos pertinentes e a experiência de argumentação na perspectiva interdisciplinar do projecto ou do reconhecimento do promotor da arquitectura das instituições.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 0,00 |
Exame | 0,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Prova oral | 0,00 |
Teste | 50,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Registo de presença obrigatório em pelo menos 75% das aulas.
Realização de pelo menos dois dos exercícios propostos nas aulas.
Realização obrigatória de dois testes.
20% - Frequência
30% - Média de resultados de dois exercícios propostos nas aulas
50% - Testes – A classificação será a média dos resultados dos dois testes.
Critérios de avaliação dos conhecimentos:
• Programa: Compreensão do Espaço Público como facto arquitectónico expressivo dos valores colectivos da sociedade.
• Método: Pertinência dos exemplos, rigor de análise, objectividade de interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.
• Frequência, participação activa e submissão de exercícios facultativos de revisão de literatura programada ou de escolha autónoma.
Presença na aula, apreensão e desenvolvimento dos temas das aulas, prossecução dos exemplos utilizados pelo professor,
1. Resumo e revisão crítica de textos ( Bibliografia do Programa e Escritos de autores propostos em aula)
2. O corpo em viagem, uma experiência de reconhecimento de um espaço público concreto e visistado (desenho, fotografia e escrita)