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Teoria 3

Código: 400403     Sigla: 400403

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2013/2014 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 211 MIARQ 4 - 6 - 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objeto da UC: As formas do ESPAÇO PÚBLICO 
1. Desenvolver os métodos de análise crítica sobre o Espaço Público, entendido como uma categoria arquitectónica, isto é, como um conjunto de formas espaciais regidas por princípios universais de ordem, proporção, economia e outros, e por razões circunstanciais dos valores sociais, do estado da arte e da natureza. Averiguação metódica de princípios e circunstâncias.
2. Estado da arte da teoria da arquitetura sobre o espaço público. Pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e âmbito disciplinar da arquitetura e urbanismo. Ciência, Arte e Técnica. Teoria e Crítica, Projeto e Construção. A literatura de Arquitetura, dos Tratados às publicações generalistas e de especialidade contemporâneas. Fazer pensamento novo.
3. Teoria e Estratégia Projetual (ou partido arquitetónico) na organização de espaços públicos significantes. Identificação, caracterização e hierarquia das formas edificadas (de residência, dos equipamentos, de trabalho ou lazer), das infra-estruturas urbanas e também das formas naturais como elementos constituintes da identidade do espaço público
4. Investigação experimental como condição da teoria. Especificidade dos meios de expressão (das ideias e do objeto) da arquitetura (escrita, desenho manual e em computador, medida e cálculo, fotografia, tratamento gráfico de imagem e texto), pesquisa bibliográfica e iconográfica, pesquisa documental (localização de informação original em arquivos, produção de entrevistas).Ampliação do domínio do desenho da arquitetura na formulação, expressão e transmissão das ideias espaciais.
5. Aplicação de competências adquiridas em unidades curriculares precedentes, de distintas áreas científicas, no sentido da autonomia, identificação de campos pessoais de investigação e enunciação de temas de arquitetura.
6. Uso das novas tecnologias para investigação, elaboração, registo, apresentação e arquivo dos resultados, tendo em vista desenvolver as competências de comunicação, debate e trabalho de equipa e estimular a divulgação e prosseguimento futuro dos estudos.

Resultados de aprendizagem e competências

Reconhecimento dos espaços públicos como factos positivos e como Formas Significantes que se exprimem segundo os instrumentos disciplinares da arquitetura. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Desenho I e II, Projeto II, TGOE, Teoria 1, HAM

Programa

1. Definições de Arquitetura, história da teoria da arquitetura.
2. Espaço das instituições – identificação dos fenómenos sociais e urbanísticos que determinam as formas de residência, de trabalho e dos equipamentos. Hierarquia das formas arquitectónicas. Existência, valores e espaço. A questão do social em arquitectura.
3. Da história das cidades e do desenho urbano. Regeneração, requalificação, expansão e concentração como conceitos técnicos e políticos. Planeamento, Urbanismo e Arquitetura.
4. A objectividade crítica em arquitectura. Revisão e construção de novos conceitos. 5. Evolução e actualização dos “Princípios da Arquitectura”. (VITRUVIO segundo C. PERRAULT e outros tradutores, ALBERTI, J. RUSKN, LE CORBUSIER, VENTURI)
6. A escrita da Arquitectura - Escritos e entrevistas de autores de referência - objectividade, simplicidade e economia das palavras.
7. O Espaço Público como categoria da Arquitetura: toda a arquitetura comparece na formação da Identidade das cidades, urbanidade e cidadania. (KOOLHAAS, SIZA).
8. Coerência figurativa, construtiva e gestionária do urbaníismo e sua materialização arquitectónica. Ética. Estética e Técnica. (FONSECA)
9. A forma arquitectónica como signo. Integridade, unicidade e historicidade do facto arquitectónico (ROSSI). Desenvolvimento dos conceitos de proporção e beleza nas práticas e critica de actualidade ( SIZA e ZUMTHOR).
10. Princípio, Regra e Medida (CHOAY, SIZA).
11. O dono da obra, pública e privada – identificação do interlocutor do arquitecto, seus reflexos no desenvolvimento público da arquitectura.
12. Os programas dos edifícios privados, públicos e das infraestruturas urbanas como argumento . Identificação da natureza dos programas com as formas.
13. Da escala e da implantação – compromissos da obra com o espaço público. Aplicação das noções de figura e fundo na análise de formas significantes.
15. Coerência formal e economia dos meios de expressão – contribuição dos sistemas de construção, da proporção e da beleza, para a resistência da obra.
16. Os monumentos. Valores da Arquitectura contemporânea e sua representação em símbolos.

Bibliografia Obrigatória

Alberti Leon Battista; Da arte edificatória. ISBN: 978-972-31-1374-7
Polión Marco Vitruvio 070; Les dix livres d.architecture. ISBN: 2-903442-29-0
Zevi Bruno; Architettura in nuce
Rasmussen Steen Eiler; Experiencing architecture. ISBN: 0-262-18003-0
Venturi Robert; Iconography and electronics upon a generic architecture. ISBN: 0-262-22051-2
Machabert Dominique, Beaudouin Laurent ; Alvaro Siza ; Une Question De Mesure, LE MONITEUR, 2008. ISBN: 9782281193565 (Caleidoscópio, ISBN 9789896580100 (Esgotado))

Bibliografia Complementar

Quetglas Josep; Artículos de ocasión. ISBN: 84-252-1525-0
Moneo Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Pallasmaa Juhani; The thinking hand. ISBN: 978-0-470-77929-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino servem a natureza teórica da disciplina com diversificação da qualidade dos tempos de contacto do estudante: A forma de aula teórica, além de servir a exposição de matérias e motivação pelo professor poderá adoptar a forma de seminário para desenvolvimento de pensamento crítico sobre leituras, imagens ou argumentos propostos individualmente ou por grupos.
Sobre material escrito e gráfico referido aos temas e casos de estudo o aluno exercitará, ao longo do ano, a estruturação e apuramento do seu discurso com recurso à comunicação por meios multimédia.
A participação de convidados visará a exposição de conteúdos pertinentes e a experiência de argumentação na perspectiva interdisciplinar do projecto ou do reconhecimento do promotor da arquitectura das instituições.

Software

CAD
Power Point

Palavras Chave

Humanidades > Artes
Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades > Filosofia > Fenomenologia
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 0,00
Exame 0,00
Participação presencial 20,00
Prova oral 0,00
Teste 50,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Registo de presença obrigatório em pelo menos 75% das aulas.
Realização de pelo menos dois dos exercícios propostos nas aulas.
Realização obrigatória de dois testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

20% - Frequência

30% - Média de resultados de dois exercícios propostos nas aulas

50% - Testes – A classificação será a média dos resultados dos dois testes. 

Critérios de avaliação dos conhecimentos: 

• Programa: Compreensão do Espaço Público como facto arquitectónico expressivo dos valores colectivos da sociedade.
• Método: Pertinência dos exemplos, rigor de análise, objectividade de interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.
• Frequência, participação activa e submissão de exercícios facultativos de revisão de literatura programada ou de escolha autónoma. 

Presença na aula, apreensão e desenvolvimento dos temas das aulas, prossecução dos exemplos utilizados pelo professor,

Provas e trabalhos especiais

1. Resumo e revisão crítica de textos ( Bibliografia do Programa e Escritos de autores propostos em aula)

2. O corpo em viagem, uma experiência de reconhecimento de um espaço público concreto e visistado (desenho, fotografia e escrita)

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