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Fundamentos da Cultura Moderna: espaço físico, espaço social e dinâmicas institucionais

Código: 3502     Sigla: FCM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Qualquer área científica da UP
OFICIAL Arquitetura

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Programa de Doutoramento em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 18 Dinâmicas e Formas Urbanas 1 - 5 -
Arquitectura: Teoria, Projecto, História 1 - 5 -
Projecto do Espaço Habitacional e Formas do Habitar 1 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Promover o conhecimento dos processos de regulação social característicos das sociedades contemporâneas e das suas contradições;
Dinamizar e sistematizar o conhecimento dos principais processos contemporâneos de vinculação entre espaço e sociedade e as respectivas dinâmicas de reprodução e transformação social;
Documentar aprofundadamente a estruturação de modalidades diferenciadas de constituição de espaços públicos, semipúblicos e privados e a pertinência das divisões sociais e simbólicas na sua génese diferenciada;
Promover um conhecimento sociológico detalhado sobre a génese dos processos referenciados em sociedades como a portuguesa e estabilizar referenciais comparativos significativos.

Programa

1. Espaço físico, espaço social e dinâmicas institucionais.
Opções teóricas e metodológicas.
2. Regulação, desregulação social e espaço nas sociedades contemporâneas.
História e tendências recentes.
3. Espaços físicos socialmente apropriados, classes sociais e culturas de classe
3.1. A estruturação dos espaços públicos, semipúblicos e privados na burguesia
3.2. A estruturação dos espaços públicos, semipúblicos e privados na pequena-burguesia
3.3. A estruturação dos espaços públicos, semipúblicos e privados no campesinato
3.4. A estruturação dos espaços públicos, semipúblicos e privados no operariado
3.5. Espaço físico socialmente apropriado e precariado

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final
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