Projecto 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e urbanismo |
Ocorrência: 2012/2013 - A (de 10-09-2012 a 17-07-2013)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
165 |
MIARQ |
1 |
- |
21 |
- |
567 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A cadeira, inserida num primeiro ano entendido como propedêutico, visa:
-a abordagem genérica da problemática da Arquitectura;
-o domínio dos instrumentos básicos da projectação;
-A iniciação à metodologia da composição espacial.
Programa
O desenvolvimento dos trabalhos práticos estrutura-se de modo a suscitar no estudante, que numa primeira fase recorre à intuição como elemento privilegiado na descoberta do uso das formas, a necessidade de uma racionalização sistemática que contribua para a existência de coesão entre ideia e proposta e conduza a uma pesquisa progressiva de lógica e rigor, onde haja lugar para uma abordagem geral dos aspectos construtivos.
Serão realizados três exercícios práticos, visando objectivos complementares:
1º EXERCÍCIO (1ª FASE ):
-estrutura e composição (massa, vazio, ritmo, tensão, contraste, equilíbrio, unidade);
-dimensão, escala;
-tempo;
-luz;
-simbolismo;
-espaço construído e espaço natural.
1º EXERCÍCIO (2ª FASE):
-relações espaço interno, espaço externo;
-elementos de fronteira;
-as lógicas das geometrias na composição espacial.
2º EXERCÍCIO:
-aprofundamento dos conceitos de composição, medida e módulo;
-espaço construído e espaço natural;
-contextualização.
3º EXERCÍCIO:
-interpretação de um programa;
-função e carácter do espaço;
-sensibilidade às qualidades plásticas dos materiais;
-introdução aos problemas da exequibilidade construtiva e estrutural.
Bibliografia Obrigatória
Benevolo Leonardo;
Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1793-8
Benevolo Leonardo;
Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1793-8
Benevolo Leonardo;
Corso di disegno
Benevolo Leonardo;
Corso di disegno
Meiss Pierre von;
De la forme au lieu. ISBN: 2-88074-105-x
Meiss Pierre von;
De la forme au lieu. ISBN: 2-88074-105-x
Mumford Lewis;
A cidade na história
Mumford Lewis;
A cidade na história
Quaroni Ludovico;
Proyectar un edificio. ISBN: 84-85434-09-9
Quaroni Ludovico;
Proyectar un edificio. ISBN: 84-85434-09-9
Távora Fernando;
Da organização do espaço
Távora Fernando;
Da organização do espaço
Zevi Bruno;
Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2
Zevi Bruno;
Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2
Távora, Fernando ; Casa de férias em Ofir : 1957-1958, Blau, 1992
Távora, Fernando ; Casa de férias em Ofir : 1957-1958, Blau, 1992
Siza Vieira, Álvaro ; Imaginar a evidência, Edições 70, 2000
Siza Vieira, Álvaro ; Imaginar a evidência, Edições 70, 2000
Zumthor, Peter; Pensar a arquitectura, Barcelona : Gustavo Gili, 2005
Zumthor, Peter; Pensar a arquitectura, Barcelona : Gustavo Gili, 2005
Mendes da Rocha, Paulo ; Maquetes de Papel, São Paulo: Cosac Naify, 2007
Mendes da Rocha, Paulo ; Maquetes de Papel, São Paulo: Cosac Naify, 2007
Santa-Maria, Luis Martínez; Tierra Espaciada - El árbor, el camino, el estanque, ante la casa , Barcelona : Caja de Arquitectos, 2004 (http://www.arquia.es/fq_site/publicaciones.asp?id=37)
Santa-Maria, Luis Martínez; Tierra Espaciada - El árbor, el camino, el estanque, ante la casa , Barcelona : Caja de Arquitectos, 2004 (http://www.arquia.es/fq_site/publicaciones.asp?id=37)
AV - Monografias n.º 132 ; Casas de Maestros , AV - Monografias, 2008 (http://www2.arquitecturaviva.com/Antiguos/AVMonografias132.asp)
AV - Monografias n.º 132 ; Casas de Maestros , AV - Monografias, 2008 (http://www2.arquitecturaviva.com/Antiguos/AVMonografias132.asp)
Fernandez, Sérgio; Só nós e santa tecla: a casa de Caminha de Sérgio Fernandez, Dafne, 2008 ( http://catalogo.up.pt/F/YQBQ5BEQQQ4U7LGNKQCMGLFHPTI4MJ2FEHHMXLLNUE9FX9ME19-16448?func=item-global&doc_library=UPB01&doc_number=000122482&year=&volume=&sub_library=FAUP)
Fernandez, Sérgio; Só nós e santa tecla: a casa de Caminha de Sérgio Fernandez, Dafne, 2008 ( http://catalogo.up.pt/F/YQBQ5BEQQQ4U7LGNKQCMGLFHPTI4MJ2FEHHMXLLNUE9FX9ME19-16448?func=item-global&doc_library=UPB01&doc_number=000122482&year=&volume=&sub_library=FAUP)
Jenkins, Eric J.; To scale: one hundred urban plans, New York : Routledge, 2008 ( http://catalogo.up.pt/F/39RUNNSCS3BX9NDFNYM1EBBYJH6A1RP2A76GUAUT9ISPQAI2TA-37268?func=item-global&doc_library=UPB01&doc_number=000122583&year=&volume=&sub_library=FAUP)
Jenkins, Eric J.; To scale: one hundred urban plans, New York : Routledge, 2008 ( http://catalogo.up.pt/F/39RUNNSCS3BX9NDFNYM1EBBYJH6A1RP2A76GUAUT9ISPQAI2TA-37268?func=item-global&doc_library=UPB01&doc_number=000122583&year=&volume=&sub_library=FAUP)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tratando temas que vão desde o território (espaço exterior) até ao "objecto arquitectónico" (espaço interior), o estudante realiza uma sucessão de experiências em que a intuição vai sendo progressivamente enriquecida por uma reflexão sistemática convergente apoiada em aulas teóricas de informação e na assistência docente à elaboração dos trabalhos práticos.
A caracterização e sequência dos exercícios práticos de arquitectura e a informação teórica permitem a apreensão genérica dos parâmetros que informam a organização do espaço.
O programa prevê a realização de três exercícios práticos, o primeiro dos quais se desdobrará em duas fases.
Com o primeiro trabalho prático pretende-se:
-o desbloqueamento da capacidade de representação/ilustração e pesquisa/concepção do espaço;
-a consciencialização do papel do desenho na investigação do espaço;
-a utilização do processo como elemento de constante aferimento.
Com o segundo trabalho prático visa-se:
-a consciencialização da importância do contexto real;
-a abordagem das questões da sistematização e da ordem na composição espacial.
Ao terceiro trabalho prático corresponderá:
-a aproximação à metodologia da composição espacial;
-o aprofundamento do rigor nos processos de representação e de concepção do espaço.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A avaliação será distribuída sem exame final assumindo a forma de trabalhos individuais e de grupo e a qualidade da participação nas aulas.
A avaliação assume três componentes diferenciadas, embora complementares: a) -com carácter de continuidade:
-crítica individual e colectiva aos trabalhos práticos em desenvolvimento;
- participação nas aulas; b) -com carácter pontual -crítica comparada em ocasiões específicas da elaboração dos trabalhos;
c) -avaliações globais do trabalho de cada período e de todo o ano a que corresponderá a
atribuição de classificações.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será obtida através da ponderação do resultado da avaliação do último exercício com as restantes classificações obtidas pelo aluno ao longo do ano.
O método de cálculo será desse modo não aritmético mas sim compensado com a qualidade da evolução obtida pelo aluno.
Tendo em consideração a natureza da disciplina – sem exame final – não serão considerados exames de recurso.
O cumprimento da assiduidade será, nos moldes previstos no artigo 8º da deliberação 1536/2005 da UP, considerado como pré-requisito.
A falta a uma ou mais das componentes da avaliação prevista terá como consequência a classificação negativa do aluno.
Melhoria de classificação
O processo de melhoria da classificação será obtido, se requerido pelo aluno, unicamente no ano lectivo posterior.
Observações
É uma cadeira de 1º ano — não tendo, pois precedências.