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Projecto 1

Código: 100101     Sigla: 100101

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2009/2010 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 155 MIARQ (até a 2011/12) 1 - 20 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A cadeira, inserida num primeiro ano entendido como propedêutico, visa:

-a abordagem genérica da problemática da Arquitectura;
-o domínio dos instrumentos básicos da projectação;
-A iniciação à metodologia do projecto.

Programa

O desenvolvimento dos trabalhos práticos estrutura-se de modo a suscitar no estudante, que numa primeira fase recorre à intuição como elemento privilegiado na descoberta do uso das formas, a necessidade de uma racionalização sistemática que contribua para a existência de coesão entre ideia e proposta e conduza a uma pesquisa progressiva de lógica e rigor, onde haja lugar para uma abordagem geral dos aspectos construtivos.

Serão realizados três exercícios práticos, visando objectivos complementares:

1º EXERCÍCIO (1ª FASE ):
-estrutura e composição (massa, vazio, ritmo, tensão, contraste, equilíbrio, unidade);
-dimensão, escala;
-tempo;
-luz;
-simbolismo;
-espaço construído e espaço natural.

1º EXERCÍCIO (2ª FASE):
-relações espaço interno, espaço externo;
-elementos de fronteira;
-composição.

2º EXERCÍCIO:
-aprofundamento dos conceitos de composição, medida e módulo;
-espaço construído e espaço natural;
-contextualização.

3º EXERCÍCIO:
-interpretação de um programa;
-função e carácter do espaço;
-sensibilidade às qualidades plásticas dos materiais;
-introdução dos problemas construtivos.

Bibliografia Obrigatória

Benevolo Leonardo; Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1793-8
Benevolo Leonardo; Diseno de la ciudad. ISBN: 84-252-1023-2
Benevolo Leonardo; Corso di disegno
Benevolo Leonardo; Introduccion à la arquitectura. ISBN: 84-7214.159-4
Meiss Pierre von; De la forme au lieu. ISBN: 2-88074-105-x
Mumford Lewis; A cidade na história
Quaroni Ludovico; Proyectar un edificio. ISBN: 84-85434-09-9
Quaroni Ludovico; Il progetto per la città. ISBN: 88-7890-235-7
Távora Fernando; Da organização do espaço
Zevi Bruno; História da arquitectura moderna
Zevi Bruno; Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tratando temas que vão desde o território até ao "objecto arquitectónico", o estudante realiza uma sucessão de experiências em que a intuição vai sendo progressivamente
enriquecida por uma reflexão sistemática convergente apoiada em aulas teóricas de informação e na assistência docente à elaboração dos trabalhos práticos.

A caracterização e sequência dos exercícios práticos de arquitectura e a informação teórica permitem a apreensão genérica dos parâmetros que informam a organização do
espaço.

O programa prevê a realização de três exercícios práticos, o primeiro dos quais se desdobrará em duas fases.

Com o primeiro trabalho prático pretende-se:
-o desbloqueamento da capacidade de representação e pesquisa do espaço;
-a consciencialização do papel do desenho na investigação do espaço;
-a utilização do processo como elemento de constante aferimento.

Com o segundo trabalho prático visa-se:
-a consciencialização da importância do contexto real;
-a abordagem das questões de sistematização e da ordem.

Ao terceiro trabalho prático corresponderá:
-a aproximação à metodologia do projecto;
-o aprofundamento do rigor nos processos de representação do espaço.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 285,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação será distribuída sem exame final assumindo a forma de trabalhos individuais e de grupo e a qualidade da participação nas aulas.
A avaliação assume três componentes diferenciadas, embora complementares: a) -com carácter de continuidade:
-crítica individual e colectiva aos trabalhos práticos em desenvolvimento;
- participação nas aulas; b) -com carácter pontual -crítica comparada em ocasiões específicas da elaboração dos trabalhos;
c) -avaliações globais do trabalho de cada período e de todo o ano a que corresponderá a
atribuição de classificações.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida através da ponderação do resultado da avaliação do último exercício com as restantes classificações obtidas pelo aluno ao longo do ano.
O método de cálculo será, desse modo não aritmético mas sim compensado com a qualidade da evolução obtida pelo aluno.
Tendo em consideração a natureza da disciplina – sem exame final – não serão considerados exames de recurso.

O cumprimento da assiduidade será, nos moldes previstos no artigo 8º da deliberação 1536/2005 da UP, considerado como pré-requisito.
A falta a uma ou mais das componentes da avaliação prevista terá como consequência a classificação negativa do aluno.

Melhoria de classificação

O processo de melhoria da classificação será obtido, se requerido pelo aluno, unicamente no ano lectivo posterior.

Observações

É uma cadeira de 1º ano — não tendo, pois precedências.
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