História da Cidade Portuguesa
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
10 |
MIARQ (até a 2011/12) |
5 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar ao aluno a possibilidade de identificar, analisar, compreender e explicar os processos de formação, intervenção e planeamento territorial e urbano, numa perspectiva histórica no espaço e no tempo português.
Programa
O Território e a cidade pré fundação da nacionalidade
A estruturação do Território.
O território ibérico e o território português.
Estrutura natural e ocupação.
A herança romana. Permanências em Portugal.
A herança árabe. Permanências em Portugal.
A Cidade Medieval
Ordem urbana e formas da cidade medieval.
Estrutura e representação
A cidade e o território
A muralha e as portas
A praça e as ruas
Os edifícios religiosos, militares e civis
A edificação
Os arrabaldes
Os novos núcleos urbanos medievais.
A Cidade do Renascimento
Cidade e Poder.
Administração urbana e sociedade civil.
Regras e modelos.
Lisboa e Porto
As cidades portuárias.
Expansão urbana e ocupação ultramarina.
Feitorias, Fortalezas e Capitanias.
A Cidade Barroca e Tardo barroca.
A arte barroca
Arquitectura e práticas urbanísticas. A cidade como teatro
Praças e eixos
As componentes do espaço urbano: igreja, palácio, fonte, obelisco…
O modelo da cidade barroca: Roma
Lisboa, Porto e Braga
A cidade colonial barroca: Ouro Preto, Mariana, Diamantina…
A cidade e o urbanismo do Iluminismo.
Formação técnica e produção teórica.
A reorganização política e administrativa do território.
Formas urbanas: renovação e inovação.
A acção do Marquês de Pombal
A reconstrução de Lisboa
O Porto dos Almadas.
Vila Real de Santo António.
O Brasil e os modelos de cidade.
A cidade no século XIX.
Neoclássico, romantismo e cidade liberal.
A Industrialização e estruturação do território
A cidade burguesa. Os modelos: Paris, Barcelona e Viena.
A evolução urbana de Lisboa e do Porto.
A problemática das cidades portuguesas no século XX.
A cidade republicana e municipalismo.
A cidade portuguesa e o Estado Novo
A cidade portuguesa e o 25 de Abril
As novas realidades urbanas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Em cada unidade lectiva, o docente fará uma apresentação oral sobre um tema, contextualizando do ponto de vista histórico, social e ideológico acompanhado da análise de imagens e de textos considerados significativos.
As aulas teóricas são apresentadas com projecções e comentários verbais do professor e eventualmente acompanhadas por textos de apoio. Aos alunos será fornecido em cada aula este material didáctico.
Os tempos de Orientação Tutorial destinam-se a prestar orientação aos alunos para a realização dos trabalhos práticos em que se sedimentam as aprendizagens.
O Tema e o Plano do trabalho serão comunicados ao professor em data a afixar.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada das avaliações do trabalho prático (1ª na apresentação do Tema e do Plano do Trabalho com uma valorização de 20% e 2ª no final do ano lectivo com uma valorização de 80%). Os trabalhos serão apresentados oralmente por cada aluno em sessões a realizar no final do ano lectivo.
Melhoria de classificação
Exame final que consiste numa prova oral para os alunos com nota superior a 8, sobre toda a matéria dada e com um valor ponderado de 50 % sobre a classificação já obtida.