História da Arquitectura Antiga e Medieval
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e urbanismo |
Ocorrência: 2008/2009 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
169 |
MIARQ (até a 2011/12) |
2 |
- |
9 |
- |
243 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar ao aluno a possibilidade de objectivar, comprender e explicar o desenvolvimento, no tempo e no espaço, da Arquitectura Antiga e Medieval, entendida como resultante de uma actividade intelectual e material da qual interessa conhecer os fundamentos, os métodos e os instrumentos de projectação.
Programa
I INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA DA ARQUITECTURA
1.1 Temas, problemas, fontes e métodos da História da Arquitectura
1.2 As dimensões históricas da apropriação do espaço e do tempo.
1.3 A domesticação do espaço e do tempo. Lugar. Função, Técnica, Forma. Imagem e Símbolo
II TERRITÓRIO CIDADE E ARQUITECTURA NA ANTIGUIDADE ORIENTAL
2.1 A fixação das sociedades agrícolas nos territórios dos grandes rios e a organização do espaço
2.2 As cidades da Mesopotâmia. A cidade física e a cidade política. A arquitectura de terra. Templos e palácios.
2.3. Território e cidade no Egipto Antigo. A primeira arquitectura de pedra. Templos e túmulos.
III TERRITÓRIO, CIDADE E ARQUITECTURA NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
3.1 A matriz egeo-heládica. Creta. Micenas e Tirinto.
3.2. Territórios e cidades no mundo helénico.
3.2.1 Da cidade colónia grega à cidade helenística.
3.2.2 O santuário e o templo. A ordem dórica.
3.3. Territórios e cidades no mundo imperial romano.
3.3.1. A cidade colonial romana. Protótipo e realizações
3.3.2 A Arquitectura cívica romana.
IV CIDADE E ARQUITECTURA NA IDADE MÉDIA
4.1. A fragmentação do território e a ruralização do ocidente
4.2 Da cidade romana reduzida ao renascimento urbano.
4.2.1 Tipologias, estruturas, formas e elementos urbanos.
4.3 Arquitectura religiosa medieval
4.3.1 A arquitectura religiosa da Alta Idade Média.
4.3.2 A igreja românica
4.3.3 A catedral gótica
V O RETORNO AOS VALORES DA CULTURA CLÁSSICA
Bibliografia Obrigatória
ARGAN, Giulio Carlo ; Historia del arte como historia de la ciudad. , Editorial Laia,, 1984
Conway Hazel;
Understanding architecture. ISBN: 0-415-10466-1
Corboz André 080;
Haut moyen age
Crowe Norman;
Nature and the idea of a man-made world. ISBN: 0-262-03222-8
Erlande-Brandenburg Alain;
La catedral. ISBN: 84-460-0219-1
Divorne Françoise;
Les bastides d.Aquitaine, du Bas-Languedoc et du Béarn. ISBN: 2-87143-010-1
Duby Georges;
O tempo das catedrais
Word-Perkins John B.;
Architettura Romana. ISBN: 88-435-2473-9
MUNDY, John H.; RIESENBERG, Peter - ; The Medieval Town. , New York, Robert E. Krieger Publishing Company., 1979
Ward-Perkins John B.;
Cities of ancient Greece and Italy. ISBN: 0-8076-0678-2
Stierlin Henri;
Greece. ISBN: 3-8228-8578-9
Martin Roland;
Greece. ISBN: 3-8228-9308-0
Benevolo Leonardo;
Introdução à arquitectura. ISBN: 972-44-0828-0
Benevolo Leonardo;
Diseno de la ciudad. ISBN: 84-252-1023-2
Duby Georges;
O ano Mil. ISBN: 972-44-0026-3
Grimal Pierre;
As cidades romanas. ISBN: 972-44-1183-4
Martienssen Rex D.;
La idea del espacio en la arquitectura griega
Gros Pierre 340;
Le projet de Vitruve. ISBN: 2-7283-0305-3
Wycherley R.E;
How the greeks build cities. ISBN: 0-393-00814-2
Wildung Dietrich;
O Egipto. ISBN: 3-8228-1272-2
Hofstatter Hans H.;
Gothic. ISBN: 3-8228-9304-8
Adam Jean-Pierre;
La construcción romana. ISBN: 84-930427-4-9
Borden Iain 340;
architecture and the sites of history. ISBN: 0-7506-0756-4
Chueca Goitia Fernando;
Breve história do urbanismo. ISBN: 972-23-1541-2
Grodecki Louis;
Arquitectura gótica. ISBN: 84-03-33022-7
Martin Roland;
Architettura Greca. ISBN: 88-435-2468-2
Morris A. E. J.;
História de la forma urbana. ISBN: 84-252-1181-6
Pallottini Mariano;
Alle origini della città europea. ISBN: 88-7097-035-3
Stierlin Henri;
A Grécia. ISBN: 3-8228-7238-5
Châtelet Albert 070;
História da Arte Larousse. ISBN: 972-26-0087-7
Giedion Siegfried;
El presente eterno. ISBN: 84-206-7022-2
Mundy John H.;
Europa en la alta Edad Média. ISBN: 84-03-12071-0
SCULLY, Vincent ; The natural and the manmade. , New York, St. Martin Press., 1991
ZUMTHOR, Paul ; Babel ou o Inacabamento, Lisboa, Bizâncio, 1998.
Oursel Raymond;
Romanesque. ISBN: 3-8228-9659-4
Coppa Mario;
Piccola storia dellc2b4urbanistica. ISBN: 88-7750-091-3
Fletcher Banister;
A History of architecture. ISBN: 0-408-01587-X
La fundación de la ciudad. Mesopotamia Grecia Roma, Barcelona, Centre de Cultura Contenporània de Barcelona; Institut d’Edicions de la Diputació de Barcelona,, 2000
Muller Werner;
Atlas de Arquitectura. ISBN: 84-206-6997-0
Norberg-Schulz Christian;
Existencia,Espacio y Arquitectura. ISBN: 84-7031-233-2
Norberg-Schulz Christian;
Arquitectura Occidental. ISBN: 84-252-1805-5
Panofsky Erwin;
Arquitectura gótica y pensamiento escolástico. ISBN: 84-7443-041-0
Stierlin Henri;
O Império Romano. ISBN: 3-8228-8486-3
Cenival Jean-Louis de;
Egypt. ISBN: 3-8228-9306-4
Polion Marco Vitrúvio;
Da arquitectura. ISBN: 85-271-0506-3
Simson Otto Von 070;
A catedral gótica. ISBN: 972-23-1304-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de hora e meia de apresentação da matéria do programa.
Aulas práticas de hora e meia nas quais se promove a discussão orientada de aprofundamento da matéria, sustentada na elaboração individual de estudos monográficos de análise e interpretação de casos concretos de arquitectura e cidade exemplificados no programa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
114,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação destina-se a verificar a aquisição de conhecimentos, a capacidade de compreensão e relacionamento dos assuntos propostos, bem como as capacidades de reflexão teórica e de expressão pessoal do aluno.
Incide sobre a matéria abordada quer nos tempos de aulas teóricas quer nos tempos de aula prática.
É feita com base num teste com consulta realizado no final do 1º semestre, nos trabalhos práticos realizados ao longo do ano e na assiduidade e qualidade da participação nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média ponderada entre a nota do teste sobre a matéria sumariada do 1º semestre (40%), a média dos exercícios práticos (40%) e a nota atribuída pela assiduidade e qualidade da participação nas aulas (20%).
A falta à componente da avaliação correspondente aos exercícios práticos implica a não obtenção de aproveitamento.
A falta ao teste pode ser suprida pela realização do exame de recurso, nas condições abaixo explicitadas.
Melhoria de classificação
Os exames de recurso e de melhoria de nota constam de uma prova oral sobre toda a matéria sumariada. A nota do exame contribui para 70% da nota final, sendo os restantes 30% recuperados da média dos exercícios práticos realizados.
Ao exame de recurso têm acesso os alunos que tenham obtido classificação final igual ou superior a 8 (oito) e inferior a 10 (dez), bem como os alunos que, tendo faltado ao teste, tenham obtido nota superior a oito na componente prática da avaliação.
Observações
Considera-se o cumprimento da assiduidade (número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas) como pré-requisito para obtenção de aproveitamento da disciplina.