Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)

Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)

Título
Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2024
Autores
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Diana Neves Teixeira
(Autor)
Outra
Revista
Título: Praxis EducativaImportada do Authenticus Pesquisar Publicações da Revista
Vol. 19 Article e23411
Páginas: 1-22
ISSN: 1809-4031
Indexação
Publicação em Scopus Scopus
Dialnet
EBSCO
ERIH Plus
Google Scholar
Worldcat OCLC
OAIster
CAPES - Portal de Periódicos
Redalyc
SHERPA/RoMEO
CLASE
Latindex
Outras Informações
Resumo (PT): O estudo apresentado teve por objetivo conhecer o que atrai estudantes portugueses a escolher a profissão docente. A aplicação do questionário Fit Choice ao universo total de estudantes dos cursos de formação profissional para a docência da Universidade do Porto, em 2023-2024, revelou resultados como: o primeiro motivo para a escolha da profissão é o gosto pela área de estudo, seguido do contributo para a sociedade e para o futuro de crianças e adolescentes e do gosto pelo ensino. Os estudantes inquiridos estão motivados para a profissão, embora a considerem difícil, exigente (conhecimento especializado e trabalho) e com pouco retorno (salarial e social); estão muito satisfeitos com a escolha feita, apesar de muitos terem sido dissuadidos e encorajados a escolher outra profissão. No atual contexto de falta de professores, este conhecimento pode informar políticas educacionais e estratégias de recrutamento de novos candidatos à profissão docente.
Abstract (EN): The study presented aimed to understand what attracts Portuguese students to choose the teaching profession. The application of the Fit Choice questionnaire to the entire student body of teacher training courses at the University of Porto, in 2023-2024, revealed results such as: the primary reason for choosing the profession is the passion for the field of study, followed by the contribution to society and the future of children and adolescents, and the love for teaching. The surveyed students are motivated for the profession, although they consider it challenging, demanding (in terms of specialized knowledge and work), and offering limited rewards (both financial and social); they are delighted with their choice, despite many having been dissuaded and encouraged to choose another profession. In the current context of teacher shortages, this knowledge can inform education policies and strategies for recruiting new candidates to the teaching profession.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Da mesma revista

Roteiros de coconstrução de conhecimento, expressão e participação: como pessoas jovens (re)criam cidadania? (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Dias Garcia; Eunice Macedo; João Queirós
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital = the use of digital technologies in education: future paths for a digital education (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Marcelo Coppi; Isabel Fialho; Marília Cid; Carlinda Leite; Angélica Monteiro
O escutismo na construção das cidadanias juvenis: concepções de política de jovens escuteiros e escuteiras (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Mariana Rodrigues; Isabel Menezes; Pedro D. Ferreira
Ética na pesquisa em psicologia e educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro (2021)
Artigo em Revista Científica Internacional
Pedro Savi Neto; Mónica de la Fare; Inês Nascimento
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-30 às 17:09:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias