Resumo (PT):
A qualidade do ensino nas escolas dos ensinos básico e secundário depende de múltiplos fatores, mas existe um
razoável consenso em considerar que a ação dos professores desempenha um papel absolutamente central neste
processo. A formação inicial de professores afirma-se, neste contexto, como uma etapa particularmente importante
no processo de construção de uma identidade profissional ao serviço de uma escola que tem que responder aos
enormes desafios que presentemente lhe são colocados, nomeadamente os relacionados com a crescente
heterogeneidade dos alunos e o prolongamento da escolaridade obrigatória. Todavia, persistem obstáculos sérios
nos cursos de formação inicial de professores que objetivamente prejudicam a sua qualidade e, consequentemente,
o ensino que é ministrado nas escolas. Um deles relaciona-se com a tendência para a academização da formação de
professores, que o Processo de Bolonha veio reforçar, em detrimento de uma lógica de formação que deverá ter na
cultura profissional das organizações escolares e dos seus docentes a sua referência matricial. Intimamente
relacionado com esta questão é a articulação entre a teoria e a prática, um dos problemas recorrentes na formação
inicial de professores, que eventualmente poderá ser superada através de parcerias colaborativas mais estreitas
entre instituições do ensino superior e não superior no âmbito da investigação e da formação, por exemplo. Por fim,
uma última dimensão que nos parece essencial intervir passa nas práticas pedagógicas dos formadores de
professores, ao nível individual e coletivo, que em muitas circunstâncias replicam procedimentos tradicionais que os
alunos já conhecem do seu percurso académico anterior. Daí a necessidade de organizar a formação de professores
com base numa pedagogia isomórfica, na aceção de Sérgio Niza, isto é, numa prática pedagógica que se
fundamenta nos mesmos conceitos e princípios que os futuros docentes utilizarão posteriormente com os seus
próprios alunos.
Abstract (EN):
The quality of teaching in primary and secondary schools depends on many factors, but there is reasonable
agreement that teachers’ actions play an absolutely central role in this process. Initial teacher training is, in this
context, a particularly important step in the process of building a professional identity at the service of a school that is
currently facing enormous challenges, such as the growing heterogeneity of its pupils and the extension of
compulsory schooling. However, serious obstacles persist in initial teacher training courses that objectively
undermine their quality and, consequently, the teaching that is provided in schools. One of them relates to the more
academically inclined tendency of teacher training, which the Bologna Process has reinforced, to the detriment of an
approach that should take as its compass the professional culture of school organisations and their teachers. Closely
related to this issue is the articulation between theory and practice, one of the recurring problems in initial teacher
training, which could possibly be overcome through closer collaborative partnerships between higher and non-higher
education institutions in research and training, for example. Finally, one last dimension that seems essential is the
pedagogical practices of teacher educators, both individually and collectively, who in many circumstances replicate
traditional procedures that students already know about from their previous academic background. Hence, there is a
need to organize teacher training based on an isomorphic pedagogy, in the sense of Sérgio Niza, that is, on a pedagogical practice that is based on the same concepts and principles that future teachers will later use with their own students.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica