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Introdução à programação gráfica (usando Processing)

Título
Introdução à programação gráfica (usando Processing)
Tipo
Publicação Didática
Ano
2007
Autores
Pedro Amado
(Autor)
FBAUP
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Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas ; Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Instituições Associadas
FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O presente manual serve de apoio às sessões de formação em Introdução à programação Gráfica usando Processing. A formação pretende fornecer aos alunos/formandos uma oportunidade para contactarem com conceitos de algoritmia e conceitos gerais sobre linguagens de programação. O aluno/formando será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas através da programação do computador. No final da formação, pretende-se que os alunos/formandos possuam as ferramentas necessárias para se iniciarem na programação gráfica usando ferramentas de código como Processing ou complementando programas como Adobe Flash e ou Director em scripting, isto porque os conhecimentos adquiridos permitirão abordar outras linguagens de programação. Porquê usar código para realizar tarefas que são (aparentemente) mais fáceis de realizar de modo tradicional? Como demonstrado muito brevemente, o conceito, ou melhor o código encontra-se na raiz da maior parte das criações artísticas. Da arte conceptual ao código digital usado nas plataformas actuais é apenas uma manifestação sobre diferentes meios, a formalização de um processo racional. Depois de uma introdução teórica à programação e algoritmia introduzindo os conceitos chave (principais componentes da programação) introduz-se o Processing enquanto ferramenta e aborda-se o léxico e sintaxe do programa com breves exercícios. São apresentados exemplos, acompanhados por uma exposição multimédia, de alguns trabalhos dos autores mais influentes no que diz respeito ao desenho digital. John Maeda, Bem Fry, Casey Reas, Mariuz Watz, Lia, Golan Levin são alguns dos autores abordados. Na secção da Prática I e Prática II, bem como no final da introdução, são realizados exercícios práticos tendo em vista exercitar os principais conceitos apreendidos: Pong – Léxico e Sintaxe; Jogo da Vida – Manipulação de dados e algoritmia; Máquina de Desenho – Estruturação e prototipagem rápida de uma aplicação que gera gráficos parametrizados pelo utilizador. As notas incluídas neste documento são relativas aos apontamentos pessoais de Pedro Amado, Técnico Superior de Design (FBAUP) compilados a partir das notas das aulas do Engenheiro Jorge Cardoso (Escola das Artes, UCP), pesquisa na Web (apontadores no final) e de investigação pessoal que realiza desde 2001 tendo por base a experiência pessoal enquanto Designer Gráfico (não-programador!). Ver nota de crédito.Por fim, este documento/formação surge por iniciativa pessoal de Pedro Amado no âmbito das dunções enquanto Técnico de Design da FBAUP. Enquanto formação, é complementar à formação académica da comunidade, mas como verificado por experiência pessoal, é crucial num desenvolvimento pessoal mais completo. <p> Pedro Amado, 2006-06-08 Versão 1.61 (beta). Actualizada em 2007-04-12. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não- Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma carta para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA. <p>
Abstract (EN): Sorry... no English version. Contact me for more details pamado@fba.up.pt <p> O presente manual serve de apoio às sessões de formação em Introdução à programação Gráfica usando Processing. A formação pretende fornecer aos alunos/formandos uma oportunidade para contactarem com conceitos de algoritmia e conceitos gerais sobre linguagens de programação. O aluno/formando será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas através da programação do computador. No final da formação, pretende-se que os alunos/formandos possuam as ferramentas necessárias para se iniciarem na programação gráfica usando ferramentas de código como Processing ou complementando programas como Adobe Flash e ou Director em scripting, isto porque os conhecimentos adquiridos permitirão abordar outras linguagens de programação. Porquê usar código para realizar tarefas que são (aparentemente) mais fáceis de realizar de modo tradicional? Como demonstrado muito brevemente, o conceito, ou melhor o código encontra-se na raiz da maior parte das criações artísticas. Da arte conceptual ao código digital usado nas plataformas actuais é apenas uma manifestação sobre diferentes meios, a formalização de um processo racional. Depois de uma introdução teórica à programação e algoritmia introduzindo os conceitos chave (principais componentes da programação) introduz-se o Processing enquanto ferramenta e aborda-se o léxico e sintaxe do programa com breves exercícios. São apresentados exemplos, acompanhados por uma exposição multimédia, de alguns trabalhos dos autores mais influentes no que diz respeito ao desenho digital. John Maeda, Bem Fry, Casey Reas, Mariuz Watz, Lia, Golan Levin são alguns dos autores abordados. Na secção da Prática I e Prática II, bem como no final da introdução, são realizados exercícios práticos tendo em vista exercitar os principais conceitos apreendidos: Pong – Léxico e Sintaxe; Jogo da Vida – Manipulação de dados e algoritmia; Máquina de Desenho – Estruturação e prototipagem rápida de uma aplicação que gera gráficos parametrizados pelo utilizador. As notas incluídas neste documento são relativas aos apontamentos pessoais de Pedro Amado, Técnico Superior de Design (FBAUP) compilados a partir das notas das aulas do Engenheiro Jorge Cardoso (Escola das Artes, UCP), pesquisa na Web (apontadores no final) e de investigação pessoal que realiza desde 2001 tendo por base a experiência pessoal enquanto Designer Gráfico (não-programador!). Ver nota de crédito.Por fim, este documento/formação surge por iniciativa pessoal de Pedro Amado no âmbito das dunções enquanto Técnico de Design da FBAUP. Enquanto formação, é complementar à formação académica da comunidade, mas como verificado por experiência pessoal, é crucial num desenvolvimento pessoal mais completo. <p> Pedro Amado, 2006-06-08 Versão 1.61 (beta). Actualizada em 2007-04-12. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não- Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/ ou envie uma carta para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA. <p>
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: pamado@fba.up.pt
Referência: <a href=
Nº de páginas: 177
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Introdução à programação gráfica (usando Processing) 6961.88 KB
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