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Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário

Título
Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2017
Autores
Friães, Rita
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Fonseca, Paula
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): O principal objetivo do presente estudo consiste na análise do impacto das mais recentes alterações legislativas na reorganização da oferta formativa no sistema de ensino superior em Portugal, na área da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário. Pretendemos fundamentalmente, analisar um segmento do sistema de ensino superior fortemente condicionado pela regulação governamental, legislativa e institucional em geral, no sentido de explicar a sua evolução e reorganização como resultante dessa mesma regulação. A formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico ou secundário é, atualmente e de forma dominante condicionada pelo ensino superior e orientada e apoiada na investigação, com uma “researcherly disposition”, na terminologia de algumas abordagens teóricas mais recentes. A oportunidade e originalidade deste estudo reside, antes de mais, na inexistência de um estudo desta natureza. Com efeito, procurámos aplicar uma abordagem pluridisciplinar para um quadro institucional complexo, reunindo três autoras com formações académicas diferentes – geografia, ciências da educação e direito – num campo de trabalho comum que é o estudo dos sistemas de ensino superior e as suas dinâmicas de evolução.
Abstract (EN): It is the aim of this paper to analyse the impact of the latest legislative changes on the reorganization of the teachers training programmes in the higher education system in Portugal, with a particular focus on the implementation of the Bologna process. Teachers training is currently and in a dominant way conditioned by higher education and oriented and supported by research; in short, teachers training shows increasingly a "researcherly disposition" in the terminology of some more recent theoretical approaches.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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