Raquel Pelayo (Vila do Conde) é Doutorada pré Bolonha em Ciências da Educação (2009) na área do Ensino Artístico/Desenho pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Mestre pré Bolonha em História de Arte (1999) na área da contemporaneidade portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciou-se em Artes plásticas-Pintura em 1992 na Escola Superior de Belas Artes do Porto, atual FBAUP, onde foi aluna de artistas portugueses de relevo como Álvaro Lapa, Batarda Fernandes, Ângelo de Sousa e Francisco Laranjo. Participou em diversas exposições das quais se destacam as obras "Condicionado" (1993), instalação, Expo conjunta c/ artistas Lino Azevedo, Isabel Moreira e Carlos Paiva "Operações recicláveis", Teatro Municipal Rivoli, Associação NAVE, Porto; "Liquid Bags" (1994), instalação, Expo conjunta c/ artistas Gabriela Albergaria, Lino Dias e Pedro Maia, King Street Gallery, ArtSpace, Bristol, UK e "Portugal Ephemeral" (1995), instalação, Expo Individual, Jam Studios, Fundação da Juventude/Prince's Trust/Portugal 600, Bristol, UK.
Atualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde leciona há vinte e seis anos as unidades curriculares Desenho 1 e Desenho 2. Em 2024 foi lhe atribuído o PRÉMIO PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA 2023 pelo Programa Inovação Educativa na Universidade do Porto, em conjunto com os seus colegas da UC Desenho 1 - FAUP pelo projeto coletivo on-line "FINESTRA- DESENHO".
Lecionou no ensino pré universitário, possui profissionalização docente obtida na Escola Superior de Educação de Coimbra em 1997, e foi professor efetivo do Ensino Secundário. Lecionou no Ensino Superior no Instituto Politécnico Jean Piaget de Viseu onde foi regente de várias unidades curriculares.
É investigadora integrada do i2ADS: Instituto de investigação sediado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Conduz investigação na área da cognição visual e suas implicações no ensino e educação artísticos, que vem disseminando em português e inglês em publicações cientificas da especialidade e de âmbito internacional. O seu livro "Vanguarda e Hibridismo na Arte Portuguesa do Século XX" foi distinguido com menção na Mastrogregori, M. (Ed.) 2012 International Bibliography of Historical Sciences, De Gruyer, Munich, 2017 e faz parte da bibliografia obrigatória de unidades curriculares de História da Arte e de Teoria das Artes Visuais em cursos de mestrado e licenciatura da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Bragança.
Em 2019 publicou "Ensino do Desenho: Pedagogias, Conflitos e Desafios" e "Percepção e Performatividade no Desenho - Processos Mentais, Estratégias Gráficas e Resultados no Desenho de Observação" (Armazém digital-Homo plasticus). Prepara nova obra sobre DESENHO a editar em breve.