Projetos
O NAI participa em vários projetos nacionais e internacionais como forma de aprendizagem, crescimento e evolução.
A partilha de conhecimentos, experiências e práticas com outras instituições permite-nos uma permanente atualização e dá-nos a possibilidade de fazer uso de ferramentas que proporcionam aos estudantes da UP com necessidades específicas o acesso a ambientes mais inclusivos.
Os projetos em que o NAI se tem envolvido, a colaboração prestada em alguns trabalhos de investigação de mestrados e de doutoramentos, bem como o trabalho que tem desenvolvido em parceria com algumas associações e instituições, nacionais e europeias, cujo âmbito de atuação pretende contribuir para uma sociedade mais inclusiva, têm sido um fator determinante para o seu desenvolvimento e alargamento de funções, sobretudo numa área em que há ainda muito a aprender.
Abaixo enumeramos alguns dos projetos mais recentes em que o NAI esteve envolvido.
Projetos a decorrer
- Incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior por meio do diagnóstico e análise de universidades;
- Criar uma rede de universidades inclusivas, que servirão de base à criação de um Guia Europeu, acessível e disponível para todos, e numa plataforma web acessível;
- Promover a inclusão no seio da comunidade universitária, apoiando professores e funcionários administrativos nesse sentido, a fim de estimular a diversidade;
- Promover a mobilidade internacional dos estudantes com deficiência, sensibilizando e formando a comunidade universitária sobre acessibilidade e inclusão social de jovens com deficiência.
- Move2You - Aplicação interativa para guiar utilizadores com deficiência visual dentro da Faculdade de Engenharia da UP
- Colaboração na criação de aplicação para smartphone para apoio aos utentes do CRPG (Mestrado em Informática da FEUP)
- Colaboração na exposição 5 mil anos de farmácia, no Museu de farmácia do Porto
- LUMEN – Site que tem por objetivo difundir, entre os professores da Universidade do Porto, soluções inclusivas para atender alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) por meio da partilha de relatos de experiências, ferramentas e informações;
- MOVE.UP – Aplicação móvel cujo foco é disponibilizar aos estudantes deficientes visuais os apoios necessários para se poderem deslocar livre e autonomamente dentro da U.Porto, através de modos de interação como o áudio e a vibração;
- UP GUIDE – Aplicação móvel com o propósito de suportar a orientação espacial de pessoas cegas ou com baixa visão nas faculdades da Universidade;
- TRUST EYE – Aplicação móvel que agrega em si todas as informações obtidas pelos diferentes aparelhos tecnológicos que fazem parte de um sistema multimodal, cujo único objetivo é auxiliar cuidadores para responderem melhor às necessidades da pessoa de quem cuidam, fornecendo-lhes dados fisiológicos precisos em tempo real e rastreamento posicional;
- MACGUFFIN – Jogo inclusivo, dotado de recursos multimodais, para ser jogado equitativamente entre utilizadores cegos e normovisuais.
- Projeto EUNI4ALL - NETWORK OF INCLUSIVE UNIVERSITIES: Um contributo da Universidade do Porto
- Identificação de alergénicos alimentares em embalagens através de pictogramas
- DIVE IN
- UNIVERSIDADE DE MURCIA - SMARTWORK
- BAES - Biblioteca Acessível do Ensino Superior A BAES é uma biblioteca digital com conteúdos acessíveis à comunidade de utilizadores com necessidades especiais, que resulta de um projeto em parceria entre as Universidades do Porto, Minho, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa - Reitoria, Faculdades de Letras e de Ciências da Universidade de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro.
- ICT4IALL
- GTAEDES - Grupo de Trabalho de Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior
- BAES - Biblioteca Acessível do ensino superior: processo de reformulação da base de dados - reestruturação da plataforma e formatos de disponibilização
- Seguimento da implementação das recomendações do grupo GT-NECTES: Revisão das recomendações selecionando as que podem, desde já, serem implementadas de forma autónoma pela U.Porto
- SECTEC - Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior:
- Colaboração DGEEC - Inquéritos Anuais NEE aos estudantes e serviços;
- Colaboração INCLUIES – balcão informativo da DGES;
- Colaboração na atualização da informação;
- Financiamento Ensino superior
- NBMCL - Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura: Participação nos trabalhos do núcleo e organização anual do Seminário Braille
- INR - Instituto Nacional para a Reabilitação: Colaboração com o setor de formação e outras iniciativas informativas e de sensibilização
- MAVI - Modelo de apoio à vida independente
- Ciências do Comportamento - ICBAS (Congresso Autismo)
- Centro de Formação do Agrupamento de Escolas António Sérgio
- Associações representativas de pessoas com deficiência
- Acesso Cultura
- NSBE - Nova School of Business and Economics - Universidade Nova de Lisboa no projeto Inclusive Community Forum
Um dos principais obstáculos na Europa para implementar uma educação inclusiva é a instabilidade na transição entre as várias etapas educativas, em particular a passagem para o ensino superior.
Verifica-se uma enorme disparidade nos diferentes Estados-Membros da União Europeia no que diz respeito à implementação de estratégias universais que facilitem o acesso das pessoas com deficiência ao ensino superior.
A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPC) descreve o cenário europeu como preocupante, salientando que em vários Estados-Membros, muitas crianças e adultos com deficiência não têm acesso a uma educação inclusiva e de qualidade.
Considerando os problemas descritos, a Fundação ONCE, juntamente com um Consórcio composto por 8 instituições de 6 países europeus diferentes (dos quais a UPorto faz parte) iniciam o EUni4All-Network, um projeto de 26 meses para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, que consiste no diagnóstico e na análise de universidades inclusivas que se constituem como referência para outras universidades.
Pretende-se:
Os beneficiários deste projeto EUni4All-Network são instituições de Ensino Superior na Europa, que contarão com estes padrões de inclusão para que possam avaliar as suas práticas, dotando-as de ferramentas que lhes permitam estimular a inclusão na universidade e fornecer aos alunos adaptações necessárias para uma efetiva inclusão.
Para mais informações, consulte o site do projeto EUni4All
Veja o vídeo de apresentação do projeto.
Este projeto pretende partilhar os ambientes dos campus universitários de Paris-Saclay, Lund, Munique, Szeged e Porto, promovendo a cidadania e o espírito europeu.
Em todos estes cinco locais, estudantes e funcionários descobrirão no campus da EUGLOH a vida no campus de cada instituição, com as suas especificidades individuais, atividades locais, dimensão geográfica, arquitetura e uma cultura alimentada por toda a diversidade que estes fatores locais representam.
Participar deste ambiente contribui para estabelecer a cidadania e o espírito europeus únicos que a Europa tem a oferecer.
Veja a página do projeto EUGLOH Campus
Colaboração em alguns projetos no âmbito das UCs de Interação e Interfaces Multimodais, respetivamente, do Mestrado em Design da Imagem da Faculdade de Belas-Artes e Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia, tais como:
Co orientação em teses e dissertações: