Saltar para o conteúdo principal

História

Como surge

Na sua génese surge por iniciativa de alguns estudantes da Faculdade de Letras e da Associação de Estudantes, dedicado ao apoio de estudantes com deficiência visual, pretendendo colmatar algumas dificuldades:

Com a mudança para o novo edifício em 1995, o Conselho Diretivo da FLUP decide apoiar uma proposta de criação de um Serviço de Apoio ao Estudante Deficiente Visual (SAEDV), sediando-o na Direção de Serviços de Documentação e Informação.

Em 2000 o serviço passa a designar-se Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade do Porto (SAED-UP), ampliando assim o seu âmbito de atuação, passando a servir toda a Universidade.

Em 2016 altera a sua designação para GAENEE-UP - Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto

Em 2019 a designação é alterada para NAI - Núcleo de Apoio à Inclusão.

Estatuto do estudante com NEE

Aprovado em novembro de 2008, destacam-se os seguintes aspetos inovadores:

Princípios basilares

Trabalho em rede na U.Porto para apoio à inclusão

Cooperação Nacional

O NAI é um recurso comum que pode e deve ser usado por todos. A inclusão só se efetivará totalmente com a cooperação de toda a comunidade académica: serviços, pessoal docente e não docente, estudantes com e sem NEE...