História
Como surge
Na sua génese surge por iniciativa de alguns estudantes da Faculdade de Letras e da Associação de Estudantes, dedicado ao apoio de estudantes com deficiência visual, pretendendo colmatar algumas dificuldades:
- Acesso aos materiais de estudo em suporte alternativo (Braille, áudio e digital);
- Dificuldade na obtenção de materiais de estudo;
- Dificuldade na realização de testes e exames.
Com a mudança para o novo edifício em 1995, o Conselho Diretivo da FLUP decide apoiar uma proposta de criação de um Serviço de Apoio ao Estudante Deficiente Visual (SAEDV), sediando-o na Direção de Serviços de Documentação e Informação.
Em 2000 o serviço passa a designar-se Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade do Porto (SAED-UP), ampliando assim o seu âmbito de atuação, passando a servir toda a Universidade.
Em 2016 altera a sua designação para GAENEE-UP - Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto
Em 2019 a designação é alterada para NAI - Núcleo de Apoio à Inclusão.
Estatuto do estudante com NEE
Aprovado em novembro de 2008, destacam-se os seguintes aspetos inovadores:
- Envolvimento do estudante e diretor do curso na definição dos apoios;
- Definição de apoios para um ciclo de estudos e não apenas um ano letivo.
Princípios basilares
- A educação é um valor e um direito de todos e a que todos devem ter acesso nas melhores condições;
- Os estudantes com Necessidades Educativas Especiais estão presentes e são tidos em conta no trabalho do NAI, seguindo o princípio "nada sobre nós sem nós" inscrito na declaração de Salamanca e na mais recente declaração dos direitos das pessoas com deficiência.
Trabalho em rede na U.Porto para apoio à inclusão
- Coordenação do esforço de inclusão da U.Porto, orientando um grupo de trabalho que reúne as pessoas/serviços responsáveis pelo acolhimento e acompanhamento de estudantes NEE em cada UO.
Cooperação Nacional
- Participação na definição da estratégia nacional de inclusão de estudantes NEE no ensino superior, através do GTAEDES (Grupo de Trabalho de Apoio aos Estudantes no Ensino Superior );
- Cooperação inter-universidades no apoio à inclusão de estudantes NEE no ensino superior. Destaque para a participação no GTAEDES, que reúne serviços de apoio de diferentes Universidades do país.
Em 2019 a designação é alterada para NAI - Núcleo de Apoio à Inclusão, integrado na Unidade de Responsabilidade Social da Universidade do Porto, alargando o seu âmbito de atuação.
O NAI é um recurso comum que pode e deve ser usado por todos. A inclusão só se efetivará totalmente com a cooperação de toda a comunidade académica: serviços, pessoal docente e não docente, estudantes com e sem NEE...