Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > VoIP@U.PORTO >
Autenticação




Projecto VoIP

A Universidade do Porto participa no projeto VoIP@RCTS, coordenado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), indo assim ao encontro das orientações expressas no documento “Um compromisso com a ciência para o futuro de Portugal”, publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Abril de 2006.

O projeto VoIP@RCTS tem como objetivos dotar as instituições de Ensino Superior Público, com ligação à RCTS, da infraestrutura necessária ao transporte do tráfego de voz e vídeo dentro desta rede, num ambiente convergente, integrado e seguro, assim como da sua ligação às redes públicas de serviços telefónicos em coletora IP. O conjunto das instituições aderentes, composto por estabelecimentos de Ensino Superior Público, a FCCN e a Direção Geral de Ensino Superior, configurará uma Virtual Private Network (VPN) de voz, do sistema de Ensino Superior Público nacional.

A arquitetura técnica proposta pressupõe a coexistência de equipamento de nova geração baseado em protocolo SIP com a infraestrutura telefónica tradicional existente para utilização de serviço telefónico em local fixo, permitindo a substituição de centrais e terminais telefónicos de forma faseada e sustentada. Assim, considerando a utilização de serviço telefónico em local fixo e por forma a minimizar o impacto desta alteração nos utilizadores finais, pretende-se manter a actual numeração telefónica de carácter geográfico. O conjunto dos blocos de numeração de uma instituição aderente configura uma rede privativa de voz da instituição com um domínio SIP único.

Na Universidade do Porto, este projeto abrange as 14 Faculdades, bem como a Escola de Negócios da Universidade do Porto, Reitoria e os Serviços de Ação Social. As configurações locais desta infraestrutura, que dependem das condições específicas existentes em cada Unidade Orgânica, são da responsabilidade dos respetivos Serviços de Informática.


Em 2011 foi tomada a decisão de se passar a adotar a solução desenvolvida dentro da Universidade pela Faculdade de Engenharia, para a componente de iPBX. Esta solução mantém total compatibilidade com a arquitetura do projeto, que continua em funcionamento na RCTS.


Opções
Página gerada em: 2017-07-21 às 17:35:54 Última actualização: 2012-06-08