Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > Rede de Dados >
Autenticação




RCTS

A conectividade da netUP à Internet é garantida através da RCTS, gerida pela FCT-FCCN.

A RCTS é a rede de investigação e ensino nacional (National Research and Education Network, NREN) e, à semelhança do que acontece em todos os países europeus, fornece a esta comunidade uma plataforma de comunicação para que os investigadores, professores e alunos portugueses tenham acesso a uma rede privativa e específica para fazer face às exigentes necessidades desta comunidade. A RCTS fornece ainda o acesso à plataforma GigaPIX, também gerida pela FCCN, que garante a conectividade da NREN às redes comerciais portuguesas.

A RCTS interliga ainda com a GÉANT, a rede constituida pelas NRENs europeias, que serve toda a comunidade europeia de ensino e investigação, e que é gerida pela DANTE.

A velocidade da ligção física da netUP à RCTS é de 10 gigabit/s, assegurados pela agregação de duas ligações GigabitEthernet sobre fibra óptica.

A distribuição da largura de banda nesta ligação (exclusivamente IPv4) é feita de forma diferenciada, de acordo com o seguinte:

  • 9500 Mbit/s para tráfego nacional (GigaPIX) e redes académicas europeias
  • 500 Mbit/s para o restante tráfego, dito tráfego commodity

A ligação da netUP à RCTS é feita no nó de comutação do pólo 2 (FEUP-D), onde se encontra também alojado o NOC (Network Operation Center) do Porto da FCCN. Existe também uma ligação secundária no pólo 3 (FCUP-FC5), conforme detalhado na página de descrição da netUP.

Pode visualizar estatísticas de utilização destas ligações na página de estatísticas da netUP .



Opções
Página gerada em: 2019-03-22 às 02:55:23 Última actualização: 2016-01-13