Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Cooperação > Programas Internacionais de Cooperação na U.Porto: Candidaturas Estudantes IN

Cooperação

Estudantes IN - Candidatura online

A Universidade do Porto criou um novo procedimento de Candidatura para os estudantes estrangeiros que pretendem efetuar um período de mobilidade na U.Porto. Todas as Candidaturas deverão ser submetidas online, e consequentemente, não será necessário o envio de documentos e formulários em papel.

Os estudantes que pretendam efetuar um período de estudos na U.Porto, selecionados pela Universidade de Origem devem "pedir utilizador" para aceder ao Formulário de Candidatura, para o efeito existem disponíveis duas alternativas:

- Pedir Utilizador via e-mail:
De seguida, receberá um e-mail que contém um utilizador e senha temporários.

- Pedir utilizador através do Cartão de Cidadão:
Funcionalidade apenas disponível para os cidadãos portadores de documentos de identificação eletrónica dos seguintes países: Alemanha, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Islândia, Luxemburgo, Portugal e Suécia. Este processo de autenticação requer um leitor de Cartões Inteligentes.

Com a senha/ password recebida, o candidato deve autenticar-se nesta área do site da U.Porto e, após estar autenticado, criar o seu Formulário de Candidatura (FC).

Para preencher o Formulário de forma rápida e eficiente, aconselha-se todos os estudantes a organizar previamente o programa de estudos e toda a documentação necessária, com o responsável pela mobilidade na Universidade de origem.

Recomendamos vivamente que leia cuidadosamente o Manual de Candidatura On-line disponível nesta página (à direita).

O Formulário de Candidatura deverá ser preenchido e submetido online. Finalmente, o estudante deverá imprimir o documento, assinar, recolher as assinaturas do(s) Coordenador(es) da instituição de origem, carimbar e fazer o upload no sistema.

Além do Formulário de Candidatura, devidamente assinado e carimbado, deverá reunir todos os documentos necessários para a sua candidatura:
- Histórico Escolar / Transcrição de Registos;
- Cópia do Documento de Identificação (BI/CC/Passaporte);
- CV (opcional);
- Carta de Motivação e/ou Recomendação (opcional).

Importante: A submissão do formulário de candidatura online não garante uma vaga de estudante de mobilidade na U.Porto. Os estudantes estrangeiros de mobilidade só serão oficialmente aceites após confirmação através de Carta de Aceitação emitida pela Universidade do Porto.

O Formulário de Candidatura e o Contrato de Estudos têm que ser assinados pelo estudante, Coordenador Local e/ou Institucional da tua Universidade.

Para obter informações detalhadas sobre o Calendário Académico, catálogos informativos e os programas de curso, bem como o Guia ECTS e as datas dos exames, consulta a Oferta Formativa de cada Faculdade. Aqui estão disponíveis as descrições pormenorizadas dos cursos oferecidos e informações sobre créditos ECTS (em "Cursos"). Também poderá contactar diretamente a Faculdade de interesse.

A Língua de ensino de cada curso está devidamente identificada na Oferta Formativa da U.Porto.

A este respeito é de salientar que a Universidade do Porto não impõe requisitos de língua obrigatórios aos seus estudantes internacionais. Contudo, a maior parte das disciplinas são lecionadas em Português. Cada estudante interessado deverá verificar com a Faculdade/Departamento os requisitos específicos (linguísticos e académicos) que possibilitam a submissão da candidatura à U.Porto. É igualmente importante mencionar que a U.Porto faculta um apoio tutorial em Inglês a quem o requeira e sempre que possível. Alguns docentes permitem que os estudantes internacionais redijam trabalhos e exames noutras línguas, principalmente em Inglês, contudo, esta situação deverá ser acordada individualmente logo após a chegada do estudante à U.Porto.

Informação mais detalhada acerca dos Curso de Língua Portuguesa oferecidos pela U.Porto, está disponível aqui.

A data limite para submeter a candidatura online é:

  • Candidaturas para o 1.º semestre: 31 de maio
  • Candidaturas para o ano académico: 31 de maio
  • Candidaturas para o 2.º semestre: 15 de outubro

Todos os Estudantes que não possam chegar no início do período de aulas, deverão imperativamente chegar até ao final da segunda semana letiva.

Finalmente, aconselhamos os estudantes a consultar com atenção as secções "Ser Internacional na U.Porto""Viver" antes de partirem para o Porto.

Para mais informações, por favor contacte:

Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto
Reitoria da U.Porto
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 041 / (+351) 220 408 102
E-mail: international@reit.up.pt
Horário de Atendimento: Segunda e quarta-feira, das 09h00 às 12h30; terça e quinta-feira, das 14h30 às 17h00 [agendar uma visita].

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2015-04-29 Página gerada em: 2017-09-22 às 12:42:12