Se pretendes realizar um período de estudos (um semestre ou o ano completo) em mobilidade (IN) na Universidade do Porto, deverás submeter a tua candiatura online. É muito simples. Eis o que precisas de saber:

Formulário de Candidatura

Para aceder e preencher o Formulário de Candidatura a uma mobilidade IN na U.Porto, o estudante deve seguir todos os passos indicados aqui

Após o preenchimento e submissão do Formulário de Candidatura, o estudante deve imprimir o documento para recolha das assinaturas do Estudante e Coordenador de Mobilidade, carimbar e fazer o upload no sistema, juntamente com a Transcrição de Registos.

Importante: A submissão do formulário de candidatura online não garante uma vaga na U.Porto. Os estudantes estrangeiros de mobilidade só serão oficialmente aceites após confirmação através de Carta de Aceitação emitida pela Universidade do Porto.

O Formulário de Candidatura e o Contrato de Estudos têm que ser assinados pelo estudante, Coordenador Local e/ou Institucional da universidade de origem do candudato.

Prazos

Os prazos para a submissão das candidaturas a mobilidade internacional na U.Porto são os seguintes:

Duração da Mobilidade Prazo Anúncio dos Resultados
Ano Académico Até 31 de maio A partir de 15 de junho
1.º Semestre Até 31 de maio A partir de 15 de junho
2.º Semestre Até 15 de outubro A partir de 15 de novembro

Exemplo: Se o estudante pretende realizar um período de mobilidade no 1.º semestre do ano letivo 2017/2018, deverá enviar a candidatura até 31 de maio de 2017. As candidaturas para o 2.º semestre terminam a 15 de outubro de 2017.

Todos os estudantes que não possam chegar no início do período de aulas (consulta o Calendário Académico 2016/2017) devem imperativamente chegar até ao final da primeira semana letiva.

Transcrição de Registos

Transcrição de Registos é um certificado que apresenta uma listagem de todas as disciplinas realizadas, os créditos ECTS correspondentes a cada uma das disciplinas, os créditos atribuídos de acordo com a escala local ou nacional (se aplicável), as notas atribuídas de acordo com a escala de classificações local e, possivelmente, as notas ECTS atribuídas. Este documento faz parte integrante da candidatura e é um pré-requisito das regras ECTS estipuladas pela União Europeia. Assim, não será possível aceitar oficialmente a candidatura se a mesma não incluir este documento.

Propinas/Taxas

Alguns programas de mobilidade internacional pressupõem a isenção de propinas/taxas na instituição de acolhimento, incluindo taxas de registo, exames, acesso a laboratórios e bibliotecas, etc. Assim, todos os estudantes internacionais que estejam a realizar um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Erasmus+ e alguns Acordos de Cooperação, usufruem destas condições. Os estudantes de mobilidade suportam os restantes custos, tais como seguro escolar, alojamento, Curso de Português para estrangeiros, fotocópias, produtos de laboratório, etc., nas mesmas condições que os estudantes regulares.

Mais informações

Para mais informações, contacta o Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, estrutura responsável por assegurar o acompanhamento e orientação dos estudantes antes (apoio à candidatura) e durante o período de mobilidade.

Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Porto

Reitoria da U.Porto 
Praça de Gomes Teixeira 
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 041 / (+351) 220 408 034
E-mail: international@reit.up.pt 
Horário de Atendimento: Segunda e quarta-feira, das 14h00 às 17h30; terça e quinta-feira, das 9h00 às 13h00 [agendar uma visita]